Pitty

Cantora brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Pitty

Pitty (1977) é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, produtora e escritora brasileira. É considerada uma das maiores representantes do rock no Brasil.

Priscilla Novaes Leone, conhecida como Pitty, nasceu em Salvador, Bahia, no dia 7 de outubro de 1977. Na época, seu pai era músico e dono de um bar. Sua mãe era vendedora de sapatos.

Infância e adolescência

Pitty estudou em uma escola particular com uma bolsa de estudos. Aprendia dança no Sesc. No início da adolescência, sua família mudou-se para a cidade de Porto Seguro e nesse período, Pitty despertou interesse pela música.

Ao lado de seu pai, Pitty começou a se apresentar em bares da cidade e juntos  cantavam as músicas de Raul Seixas, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

Quando estava com 13 anos, a adolescente rebelde viu seus pais se separarem e os desentendimentos com sua mãe a levaram a passar grande parte do seu tempo na casa de amigos, época em que começou a experimentar bebidas alcoólicas.

Com 14 anos de idade, para ajudar nas despesas de sua casa, Pitty começou a trabalhar. Foi recepcionista em um estúdio de tatuagem, foi garçonete, vendedora de sanduiches naturais na praia e vendedora em uma loja de roupas.

Com 19 anos, Pitty, sua mãe e seu irmão retornaram para Salvador, onde ela começou a ter um maior envolvimento com a música, principalmente com o rock. Recebeu de seus amigos o apelido de Pitty que adotou como seu nome artístico.

Início da carreira

Em 1997, Pitty formou sua primeira banda – “Shes” – um conjunto de punk rock formado por mulheres, quando ela atuou como baterista, porém foi desfeito no ano seguinte.

Pitty começou a trabalhar como recepcionista em um estúdio de jingles e slogans e gravadora o Studio Zero. Em seguida, a cantora foi convidada para ser vocalista da banda “Inkoma” e logo começou a mostrar suas letras.

A banda gravou no Studio Zero o seu primeiro demo: “Pilha Pura”, que teve 15 mil cópias comercializadas. Em 1999 o grupo gravou seu primeiro videoclipe – “Soneto”, porém, a banda chegou ao fim em 2001.

Ainda em 2001, Pitty começou a estudar música na Universidade Federal da Bahia, onde fez contato com o produtor Rafael Ramos, que a convidou para gravar um demo.

Primeiro álbum

Em 2002, Pitty começou a gravação do álbum, com sua banda formada por músicos baianos: Joe no baixo, Peu Sousa na guitarra e Duda Machado na bateria.

Depois que o demo foi aprovado, Pitty foi para o Rio de Janeiro e em 2002 começou a gravação do seu primeiro álbum de estúdio de sua carreira solo, com sua banda formada por músicos baianos: Joe no baixo, Peu Sousa na guitarra e Duda Machado na bateria. Em 2003, lançou “Máscara”, seu primeiro single.

Pitty

Em maio do mesmo ano, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Admirável Clip Novo”, um disco de hard rock, com letras repletas de crítica social, que veio acompanhado do single de mesmo nome e se tornou o disco mais vendido no ano, fazendo sucesso com as músicas: Admirável Clip Novo, Teto de Vidro. Equalize, Semana que Vem e Wanna Be.

Com a turnê, “Admirável Turnê Nova”, Pitty realizou uma média de 20 shows mensais e seu álbum chegou ao fim de 2003 como o álbum de rock mais vendido no Brasil. Na nona edição do MTV Vídeo Music Brasil, ela concorreu como artista revelação.

De seu álbum de estreia, a música “Temporal” fez parte da trilha sonora da novela Da Cor do Pecado e “Máscara” fez parte da trilha sonora de Senhora do Destino. Ainda em 2003, Pitt lançou seu terceiro single, “Teto de Vidro” que fez parte do seriado Malhação.

Lançamentos 2005 – 2010

Em agosto de 2005, Pitty lançou seu segundo álbum de estúdio, “Anacrônico”, que vendeu mais de 180 mil cópias e fez sucesso com as músicas: Déjà Vu, De Você, Na sua Estante e Memórias.

Em 2007, a cantora lançou o 1.ºálbum ao vivo, “{Des} Concerto ao Vivo", em uma parceria com a marca de aparelhos eletrônicos Nokia, o que lhe rendeu o prêmio “Celular de Platina.

Em 2009 chegou às lojas o seu terceiro álbum de estúdio, “Chiaroscuro”, do qual se destacaram as músicas: Me Adora, Fracasso e Só Agora.

Em 2010, Pitty lançou seu 2.º álbum ao vivo, gravado no Rio de Janeiro, o “Trupe Delirante”, que foi indicado como melhor álbum de rock pelo Grammy Latino.

Lançamentos 2011 - 2022

Em 2011, Pitty desenvolveu o projeto Agridoce, ao lado se seu guitarrista, Martin Mendonça, com fusões musicais entre o rock e folk, quando lançaram o single “Dançando”, extraído do álbum homônimo da dupla.

No dia 7 de maio de 2014, Pitty anunciou seu retorno, junto com sua banda, após três anos se dedicando ao Agridoce. No mesmo dia estreou o vídeo-clip do seu novo single, “Setevidas” e lançou seu quarto álbum de estúdio do mesmo nome.

Em 2017, Pitty lançou os clips “Contramão” e “Te Conecta”, que só foram introduzidos no quinto álbum da cantora, “Matriz”, em 2019. Em 2022 lançou o álbum “Casulo”, com 4 faixas.

Vida Pessoal

Em 2002, no início de sua carreira, Pitty namorou o baterista Duda Machado. O relacionamento terminou em 2004.

Em 28 de setembro de 2006, Pitty conheceu o músico Daniel Weskler, baterista da banda NX Zero e em março de 2008 foram morar juntos.

No dia 22 de dezembro de 2010, casaram-se em uma cerimônia civil e em seguida, foi realizada uma cerimônia de tradição judaica, uma vez que Daniel e descendente de família judia.

No dia 11 de agosto de 2016 nasceu a primeira filha do casal, Madalena Weskler.

Programa Saia Justa

Pitty

No dia 10 de fevereiro de 2017, Pitty passou a integrar o grupo de apresentadoras do programa televisivo exibido no canal por assinatura, GNT, junto com Astrid Fontenelle, Monica Martelli e Gabi Amaranto, no qual discutiam temas sociais, relacionamentos, religião etc.

Em março de 2022, Pitty deixou o programa Saia Justa para se dedicar inteiramente à música, segundo declarou a cantora.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Elis Regina (1945-1982) foi uma cantora brasileira, considerada por muitos co...
  • Ivete Sangalo (1972) é cantora e compositora brasileira. Grande representante...
  • IZA Legion IZA é uma cantora brasileira (1990). Atuou como dubladora da personagem Nala...
  • Elba Ramalho (1951) é uma cantora e atriz paraibana, uma das principais intér...
  • Maria Bethânia Viana Teles Veloso (1946), conhecida como , é um...
  • Nara Leão (1942-1989) foi uma importante cantora, artista plástica e atriz br...
  • Alcione (1947) é uma das mais reconhecidas cantoras da música popular brasile...
  • Claudia Leitte (1980) é uma cantora e compositora brasileira de música Pop e...
  • Paula Fernandes (1984) é uma cantora e compositora, brasileira...
  • Bruna Viola Bruna Viola (1993) é uma cantora, compositora e violeira brasileira, que conq...