Charles Miller

Esportista brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Charles Miller

Charles Miller (1874-1953) foi um esportista brasileiro, considerado o introdutor do futebol no Brasil ao organizar a primeira partida de futebol seguindo as regras do futebol jogado na Inglaterra.

Charles William Miller nasceu em São Paulo, no dia 24 de novembro de 1874. Filho do escocês John d’Silva Miller que veio para o Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company, e da brasileira, descendente de ingleses, Carlota Antunes Fox.

Em 1884, com dez anos de idade, Charles foi estudar na Inglaterra e ingressou na Banister Court School, em Southampton, no sul do país, onde praticava esportes e aprendeu a jogar futebol.  Em seguida, Charles foi estudar em uma escola em Hampsture onde aprendeu a jogar rugby, críquete e polo aquático, mas continuou jogando futebol que se tornou sua paixão.

Enquanto estudava, Charles Miller se destacou no futebol e jogou 34 partidas pela Banister School, marcando 52 gols. Pelo St. Mary ele jogou 13 partidas e marcou 3 gols. Pelo Condado de Hampshire fez 3 gols em seis partidas.

Pai do futebol brasileiro

No dia 18 de fevereiro de 1894, após concluir seus estudos, Charles Miller estava de volta ao Brasil para trabalhar ao lado de seu pai na São Paulo Railway. Entusiasta do futebol, trouxe na bagagem duas bolas, um par de chuteiras, uniformes, uma bomba de encher bolas e um livro com as regras do futebol.

Charles Miller começou a difundir o esporte e no dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, na região do Brás em São Paulo, realizou-se a primeira partida de futebol no Brasil seguindo as regras já estabelecidas na Inglaterra. A partida foi realizada entre os funcionários da Gas Company of São Paulo e a São Paulo Railway Company, o time de Charles Miller, que venceu de 4 a 2.

Charles Miller foi o responsável pela formação do time do São Paulo Athletic Club (SPAC) e da Liga Paulista de Futebol, a primeira liga de futebol do Brasil. Atuando como jogador do SPAC, Charles Miller foi campeão paulista nos anos de 1902, 1903 e 1904. Permaneceu no clube até 1910 quando encerrou sua carreira. Em seguida, atuou como dirigente e árbitro.

Vida pessoal

Charles Miller foi correspondente da Coroa Britânica e vice-cônsul inglês em 1904.

Foi casado com Antonieta Rudge, uma das grandes pianistas brasileiras de prestígio internacional. Depois de separados, Antonieta casou-se com o poeta Menotti Del Picchia.

Homenagem

Em homenagem a Charles Miller foi construída uma praça com seu nome em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Polêmica

Alguns estudiosos do futebol contestam o fato de Charles Miller ser considerado o pai do futebol, pois antes dele já se jogava um “futebol de várzea” em diversas regiões do país.

Charles Miller faleceu em São Paulo, no dia 30 de junho de 1953.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
  • Zacarias (1934-1990) é o nome do alter-ego e personagem interpretado por Maur...
  • Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pic...
  • Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no...
  • Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da...
  • Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Tu...
  • Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) foi um dos maiores poetas brasileiros...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da Te...
  • Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nom...