Deus Rá
Biografia de Deus Rá
O Deus Rá (também chamado de Ré em português) é o Deus do Sol no panteão do Antigo Egito. É a divindade primordial em sua cultura e considerada a força vital da criação, sendo quem gerou os outros deuses, a ordem divina e a humanidade.
História do Deus Rá
A divindade desempenhava inúmeros papéis. Conta a história que ele viajava pelos céus durante o dia e quando anoitecia descia ao submundo. No período diurno era chamado de Rá-Horakhty e representava o sol nascente e poente. Durante a noite era chamado de Atum e se encontrava no reino dos mortos, onde enfrentava perigos e lutava com outros seres.
Poderes e importância
As forças da natureza, e sobretudo o Sol, tinham enorme importância para o povo egípcio, assim, Deus Rá, diretamente relacionado ao Sol, era uma divindade poderosa e respeitada, sendo uma figura central durante várias dinastias.
Era uma divindade muito poderosa e tinha a capacidade de controlar os ciclos do dia e da noite, luz e sombra, calor e frio. Era ele quem mantinha a harmonia e o equilíbrio cósmico.
Como símbolos de seus poderes havia o olho de Rá, relacionada à saúde e realeza. Acreditava-se que o olho de Rá era capaz de proteger o faraó, destruindo seus inimigos. Outro signo de poder era o disco solar presente acima de sua cabeça.
O faraó era visto como um filho direto de Rá, portanto, acreditava-se que após sua morte ele se juntaria ao deus. Assim, a importância de Rá estava ligada também ao poder e autoridade do próprio faraó.
Representação de Rá
A figura de Rá era representada por um homem que tinha a cabeça de um falcão. Sobre sua cabeça havia um disco solar e uma serpente.
O falcão estava ligado à capacidade de voar, à rapidez e agilidade da divindade. O disco solar era um elemento que representava o próprio sol.
O deus era adorado em todo o Egito, principalmente na cidade de Heliópolis (cidade do Sol).
*Imagem do card: Jeff Dahl
Você também pode se interessar: