É o fã número um da série espanhola A casa de papel?

Conhece os personagens de cor e desde que a série começou sente o coração bater mais forte cada vez que escuta falar em assaltos a bancos?

Ficou em crise de abstinência quando assistiu os últimos episódios das temporadas?

Se você, assim como nós, é fissurado pela criação do Netflix e quer conhecer mais sobre a vida dos atores que interpretam os nossos personagens favoritos, fique por aqui ;)

1. Úrsula Corberó (Tóquio)

Úrsula Corberó

Úrsula Corberó Delgado nasceu no dia 11 de agosto de 1989 em Barcelona, na Espanha, onde também foi criada.

Aos cinco anos a menina precoce já sabia que queria atuar e começou a participar de comerciais. Com treze anos, Úrsula atuou pela primeira vez profissionalmente num projeto de ficção. 

A carreira dessa espanhola começou, de fato, em 2002, quando interpretou a personagem María na série dramática de tv Mirall Trencat. Em 2005, foi a vez de atuar na série de tv Ventdelplà. Seu trabalho posterior foi na série El internado (2007). Úrsula também viveu Ruth Gómez, uma personagem que sofria de bulimia na série Física o química (2008).

A atriz representou uma série de papéis menores na televisão até que, no ano de 2017, conquistou o maior papel da sua carreira: Tóquio, uma das protagonistas da série A casa de papel.

Além de trabalhar em séries, Úrsula também fez alguns filmes como Cómo sobrevivir a una despedida (2015), Proyecto tiempo (2017) e El árbol de la sangre (2018). 

Desde 2016 a atriz namora o ator Chino Darín. Esse sobrenome é familiar? Sim, não se trata de uma coincidência, Chico é filho do famoso ator argentino Ricardo Darín (quem não se lembra do ator estrelando o filme O Segredo dos Seus Olhos?).

Instagram da atriz Úrsula Corberó: @ursulolita

2. Álvaro Morte (Professor)

alvaro morte

Álvaro Antonio García nasceu em Cádiz, na Espanha, e atualmente vive em Madrid. Além de atuar, o professor da série A casa de papel é um workaholic assumido que também trabalha como produtor e diretor.

Suas principais atuações foram no curta-metragem Wings (2013) e na série thriller Planta 25 (2006). Entusiasta do universo do teatro, em 2012 ele fundou uma companhia chamada 300 pistolas.

Com a série espanhola produzida pelo Netflix, Álvaro ficou conhecido ao redor do mundo por interpretar o meticuloso e ambicioso professor organizador do grande roubo.

Quando tinha pouco mais de trinta anos, o ator espanhol descobriu um câncer na sua coxa esquerda. Mas Álvaro não se deixou abater e, ao fim de algum tempo, ficou curado.

Os seus hobbies favoritos são viajar, cozinhar e praticar esportes. O ator é casado com uma estilista e tem dois filhos, os gêmeos León e Julieta. 

Instagram do ator Álvaro Morte: @alvaromorte

3. Miguel Herrán (Rio)

Miguel Herrán

Natural de Málaga, uma cidade da região de Andaluzia (Espanha), o ator que interpreta Rio nasceu no dia 25 de abril de 1996. Apesar de ter nascido em Málaga, o rapaz foi criado em Madrid. 

Miguel estreou na carreira como o protagonista Dario do filme dramático A cambio de nada (2015), do diretor Daniel Guzmán. Foi o próprio diretor que descobriu esse grande talento acidentalmente, durante uma madrugada comum, nas ruas de Madrid. Graças ao papel de Dario, ele recebeu o prêmio Goya 2016 como Melhor Ator Revelação.

O ator também participou de uma série de curtas-metragens e atuou em um comercial de Bollywood. 

O jovem galã é um entusiasta de esportes e do mundo fitness. Ele costuma transparecer essas suas paixões na sua ativa conta do Instagram. 

A vida pessoal de Miguel é pouco conhecida, o ator procura se resguardar bastante. Das poucas coisas que se sabe é que ele vive com a mãe (chamada Belén) no bairro de Chamberí (em Madrid) e é apaixonado por Coyeh, um cão abandonado que adotou em 2016. 

Instagram do ator Miguel Herrán: @miguel.g.herran

4. Jaime Lorente (Denver)

Jaime Lorente

Sabia que além de encarnar o papel de Denver, Jaime também pratica dança e esgrima contemporânea? Esse jovem ator nascido em 1991, natural de Múrcia, na Espanha, cursou a Escola Superior de Arte Dramática na sua cidade natal.

Além do papel de Denver, Jaime também atuou no filme Todos lo saben (2018) e na série do Netflix Elite (2018). Ele participou igualmente de algumas peças de teatro e programas de televisão. 

Muito discreto, não se conhece maiores detalhes sobre a vida pessoal do ator. Sabemos apenas que Jaime tem uma irmã mais velha chamada Julia e quatro sobrinhos, com quem posta inúmeras fotos na sua popular conta do instagram.

Há rumores que no final de 2018 o belo Jaime Lorente tenha começado a namorar María Pedraza, sua colega de elenco na série Elite.

Instagram do ator Jaime Lorente: @jaimelorentelo

5. Itziar Ituño (Raquel Murillo)

Itziar Ituño

Nascida em 1975 na província de Biscaia, uma comunidade autônoma do país Basco (Espanha), Itziar cursou uma escola de teatro e também sociologia. Versátil, além de atriz Itziar também é vocalista de três bandas e apresentadora.

Apesar de ter como língua materna o castelhano, ela aprendeu basco aos 19 anos, o que abriu uma série de portas para que pudesse atuar em programas de canais públicos bascos.

Sua primeira atuação foi no filme Agur Olentzero, agur, lançado em 1997. Em 2008 passou a atuar na série de televisão basca Goenkale (2000). Itziar também trabalhou no filme Loreak (2014), em algumas outras produções locais e em peças de teatro.

A sua carreira foi mesmo projetada de vez quando recebeu o papel da negociadora Raquel Murillo, da série A casa de papel.

Aventureira, antes de ter a agenda tomada de eventos, Itziar viveu durante quatro meses na Amazônia participando de um projeto humanitário. Atualmente, a atriz vive em Madrid.

Instagram da atriz Itziar Ituño: @itziarituno

6. Pedro Alonso (Berlin)

Pedro Alonso

Pedro González Alonso, conhecido no meio artístico apenas como Pedro Alonso, nasceu em Vigo, na Galiza (Espanha), em 1972. Atualmente, o ator vive em Madrid. 

Pedro começou a carreira em Lisboa, trabalhando no teatro em uma adaptação do clássico Romeu e Julieta, de Shakespeare. Depois dessa primeira aventura pelo universo do teatro, o ator de A casa de papel participou de inúmeros filmes, peças e séries de televisão (como Grand Hotel, 2011, e El ministerio del tiempo, 2015).

Com esse histórico ele já era bastante popular na Espanha antes mesmo da série do Netflix ter estreado. Quer saber uma curiosidade? Pedro já havia trabalhado ao lado de Úrsula Corberó na famosa série La Embajada (2016).

A fama para além das fronteiras da Espanha surgiu com o convite para participar do casting de A casa de papel. A audição correu bem e Pedro foi imediatamente contratado para viver na pele o anti-herói Berlin.  

Instagram do ator Pedro Alonso: @pedroalonsoochoro

7. Alba Flores (Nairóbi)

Alba Flores

Madrid foi o berço da atriz Alba Flores, que veio ao mundo no dia 27 de outubro de 1986. Filha do músico Antonio Flores com a produtora de teatro Ana Villa, a menina ficou órfã de pai ainda na infância. 

Com muitos atores na família, já desde pequena Alba, que tem origem cigana, demonstrou interesse em seguir a carreira de atriz. Seus primeiros passos foram dados aos 13 anos, quando começou a estudar teatro.

Entre os projetos para o audiovisual mais famosos nos quais participou estão: El Calentito (2005), Luna de miel en Hiroshima (2005) e Vis a Vis (2015). Para além do cinema e da televisão, Alba também é atriz de teatro.

Na vida pessoal, a moça é homossexual. Bastante discreta, sabe-se que ela manteve um relacionamento no passado com a cantora Ondina Maldonado, mas depois do affair nunca mais se ouviu falar de nenhuma companheira.

Instagram da atriz Alba Flores: @albafloresoficial

8. Esther Acebo (Mónica Gaztambide)

Mónica Gaztambide

Esther Acebo já era figurinha conhecida entre os espanhóis, não pelo seu trabalho como atriz, mas pela sua atuação como apresentadora de televisão e repórter. Mónica foi a primeira atuação da moça como um personagem regular.

Graduada em educação física, sua vida profissional tomou rumos bastante diferentes. Antes de alcançar fama internacional com a série A casa de papel, Esther trabalhou no programa infantil Kosmi Club, na série Madrid DF (2010) e no filme Los encantados (2016).

Depois de passar pelo cinema, pela televisão e pelo teatro, a jovem conseguiu o papel de Mónica Gaztambide, a secretária e amante do diretor que acaba acidentalmente ficando grávida.

Instagram da atriz Esther Acebo: @estheracebo

9. Enrique Arce (Arturo Román)

Enrique Arce

Ator e escritor, é assim que Enrique pode ser definido. Nascido em Valência, na Espanha, antes de viver Arturo o ator interpretou personagens no longa metragem Manolete (2008), A Long Way Down (2014), na série Knightfall (2017) e atuou em diversos outros projetos.

Enrique estudou Direito, viveu em Nova Iorque e se formou em Arte Dramática pela Academia Americana de Arte Dramática. O experiente ator também tem a escrita como paixão e publicou recentemente um romance chamado A Grandeza das Coisas Sem Nome (2019).

Enrique Arce foi casado com a atriz Cristina Peña, com quem atuou na série Compañeros. O casal não teve filhos.

Confira o trailer da terceira temporada da série!

Se você gostou de descobrir a biografia dos atores de La casa de papel, conheça também: