Shakira

Cantora colombiana
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Shakira

Shakira (1977) é uma cantora e compositora colombiana, de pop-rock latino, grande estrela da música sul-americana no mundo. Criou músicas que viraram hits como Waka Waka, Loca e Rabiosa.

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, Colômbia, no dia 11 de fevereiro de 1977. É filha de William Mebarak, um comerciante de joias, descendente de libaneses que migraram para os Estados Unidos. Sua mãe, Nidia Ripoll tem descendência espanhola e italiana.

Desde pequena, já gostava de fazer poemas, cantar e dançar. Entre os 10 e os 13 anos de idade, ganhou alguns concursos. Nessa época, conheceu a produtora de teatro Monica Ariza, que tentou ajuda-la em sua carreira.

Primeiras gravações

Ariza fez o contato da jovem cantora com o diretor da Sony Office que marcou uma audiência com Shakira, que resultou em um contrato para ela gravar três discos.

Em 1990, com 13 anos, Shakira gravou seu primeiro disco, intitulado Magia com quatro músicas de sua autoria, uma mistura de eletronic dance music e pop. A música título tornou-se sucesso na Colômbia.

Em fevereiro de1993 foi convidada para se apresentar no Festival Internacional da Canção em Viña del Mar no Chile. Interpretando a música Eres (You Are) conquistou o terceiro lugar.

Ainda em 1993, Shakira lançou seu segundo disco, Peligro e estrelou na série de TV colombiana “El Oasis”

Em 1995 começou a gravar o álbum Pies Descalzos. Após o sucesso do single Dónde Estás Corazon? o álbum foi lançado mundialmente em 1996 e conquistou o n.º 1 em oito países.

O álbum gerou outros cinco singles de sucesso: Estoy Aqui, Pies Descalzos, Sueños Blancos, Antologia e Se Quires, Se Mata”. O álbum conquistou o disco de platina.

Em março de 1996, Shakira fez sua primeira turnê internacional “Tour Pies Descalzos” que realizou 20 shows e terminou em 1997. Shakira recebeu três Prêmios Billboard Latin Music Awards: “Álbum do Ano”, Vídeo do Ano por Estoy Aqui” e “O Melhor Novo Artista”.

Seu quarto álbum foi Dónde Están Los Ladrones? (1998), produzido pela própria cantora e pelo produtor executivo Emilio Estefan Jr. O título foi inspirado no roubo de uma mala, no aeroporto de Bogotá, onde estavam as canções escritas pela cantora.

Este foi o álbum em espanhol mais vendido nos Estados Unidos. Recebeu o Grammy Latino de Melhor interpretação pop feminina e disco de platina nos EUA, Colômbia, México, Espanha e Chile.

Anos 2000

Em 2001, disposta a competir com cantoras internacionais, Shakira lançou seu primeiro álbum em inglês Laundry Servive.  O primeiro single lançado foi Whenever, Wherever conquistou o 1.º lugar em 20 países.

Em 2005, lançou o projeto Fijación Oral – Vol.1 e Oral Fixation – Vol. 2, o primeiro em espanhol e o segundo em inglês, onde se destacou a música Hips Don’t Lie, que incorporou elementos da salsa com outros ritmos caribenhos.

Este foi o primeiro single de Shakira que atingiu o primeiro lugar das paradas americanas, fazendo dela a única artista sul-americana atingir o feito e foi a música mais vendida da década, com 18 milhões de cópias comercializadas.

O álbum She Wolf  (2009) marcou a transição definitiva de Shakira para cantora pop, investindo na música eletrônica, onde as canções em língua inglesa predominaram. A música título atingiu o top 10 nas principais paradas musicais e foi a segunda música mais vendida da cantora nos EUA.

Em Sale El Sol (2010), o nono disco, a cantora já mostrava seu retorno ao som latino. Ganhou certificado de prata, ouro e diamante em diversos países da América e da Europa.

No álbum, o grande destaque foi a música Waka Waka (This Time for África), o tema oficial da Copa do Mundo na África do Sul, que se tornou um sucesso mundial, atingindo o primeiro lugar em mais de 14 países e vendeu mais de 10 milhões de cópias.

shakira

Com 1,4 bilhão de visualizações no YouTube, o clipe foi o 27.º mais visto da plataforma digital. Seus lançamentos seguintes foram: Live From Paris (2011), Shakira (2014).

O mais recente, álbum de Shakira foi El Dorado (2017), cujo título foi inspirado na cidade mística dos povos nativos da Colômbia.

Na música La Bicicleta, que faz parceria com o Carlos Vives, a primeira vez em que grava com outro colombiano, a cantora mescla vallenato, ritmo típico da Colômbia, reggaeton e pop. A faixa versa sobre a infância e adolescência dos interpretes, ressaltando as belezas naturais e tradições da terra natal.

Com quase 1 bilhão de visualizações no YouTube, venceu dois Grammys latinos, de canção do ano. A faixa de abertura do disco, Me Enamoré, uma ode à sua relação com Gerard Piqué, é uma das mais dançantes do disco.

Um dos destaques do álbum é a música Trap, quando a cantora faz outra parceria, desta vez, com o cantor Maluma.

Vida pessoal

Skakira é casada com o jogador do Barcelona, Gerar Piqué, com quem tem dois filhos.

Em 1997, criou na Colômbia, a fundação Pies Descalzos, que atua na assistência de crianças carentes.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Ingrid Betancourt (1961), ativista política colombiana, foi sequestrada pela...
  • Elis Regina (1945-1982) foi uma cantora brasileira, considerada por muitos co...
  • Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira...
  • Adele (1988) é uma cantora e compositora inglesa. Seu estilo é a soul-music,...
  • Ivete Sangalo (1972) é cantora e compositora brasileira. Grande representante...
  • Pitty (1977) é uma cantora brasileira de rock, considerada uma das maiores do...
  • Edith Piaf (1915-1963) foi uma cantora francesa, considerada uma das maiores...
  • IZA Legion IZA é uma cantora brasileira (1990). Atuou como dubladora da personagem Nala...
  • Elba Ramalho (1951) é uma cantora e atriz paraibana, uma das principais intér...
  • Maria Bethânia Viana Teles Veloso (1946), conhecida como , é um...