Peter Drucker
Biografia de Peter Drucker
Peter Drucker (1909-2005) foi um consultor administrativo, analista financeiro, professor, jornalista e escritor austríaco. Foi considerado um dos maiores especialista em Administração Moderna.
Peter Ferdinando Drucker nasceu em Viena, na Áustria, no dia 19 de novembro de 1909. Filho do advogado Adolph Drucker e da médica Caroline Bondi, estudou Direito na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Concluiu o doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Frankfurt. Nessa época colaborou com jornais e empresas envolvidas com o comércio internacional. Algumas opiniões desagradaram o governo alemão e em 1933 mudou-se para a Inglaterra.
Em 1937, depois de casado, transferiu-se para os Estados Unidos. Foi professor do Sarah Lawrence College. Entre 1950 e 1971 foi professor de Administração da Graduate Business School da New York University. A partir de 1972 lecionou Ciências Sociais e Administração na Claremont Graduate University em Claremont, Califórnia. Foi colaborador de revistas e colunista de The Wall Street Journal, de 1975 a 1995. Proferiu palestras na Harvard University.
Peter Drucker foi consultor especializado em estratégia e política para as empresas e instituições sem fins lucrativos. Trabalhou com várias das maiores corporações, com empreendimentos e empresas de pequeno porte, com universidades, hospitais e serviços comunitários, com órgãos do Governo norte-americano, do Canadá, do Japão, entre outros países.
Peter Drucker influenciou um grande número de líderes e de organizações em todos os setores da sociedade. Tornou a gestão uma disciplina respeitada e acessível. Na sua visão, a gestão é uma disciplina prática e humanista. É uma arte que se abastece de ciências como a Economia, Psicologia, História, Matemática, Teoria Política e Filosofia. Drucker foi aclamado pela Busines Week como o homem que inventou a gestão.
A primeira obra de Drucker foi The End of Economic Man, publicada em 1939. Escreveu um total de 39 livros, junto com inúmeros artigos acadêmicos. Entre seus livros destacam-se: A Sociedade Pós-Capitalista (1993), Administrando em Tempos de Grandes Mudanças (1995) e Desafios Gerenciais para o Século XXI (1999).
Peter Drucker passou os últimos 30 anos de sua carreira na Universidade de Claremont. Em 2002 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos.
Peter Drucker faleceu em Claremont, na Califórnia, no dia 11 de novembro de 2005.