Demócrito

Filósofo grego

Biografia de Demócrito

Demócrito (460-370 a.C.) foi um filósofo grego do período pré-socrático e agrupado na escola atomista. Julgava que todos os elementos do universo eram compostos de átomos.

Demócrito de Abdera nasceu em Abdera, na Grécia, por volta de 460 a.C. Descendente de família nobre, aprofundou seus conhecimentos viajando por diversas cidades.

Esteve em Atenas, Egito, Pérsia, Babilônia, Etiópia e Índia. Estudou filosofia, matemática, física, astronomia, ética, linguística e música.

Período pré-socrático

Demócrito foi discípulo de Leucipo de Mileto. Sua obra, da qual só restam fragmentos, insere-se no contexto dos filósofos pré-socráticos.

Os filósofos desse período buscavam descobrir, de maneira racional e lógica e não mais nos relatos míticos, o “arché” ou o princípio gerador de todas as coisas.

Teoria de Demócrito

Os principais representantes da escola de Abdera foram Leucipo e Demócrito. Leucipo iniciou a “teoria atomista”, mas coube a Demócrito desenvolve-la.

Segundo Demócrito, existem dois elementos principais para a formação de todas as coisas: o átomo e o vazio.

Afirmava que os átomos são partículas indivisíveis, individuais, invariáveis, eternas e em perpetuo movimento, que diferem apenas pela forma, tamanho, posição e ordem.

Os corpos são combinações de átomos ardentes, leves e esféricos. O deslocamento dos átomos em várias direções forma uma pluralidade de mundos.

Entre as teorias dos filósofos gregos sobre a composição da matéria formadora do universo, o atomismo foi aquela que mais se aproximou das modernas concepções científicas.

Filosofia de Demócrito

Filosoficamente, o atomismo de Demócrito pode ser considerado como o ápice da filosofia da natureza desenvolvida pelos pensadores jônicos.

Para Demócrito, a lógica, que proporciona o conhecimento da verdade e a física, que revela a composição material da realidade, fundam a moral, que deve proporcionar a felicidade, libertando do temor dos deuses.

A alma humana, feita também de átomo, está sujeita à decomposição e à morte.

Segundo o filósofo, a natureza se explica por si mesma e os acontecimentos que se produzem não têm uma causa primeira, pois preexistem de toda a eternidade, contendo, sem exceção, tudo o que foi, é e será.

Discípulos

Muitos dos relatos de Demócrito foram descritos por Aristóteles, seu principal crítico, mas que reconhecia o valor de suas obras de filosofia natural.

Protágoras de Abdera teria sido seu discípulo direto. Posteriormente o principal discípulo que recebeu sua influência foi Epicuro.

Os pesquisadores listaram um grande número de estudos realizados por Demócrito, citados por diversos autores, na área da cosmologia, matemática, ética, física, entre outros.

Na área da matemática ele avançou nos estudos sobre geometria (figuras geométricas, volumes e tangentes) e os números irracionais.

Avançou também no conceito de um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o nosso. Deduziu que uma galáxia se compõe de estrelas tão pequenas e aglomeradas que é quase impossível distinguir uma das outras.

Demócrito faleceu na Grécia, ano de 370 a. C.

Veja também as biografias de:
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo” é a es...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...
  • Anaxímenes (585 a.C-524 a.C.) foi um filósofo grego, do período pré-socrático...
  • Parmênides (510 – 445 a. C.) foi um filósofo grego da Antiguidade, o primeiro...
  • Anaximandro (610 a.C. – 546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acred...
  • Empédocles (495 a.C-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático. Afirmava q...
  • Anaxágoras (500 a.C.-428 a.C.) foi um filósofo do período pré-socrático da Ás...

Última atualização: 15/08/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.