Protágoras

Filósofo grego
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Protágoras

Protágoras (481-411 a. C.) foi um filósofo grego, um dos mais famosos sofistas da Grécia Antiga. Concentrava sua atenção nas questões de moral e política. É o autor da famosa frase: “O homem é a medida de todas as coisas”.

Protágoras nasceu em Abdera, na Grécia, por volta do ano 481 a. C. Nesse período, estudado como Período Clássico (século V a. C. e IV a. C.), a civilização grega foi marcada por violentas lutas dos gregos contra os povos invasores (persas) e também entre si. Apesar disso, o século V a. C. foi considerado o apogeu da antiga civilização grega.

A filosofia grega

A filosofia grega nasceu no século VII nas colônias da Ásia Menor, nas prósperas cidades jônicas que estabeleceram o intercâmbio comercial com o Oriente. Nesse período, denominado de pré-socrático, o berço da filosofia foi Mileto, onde se destacou Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

A filosofia de Protágoras

No século V a. C. surgiram os Sofistas, pensadores dedicados à crítica das tradições do Estado, da religião e dos privilégios e defensores da democracia. Com eles inaugura-se o segundo período da história da filosofia grega, também chamado de socrático.

Protágoras de Abdera foi o mais importante dos Sofistas. Portador de um saber enciclopédico apresentava-se como educador e pretendia substituir a educação tradicional, destinada a formar guerreiros e atletas, por uma nova pedagogia, preocupada em formar o cidadão da nova democracia ateniense.

Protágoras era carregador, mas atraiu a atenção de Demócrito, de quem se tornou discípulo. Aos trinta anos percorreu a Grécia, dando lições de eloquência, de filosofia e de direito. Cobrava caro por essas lições.

Os Sofistas tiveram um papel político extremamente importante, pois sua ação era no sentido de popularizar a cultura e levar ao povo as discussões científicas e filosóficas.

Na assembleia e nos tribunais precisava-se de uma técnica que habilite o cidadão a impressionar e convencer seus ouvintes, desenvolvendo de modo eficaz a defesa e a promoção de seus interesses.

Protágoras tinha no homem o alvo de suas preocupações, recriminando aqueles que simplesmente especulavam sobre o universo. Dizia ele: “O homem é a medida de todas as coisas”. Para ele as coisas são relativas aos indivíduos, que têm a faculdade de julgar com justiça.

Protágoras não acreditava em verdades absolutas, em sua opinião, havia visões diferentes sobre o mundo e as coisas que estavam em contínua transformação. Era materialista, ou seja, procurava explicar a realidade concreta e sensível, distinguindo natureza e sociedade.

Vindos de todas as partes do mundo grego, os Sofistas desenvolveram um ensino itinerante pelos locais em que passavam, mas não se fixavam em nenhum lugar. Com o brilhantismo da participação no debate público, os Sofistas deslumbravam os jovens de seu tempo. Desenvolveram o espírito crítico e a facilidade de expressão, mas eram frequentemente acusados de superficialidade, de pronunciar um discurso vazio.

Com relação aos deuses, Protágoras dizia que não poderia afirmar se eles existiam, pois vários motivos o impediam de fazê-lo. Ele considerava o assunto obscuro e a vida breve para se achar uma resposta para a questão. Para ele, era possível criarmos argumentos tanto a favor como contra a existência dos deuses.

Acusado de herege, teve seus livros queimados em praça pública. Foi banido de Atenas e morreu logo depois em um naufrágio quando se dirigia à Sicília.

Protágoras faleceu na Sicília, no ano 411 a. C.

Sentenças de Protágoras

  • O homem é a medida de todas as coisas.
  • Sobre os deuses não posso saber se existem ou se não existem.
  • Sobre qualquer questão existem dois argumentos contrários entre si.
  • Das coisas belas umas são belas por natureza e outras por lei, mas as coisas justas não são justas por causa da natureza, os homens estão continuamente disputando pela justiça e a alteram também continuamente.
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo” é a es...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Demócrito (460-370 a.C.) foi um filósofo grego do período pré-socrático e agr...
  • Anaxímenes (585 a.C-524 a.C.) foi um filósofo grego, do período pré-socrático...
  • Parmênides (510 – 445 a. C.) foi um filósofo grego da Antiguidade, o primeiro...
  • Anaximandro (610 a.C. – 546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acred...
  • Empédocles (495 a.C-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático. Afirmava q...