21 frases de Albert Einstein sobre a vida, a ciência e a arte

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

Albert Einstein foi um físico e cientista alemão de enorme importância no século XX. 

Criador da teoria da relatividade, ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921 e se consagrou com uma das personalidades de maior relevância para a física moderna.

Suas frases sobre a vida, a ciência e o mundo de maneira geral despertam muito interesse devido a grande curiosidade sobre o que um dos maiores gênios da humanidade pensava e como refletia sobre seu entorno.

Einstein, o universo e a ciência

Einstein revolucionou a ciência ao trazer muitas descobertas sobre o universo através da "Teoria da Relatividade" e outros estudos. Sua fórmula matemática mais famosa é a equação E = mc², que mostra a equivalência entre massa e energia.

Contudo, mesmo com uma inteligência impressionante, o cientista sempre se manteve humilde e tratava a ciência como parte da vida e não como algo extraordinário.

1. "Um ser humano é uma parte do todo, chamado por nós de "universo", uma parte limitada no tempo e no espaço."

2. "A coisa mais incompreensível sobre o mundo é que ele é compreensível."

3. "A tarefa suprema do físico é chegar às leis elementares universais, a partir das quais os cosmos podem ser construídos por pura dedução. Não há caminho lógico para essas leis; apenas a intuição, apoiada na compreensão empática da experiência, pode alcançar elas."

4. "Por que essa magnífica ciência aplicada, que poupa trabalho e torna a vida mais fácil, nos traz tão pouca felicidade? A resposta simples é: porque ainda não aprendemos a fazer um uso sensato dela."

5. "Uma coisa eu aprendi: que toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e ainda assim é a coisa mais preciosa que temos."

Einstein, a música e a arte

Einstein tinha grande apreço pela música, aprendendo violino ainda criança. Apaixonado por Mozart e Bach, foi apresentado à música por sua mãe, que tocava piano. 

6. "Se eu não fosse físico, provavelmente seria músico. Muitas vezes penso na música. Vivo meus devaneios na música. Vejo minha vida em termos de música. Não sei dizer se teria feito alguma trabalho criativo de importância na música, mas eu sei que o meu violino extrai a maior alegria da vida."

7. "Os maiores cientistas também são artistas."

8. "O que tenho a dizer sobre a obra de Bach? Ouvir, tocar, amar, adorar...ficar calado!"

9. "Ocorreu-me por intuição, e a música era a força motriz por trás dessa intuição. Minha descoberta foi o resultado da percepção musical."

Einstein e a vida

Einstein era um homem que valorizava a simplicidade da vida e as coisas mais banais, vistas como grandes mistérios. Um dia, quando estava viajando no Japão, em 1922, o alemão entregou ao carregador de malas do hotel dois singelos bilhetes que diziam:

10. "Uma vida simples e tranquila traz mais alegria que a busca pelo sucesso em uma inquietação constante."

11. "Onde há um desejo, há um caminho."

As mensagens foram guardadas pelos parentes do funcionário do hotel e leiloadas em 2017 por mais de um milhão e meio de dólares.

12. "Sou artista o suficiente para usar minha imaginação livremente. A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo."

13. "A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, você deve continuar se movendo."

14. "Eu acredito em uma coisa - que apenas uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena ser vivida."

15. "A experiência mais bela que podemos ter é o misterioso. É a emoção fundamental que está no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não a conhece e não pode mais se maravilhar, é tão bom quanto morto, e seus olhos estão ofuscados."

16. "O importante é não deixar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir. Não se pode deixar de nos maravilhar ao contemplar os mistérios da eternidade, da vida, da estrutura maravilhosa da realidade."

17. "Todas as religiões, artes e ciências são ramos da mesma árvore. Todas essas aspirações se dirigem a enobrecer a vida do homem, levantando-a da esfera da mera existência física e conduzindo o indivíduo à liberdade."

Einstein e a justiça social

Albert Einstein era declaradamente socialista e anti-capitalista, deixando suas opiniões políticas em um artigo intitulado Por que o socialismo?, publicado em 1949.

Defensor da paz, o cientista foi convidado muitas vezes para opinar sobre assuntos diversos, não apenas sobre ciência.

18. "Minha paixão pela justiça social muitas vezes me colocou em conflito com as pessoas, assim como minha aversão a qualquer obrigação e dependência que eu não considerasse absolutamente necessária."

19. "A ciência é internacional, mas seu sucesso se baseia em instituições, que são propriedade das nações. Se, portanto, desejamos promover a cultura, temos que combinar e organizar as instituições com nossas próprias forças e meios."

20. "Grandes espíritos sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres. A mente medíocre é incapaz de compreender o homem que se recusa a se curvar cegamente aos preconceitos convencionais e escolhe expressar suas opiniões com coragem e honestidade."

21. Sobre o revolucionário Vladimir Lênin: "Em Lenin, honro um homem que, em total sacrifício de sua própria pessoa, dedicou toda a sua energia para realizar a justiça social. Não acho seus métodos aconselháveis. Uma coisa é certa, no entanto: homens como ele são os guardiões e renovadores da consciência da humanidade".

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.