Projota

Rapper brasileiro

Biografia de Projota

Projota (1986) é um rapper, compositor e produtor musical brasileiro, que conquistou grande popularidade no funk.

Projota (1986), nome artístico de José Tiago Pereira, nasceu no bairro de Lauzane Paulista, na zona Norte de São Paulo, no dia 11 de abril de 1986. Com 12 anos de idade entrou para o mundo das rimas. Durante sua adolescência, junto com seu amigo Rashid, formou o grupo musical “O Dom da Rima”.  Seu primeiro nome artístico foi “JT”, mas logo mudou para “Projota”.

Em 2006 entrou pela primeira vez em uma “batalha de MC’s”. Com muito talento, venceu por quatro vezes a “Batalha do Metrô Santa Cruz” e por três vezes a “Rinha dos MC’s”. Em 2007 chegou à final da “Liga dos MC’s”, uma das principais competições desse gênero no país. Paralelamente às competições, Projota trabalhava com A. G. Soares, um destacado multi-instrumentista e produtor musical.

Projota participou do documentário “Freestyle, um Estilo de Vida”, dirigido por Pedro Correia, sobre como são feitas as rimas e batalhas dos MC’s no Brasil, que reuniu nomes de ponta da cultura rap nacional como Emicida, KL. Jay (Racionais MC’s), Max B. O. (Manos e Minas), entre outros, que foi muito importante para sua carreira.

Entre 2006 e 2008 conseguiu projeção com as canções “O Poeta”, “Ela”, “Eu Canto” e “Avoadão”. Em 2008 lançou o videoclipe da música “Acabou”, que logo virou um hit no YouTube, alcançando 400 mil visualizações em dois anos. Nesse mesmo ano iniciou a gravação do seu primeiro EP, intitulado “Cartas aos Meus”, que foi lançado em 2009. O destaque foram as músicas “Rato de Quermesse”, “O Rap em Ação” e “Veia”, que compôs em homenagem a sua mãe, que faleceu quando ele tinha 7 anos.

No início de 2010, em parceria com o DJ Caíque, Projota lançou na internet uma nova canção “Pelo Amor”, que alcançou o primeiro lugar no MySpace Brasil. Em setembro desse mesmo ano, lançou a mixtape “Projeção”, com 19 faixas, entre elas, “Projeção”, “Samurai” e “Chuva de Novembro”. No final do ano, lançou na internet o vídeo “Moleque Doido”. Conta Projota: “Usei o esquema de pré-venda para bancar minha primeira mixtape. Mas também vendi muito na Estação Santana do metrô e nas baladas”.

Em seguida lançou “Não Há Lugar Melhor no Mundo Que Nosso Lar” (2011) e o EP “Projeção Para Elas” (2011), com as músicas “Guerreira”, “Moleque Doido”, entre outras. Em junho de 2012 lançou “Realizando Sonhos”, um DVD que foi gravado no Master Hall, em Curitiba, Paraná, em 2011. O disco que possui 20 faixas, conquistou grande sucesso na mídia e levou Projota a ser um dos principais representantes do rap brasileiro. Nos anos seguintes lançou: “Muita Luz” (2013), com a participação especial de diversos artistas, “Foco, Força e Fé” (2014).

Em fevereiro de 2014, Projota participou da gravação do primeiro DVD da cantora Anitta, nas músicas “Cobertor” e “Mulher”. Em maio desse mesmo ano, Anita lançou um clipe na internet da música “Cobertor”, com a participação de Projota. Ainda em 2014, Projota lançou o clipe “Mulher”, que traz o cantor com sua namorada passeando em Londres. Em 2016 fez uma participação especial no disco Energia, do cantor colombiano J Balvin, na música “Tranquila”. Seu mais recente trabalho é o CD “3Fs ao Vivo” (2016).

Biografias Relacionadas

Última atualização: 11/04/2017