Família real britânica: quem são os familiares da rainha Elizabeth II?

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

A família real britânica é o maior ícone da tradição inglesa e desperta o interesse não apenas da população anglicana, mas do mundo todo.

Envoltos em mistérios e polêmicas, os filhos, netos e outros familiares da rainha Elizabeth despertam a curiosidade de boa parte das pessoas comuns, sendo uma das poucas monarquias que ainda se mantém nos dias de hoje.

Rainha Elizabeth II

retrato da rainha Elizabeth
Fotografia feita por Julian Calder em 2011 

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres. Filha do duque Albert Frederick Arthur George e da duquesa Elizabeth Bowes-Lyon, Elizabeth estava longe de assumir o maior cargo da monarquia até os 10 anos de idade.

Seu avô, o rei George V morreu em 1936, deixando o trono para seu tio, Rei Edward VIII. Mas, após um ano como rei, Edward decide abdicar do posto para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.

Assim, quem assume o poder é o pai de Elizabeth, o que faz com que ela se torne a primeira na linha de sucessão da coroa.

Foi em 1951, com o pai doente, que Elizabeth começa a assumir alguns compromissos como rainha, mas sua coroação se deu em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster.

Em 2022 Elizabeth comemora o Jubileu de Platina, em celebração aos 70 anos como rainha do Reino Unido, se tornando a rainha que mais tempo ficou no poder.

Príncipe Philip

retrato do príncipe Philip
Foto: Steve Punter

Philip Mountbatten era primo de segundo grau de Elizabeth e se tornou seu marido em 20 de novembro de 1947. 

Filho do príncipe Andrew, da Grécia e Dinamarca, e da princesa Alice de Battenberg, nasceu em 10 de junho de 1921 na Grécia.

Philip serviu na Segunda Guerra Mundial, pois entrou para a Marinha Real Britânica em 1939. 

Após o casamento com a rainha, recebe o título de Duque de Edimburgo e continua no serviço militar até 1952, chegando a comandante. 

Exerceu diversas funções da realeza, foi patrono de inúmeras organizações e esteve no poder durante 69 anos, até o seu falecimento em 9 de abril de 2021, aos 99 anos.

Príncipe Charles 

retrato do príncipe Charles
Foto: Dan Marsh

O primeiro filho da rainha é Charles Philip Arthur George, o Príncipe de Gales, nascido em Londres, em 14 de novembro de 1948.

Charles já está destinado a ser rei desde os 3 anos de idade, quando sua mãe assumiu o trono, foi nesse momento que passou a ser o primeiro na linha sucessória real. Assim, quando sua mãe falecer, o príncipe assumirá o cargo de rei do Reino Unido.

O príncipe atuou na carreira militar e também tem grande interesse por arquitetura e medicina alternativa.

À medida que sua mãe vai envelhecendo, o príncipe assume cada vez mais responsabilidades reais, atuando em organizações e projetos sociais. 

Princesa Diana

retrato da princesa Diana
Foto: John Mathew Smith & www.celebrity-photos.com de Laurel Maryland, USA

Uma das figuras mais amadas da realeza britânica é Lady Di. Seu nome de batismo era Diana Frances Spencer e ela nasceu em 1 de julho de 1961.

Se tornou princesa em 29 de julho de 1981, dia do seu casamento com o príncipe Charles, em uma cerimônia luxuosa transmitida para o mundo todo.

A Princesa de Gales, como passou a ser chamada, veio de uma família da aristocracia e trabalhou como professora antes de entrar para a família real.

Após o casamento, começou a se envolver em projetos de caridade no mundo todo e ganhou o respeito e admiração de muitas pessoas, se tornando um ícone nos anos 80 e 90, atuando principalmente em causas como a conscientização sobre a AIDS.

A relação de Diana e Charles foi conturbada e eles permaneceram vários anos separados. Em 1996 o casal se divorciou oficialmente.

O assédio da imprensa era intenso e durante uma fuga de paparazzis depois de sair de um restaurante com o então namorado, Lady Di sofreu um acidente de carro e veio a falecer no dia 31 de agosto de 1997, causando uma enorme comoção em toda a população.

Duquesa Camilla

retrato de Camilla Parker
Crédito: Agência Brasil

Camila Rosamary Shand é a segunda esposa do Príncipe Charles. Chamada de Duquesa de Cornuália, Camilla se casou com o nobre em 2005. Entretanto, os dois mantiveram um relacionamento extraconjugal durante muitos anos, o que foi um escândalo na família real.

Camilla nasceu em Londres em 17 de julho de 1947, vindo de uma família aristocrata e com relações militares.

Um detalhe curioso é que uma das bisavós de Camilla, Alice Keppel, também protagonizou um caso extraconjugal na realeza, pois foi amante do Rei Eduardo VII (parente de Charles) nos primeiros anos do século XX.

A duquesa foi casada nos anos 70 com Andrew Parker Bowles - daí ser conhecida também como Camilla Parker Bowles, mas eles se separaram em 1995.

Depois de tempos, conseguiu conquistar o respeito da família real e de parte da população britânica, que a via como pivô da separação de Charles e Diana.

Príncipe William

retrato do príncipe william
Foto: Frankie Fouganthin

O primogênito do príncipe Charles e da princesa Diana é o príncipe William, também conhecido como Duque de Cambridge, o segundo na linha de sucessão do trono, depois do pai.

William Arthur Philip Louis nasceu em Londres em 21 de junho de 1982 e foi batizado em 4 de agosto, dia do nascimento de sua bisavó, a rainha Elizabeth Bowes-Lyon, a Rainha Mãe.

Iniciou sua formação acadêmica na Scotlands St. Andrews University em História da Arte e posteriormente transferiu o curso para Geografia. Depois fez treinamentos nas Forças Armadas Britânicas, se destacando como piloto de helicóptero na Força Aérea.

Princesa Kate

retrato da princesa Kate
Foto: Tom Soper Photography

Catherine, a Duquesa de Cambridge, é a esposa do príncipe William. Conhecida também como Kate Middleton, passou a integrar oficialmente a família real em 29 de abril de 2011, dia de seu casamento com o príncipe.

Kate veio ao mundo em 9 de janeiro de 1982 e apesar de vir da elite, não vem de família aristocrática.

Conheceu o príncipe na faculdade, onde ela cursava História da Arte e namoraram por muitos anos antes do matrimônio.

Em 2013 nasceu o primeiro filho casal, George Alexander Louis de Cambridge. Dois anos depois, a duquesa deu à luz a Charlotte Elizabeth Diana e em 2017 nasceu o filho caçula, Louis.

Kate é hoje uma das personalidades reais que desperta maior interesse do público.

Príncipe Harry

retrato do príncipe Harry

O segundo filho de Charles e Diana é Henry Charles Albert David, o príncipe Harry. Nascido em 15 de setembro de 1984, em Londres, recebeu também o título de Duque de Sussex.

Após sua formação escolar tradicional, Harry ingressou no serviço militar, se tornando capitão e deixando o cargo em 2015.

Harry é conhecido por seus conflitos com a família real e resolveu junto com sua esposa abdicar de seus privilégios, deixando de usar os títulos de Sua Alteza Real e se tornar independente.

Duquesa Meghan

retrato de Meghan Markle
Foto: Northern Ireland Office

A esposa do segundo filho do príncipe Charles é a ex-atriz Meghan Markle, a Duquesa de Sussex. A norte-americana nasceu em Los Angeles em 4 de agosto de 1981.

Formada em Teatro, Meghan trabalhou em seriados de televisão, com destaque para a série Suits.

Entre 2011 e 2013 foi casada com o produtor de cinema Trevor Engelson.

Conheceu príncipe Harry em 2016 quando foi apresentada por um amigo em comum.

O casamento aconteceu em 19 de maio de 2018. Não demorou muito para que a primeira gravidez de Meghan fosse anunciada. Archie Harrison Mountbatten-Windsor nasceu em 6 de maio de 2019. Dois anos depois nasceu Lilibet Diana, a segunda filha.

A relação de Meghan com a realeza é conturbada e envolve polêmicas e acusações de racismo por parte da família real.

Princesa Anne

princesa Anne
Foto: Ian Livesey

A única filha da rainha Elizabeth II é Anne Elizabeth Alice Louise, que nasceu em 15 de agosto de 1950.

Não tão conhecida, por estar distante da linha de sucessão da coroa, Anne realizou muitos trabalhos de caridade e se envolveu fortemente com o hipismo na juventude, chegando a disputar as Olimpíadas.

Na década de 70 sofreu uma tentativa de sequestro. Foi em 1973 que se casou com o primeiro marido, Mark Phillips, com quem teve Peter Phillips e Zara Phillips. Em 1992 o casal se divorciou e Anne se uniu no mesmo ano com o atual marido, Timothy Laurence.

Príncipe Andrew

retrato de príncipe Andrew
Foto: Titanic Belfast

Andrew Albert Christian Edward é o terceiro filho da rainha Elizabeth II com seu marido Philip. Nasceu em 19 de fevereiro de 1960 em Londres.

Atuou no exército como piloto de helicoptero e capitão em navio de guerra. 

Casou-se com a aristocrata Sarah Ferguson, com quem teve as filhas princesa Beatriz e princesa Eugenia. O casal se separou oficialmente em 1996.

Andrew está envolvido em escândalos e acusações de abuso sexual de menores, o que o fez se afastar da vida pública e perder o título de Sua Alteza Real.

Príncipe Edward

retrato de principe edward
Foto: Northern Ireland Office

O filho mais novo da rainha Elizabeth é Edward Antony Richard Louis, o conde de Wessex. Nasceu em Londres, em 10 de março de 1964.

Se formou como bacharel em Artes em 1986 e posteriormente se envolveu com a Marinha Real Britânica, desistindo pouco tempo depois de seguir carreira militar.

Sua atuação foi mesmo no teatro.

Em 1999 se casa com Sophie Rhys-Jones, com quem teve a filha Lady Luísa Windsor em 2003 e quatro anos depois o segundo filho, James Alexander.

Árvore genealógica da família real britânica

Árvore genealógica da família real britânica

Você também pode ser interesse:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.