É louco por Game of Thrones e rói as unhas durante cada episódio? Sente pesadelos a cada final de temporada só de pensar no tempo de abstinência que precisará enfrentar até a próxima season?

Não se sinta sozinho, além de você milhões de fãs ao redor do mundo sentem na pele as dores e as alegrias das histórias contadas por George R. R. Martin. 

Conheça agora os atores que dão vida a alguns dos personagens mais fascinantes da série.

1. Peter Dinklage (Tyrion Lannister), 1969

Peter Dinklage

O ator norte-americano Peter Dinklage nasceu no dia 11 de junho de 1969, em Nova Jersey. Ele é filho de Diane, uma professora de escola primária, e John Carl, um vendedor de seguros.

A genealogia de Peter é bastante interessante: a sua ascendência tem origem alemã, inglesa e irlandesa. O ator é casado com a atriz Erica Schmidt desde 2005, o casal tem dois filhos.

Nesse momento (perdoem a brincadeira) você já deve estar se perguntando: e afinal, vocês vão ou não vão dizer a altura do Tyrion Lannister? Pois fique já sabendo, esse pequeno grande ator tem precisamente 1 metro e 32 centímetros.

Formado em teatro pelo Bennington College, Peter começou a atuar profissionalmente em 1991. Apesar de ser mais conhecido pelo seu papel como Tyrion Lannister, na saga produzida pela HBO, Peter já teve uma série de papéis de peso.

Ele foi protagonista, por exemplo, do filme O Agente da Estação (2003). Também trabalhou em Um duende em Nova Iorque (2003), Morte no funeral (2007), As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008) e X-Men: Dias de um futuro esquecido (2014). Você se lembra dele nesses longas?

Tyrion Lannister é o papel mais importante da sua carreira, foi graças a ele que Peter recebeu os prêmios Golden Glob Awards (2012) e Emmy Award (2011, 2015 e 2018) de Melhor Ator Coadjuvante.

2. Emilia Clarke (Daenerys Targaryen), 1986

Emilia Clarke

Emilia Isabelle Euphemia Rose Clarke, para os íntimos Emilia Clarke, nasceu em Londres no dia 23 de outubro de 1986.

Filha de um engenheiro de som de teatro e de uma empresária, a vida de Milly mudou quando o pai estava trabalhando na peça Show Boat. Nessa ocasião, a menina tinha três anos e foi mordida pelo bichinho do teatro: diz a moça que quando assistiu a peça a paixão pela atuação começou. 

Um dos seus primeiros trabalhos como atriz foi na novela britânica BBC Doctors (2000). Anos depois atuou no filme Ataque Triássico (2010). Quem aí tem boa memória e se lembra da atuação de Milly com Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)? 

No ano de 2011 a carreira de Emilia ganhou um boost! A partir de então a atriz alcançou fama internacional por interpretar a inesquecível Daenerys Targaryen. 

Instagram da atriz Emilia Clarke: @emilia_clarke

3. Maisie Williams (Arya Stark), 1997

Maisie Williams

Assim como Emilia Clarke, Maisie Williams também é inglesa. Maisie na verdade é apelido, o nome completo da atriz é Margaret Constance Williams.

Caçula de quatro irmãos, a jovem atriz nasceu no dia 15 de abril de 1997 e estreou profissionalmente como Arya Stark em Game of Thrones. Que sorte, não? Isso é que é começar com o pé direito na carreira.

Maisie também atuou em alguns episódios de Doctor Who (2015) como a personagem Ashildr. No cinema, a atriz foi protagonista do longa metragem The Falling (2014). Foi com o filme que Maise recebeu o prêmio de Melhor Jovem Artista do Ano pela London Film Critics Circle Award.

Instagram da atriz Maisie Williams: @maisie_williams

4. Sophie Turner (Sansa Stark), 1996

Sophie Turner

Mais uma inglesa para completar o elenco! Sophie Belinda Turner nasceu em 21 de fevereiro de 1996 e é filha de uma professora com um funcionário de uma empresa de distribuição de paletes. A jovem tem dois irmãos mais velhos. Além de interpretar, Sophie atua como modelo.  

Assim como Maisie, a atriz tirou a sorte grande por estrear a carreira na mega série Game of Thrones. Sophie atuou em todas as temporadas e interpreta a bela nobre Sansa Stark.

O rosto dessa moça te é familiar mas não se lembra bem de onde a conhece? Saiba que além de participar da saga de George R. R. Martin, a atriz também atuou em A Décima Terceira História (2013), Meu Outro Eu (2013), Escola de Espiões (2015) e X-Men: Apocalipse (2016). 

Instagram da atriz Sophie Turner: @sophiet

5. Kit Harington (Jon Snow), 1986

Kit Harington

Christopher Catesby Harington é o nome verdadeiro do ator Kit Harington. Nascido em Londres, no dia 26 de dezembro de 1986, o jovem é filho de uma dramaturga (Deborah Jane Catesby) com um empresário (David Richard Harington). Kit tem um irmão, John Catesby Harington.

Uma curiosidade: Kit tem uma família nobre, seu tio é o Sir Nicholas John Harington, o 14º Baronete de Harington. A família paterna do ator, aliás, possui uma série de títulos de nobreza.

Depois de assistir a peça clássica Esperando Godot, de Samuel Beckett, o jovem, então com 14 anos, começou a demonstrar interesse pela atuação. Aos 17, ele foi estudar em uma escola de teatro de Londres.

Desde 23 de junho de 2018, Kit é casado com a atriz escocesa Rose Leslie, que interpretou Ygritte em Game of Thrones - o casal se conheceu nos sets de filmagem da série.

6. Lena Headey (Rainha Cersei Lannister), 1973

?Lena Headey

Lena Kathren Headey, conhecida pelo primeiro e último nome, nasceu nas Bermudas (sim, nas Ilhas Bermudas!) no dia 3 de outubro de 1973. Seu pai, John Headey, era policial e atuou nas Bermudas até Lena ter cerca de cinco anos, quando a família mudou para a Inglaterra.

Ela foi descoberta enquanto ainda era adolescente durante uma apresentação da escola no Royal National Theatre de Londres. Foi então que um agente de elenco a contactou. Ou seja, a carreira de Lena começou no teatro, a princípio atuando no elenco de apoio. Pois é, antes de conseguir o papel de Cersei Lannister em Game of Thrones, Lena já havia trabalhado um bocado.  

Lena atuou, por exemplo, no filme Terra d'Água (1992), em Mrs. Dalloway (1997) e foi uma das protagonistas do longa metragem O Livro da Selva (1994). Entre os auges da sua carreira estão a atuação em 300 (2006) e O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor (2008-2009).

Na vida pessoal, a atriz foi casada com Peter Paul Loughran (2007-2013), com quem teve um filho. Em 2008, ela se casou com o escritor e diretor Dan Cadan, o casal é pai de Teddy Cadan.

Instagram da atriz Lena Headey: @iamlenaheadey

7. Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister), 1970

Nikolaj Coster-Waldau

Com esse nome complicado, o ator da saga certamente não é inglês! Rs

Nikolaj Coster-Waldau nasceu em Rudkøbing, na Dinamarca, no dia 27 de julho de 1970. Ele é o caçula da família, que conta com mais duas irmãs mais velhas.

Formado pela Escola Nacional Dinamarquesa de Teatro em Copenhague, em 1993, além de atuar, Nikolaj também trabalha como produtor e roteirista. 

Como ator estreou em solo norte-americano em Falcão Negro em Perigo (2001). Em 2008, ele atuou na série da Fox New Amsterdam (2008). Antes de viver Jaime Lannister de GoT, Nikolaj também atuou no thriller Realidade Virtual (2009). 

Na vida pessoal, o ator dinamarquês é casado com Nukâka, uma cantora e atriz da Groenlândia, desde 1998. Juntos, eles têm duas filhas, Safina e Fillippa. 

Instagram do ator Nikolaj Coster-Waldau: @nikolajwilliamcw

8. Gwendoline Christie (Brienne de Tarth), 1979

Gwendoline Christie

Nascida no dia 28 de outubro de 1979 e criada no interior de Sussex, na Inglaterra, o sonho de Gwendoline originalmente não era ser atriz e sim ginasta. A menina praticava ginástica rítmica mas, devido à uma lesão sofrida aos onze anos, precisou abandonar o esporte. 

Aos quinze anos, a jovem interpretou Lady Macbeth, da peça clássica de Shakespeare Macbeth, e desde então soube o que queria fazer para o resto da vida. Gwendoline se formou no Drama Centre London. Sua carreira começou no teatro, no Royal Shakespeare Company.  

Na saga Game of Thrones ela vive a personagem Brienne of Tarth. A atriz inglesa também atuou em Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014) e Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015). Ela faz igualmente parte do elenco de Star Wars VII: O Despertar da Força (2015) e Absolutely Fabulous: O Filme (2016).

Comentário aleatório: você faz ideia de quanto mede Gwendoline Christie? Essa loura enorme tem quase dois metros de altura (para ser mais precisa, devo dizer, são 1,91 m)!

Gwendoline Christie namora desde 2013 o estilista inglês Giles Deacon (1969).

Instagram da atriz Gwendoline Christie: @gwendolineuniverse

Se você gostou de conhecer a história dos atores de Game of Thrones, experimente descobrir também: