Anaximandro

Filósofo grego

Biografia de Anaximandro

Anaximandro (610 a.C. – 546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acreditava que o princípio de todas as coisas era o “apeiyron” (o que não tem limite).

Anaximandro (610 a.C.- 546 a.C.) nasceu em Mileto, antiga cidade da Ásia Menor (atual Turquia), na costa do Mar Egeu, no ano de 610 a.C. Pertenceu a Escola de Mileto, escola de pensamento, fundada por Tales de Mileto - o primeiro grego a procurar uma razão natural para o mundo. Foi discípulo de Tales, professor de Anaxímenes e de Pitágoras.

Segundo Anaximandro, o elemento primordial de todas as coisas era o “apeiyron” (o que não tem limite), um princípio complexo, que engloba todas as qualidades existentes no mundo. Para ele, o elemento primordial não tinha limites, nem determinação, nem forma, era indefinido, indeterminado e ilimitado, estava presente em todos os lugares, era o início, o meio e o fim.

Para Anaximandro, as sequências de se criar, desenvolver e destruir eram fenômenos naturais da matéria. Segundo os estudiosos, a teoria do princípio gerador e regulador de todas as coisas, estabelecida pelo filósofo, era um princípio que lembra a ideia de Deus, em um momento em que minguem falava em Deus dessa forma.

Anaximandro estudou e escreveu sobre astronomia, matemática, geografia e política, pois era comum nessa época, os sábios dominarem vários campos do conhecimento, pois a natureza para os gregos era muito mais que a realidade física da terra, era a totalidade do mundo. E, sendo os conhecimentos da época relativamente limitados, era possível um único indivíduo abarcar a cultura existente.

Anaximandro é considerado o fundador da astronomia na Grécia, pois mediu a distância entre as estrelas e o tamanho das mesmas. Acredita-se que tenha iniciado o uso do relógio solar na Grécia e que tenha desenhado um mapa do mundo conhecido da época.

A Terra, para ele, era cilíndrica e circundada por diversas rodas cósmicas formadas por fogo. Ficava suspensa, se sustentava através do equilíbrio das diversas forças que atuam sobre ela e ocupava o centro do universo. Pensava que o mundo conhecido era somente um entre diversos outros mundos que iriam se desenvolver, evoluir e se desintegrar em um processo infinito.

Anaximandro acreditava que o sol agia sobre a água e gerava os seres, e estes, depois se dirigiram para a terra e conforme se desenvolviam ia se tornando mais elaborados. O filósofo esteve também envolvido com a vida política de Mileto, sendo enviado como líder para uma de suas colônias. Faleceu em 546 a.C.

Veja também as biografias de:
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Tales de Mileto (624 a.C.–558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo g...
  • Sócrates (470 a.C.- 399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo”...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...
  • Anaxímenes (585 a.C-524 a.C.) foi um filósofo grego, do período pré-socrático...
  • Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.) foi um filósofo grego, classificado como pré-...
  • Parmênides (510 – 445 a. C.) foi um filósofo grego da Antiguidade, o primeiro...
  • Empédocles (495 a.C-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático. Afirmava q...
  • Anaxágoras (500 a.C.-428 a.C.) foi um filósofo do período pré-socrático da Ás...

Última atualização: 25/04/2016