Peter Drucker

Consultor administrativo
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Peter Drucker

Peter Drucker (1909-2005) foi um consultor administrativo, analista financeiro, professor, jornalista e escritor austríaco. Foi considerado um dos maiores especialista em Administração Moderna.

Peter Ferdinando Drucker (1909-2005) nasceu em Viena, na Áustria, no dia 19 de novembro de 1909. Filho do advogado Adolph Drucker e da médica Caroline Bondi, estudou Direito na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Concluiu o doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Frankfurt. Nessa época colaborou com jornais e empresas envolvidas com o comércio internacional. Algumas opiniões desagradaram o governo alemão e em 1933 mudou-se para a Inglaterra.

Em 1937, depois de casado, transferiu-se para os Estados Unidos. Foi professor do Sarah Lawrence College. Entre 1950 e 1971 foi professor de Administração da Graduate Business School da New York University. A partir de 1972 lecionou Ciências Sociais e Administração na Claremont Graduate University em Claremont, Califórnia. Foi colaborador de revistas e colunista de The Wall Street Journal, de 1975 a 1995. Proferiu palestras na Harvard University.

Peter Drucker foi consultor especializado em estratégia e política para as empresas e instituições sem fins lucrativos. Trabalhou com várias das maiores corporações, com empreendimentos e empresas de pequeno porte, com universidades, hospitais e serviços comunitários, com órgãos do Governo norte-americano, do Canadá, do Japão, entre outros países.

Peter Drucker influenciou um grande número de líderes e de organizações em todos os setores da sociedade. Tornou a “gestão” uma disciplina respeitada e acessível. Na sua visão, a gestão é uma disciplina prática e humanista. É uma arte que se abastece de ciências como a Economia, Psicologia, História, Matemática, Teoria Política e Filosofia. Drucker foi aclamado pela Busines Week como o homem que inventou a gestão.

A primeira obra de Drucker foi “The End of Economic Man”, publicada em 1939. Escreveu um total de 39 livros, junto com inúmeros artigos acadêmicos. Entre seus livros destacam-se: “A Sociedade Pós-Capitalista” (1993), “Administrando em Tempos de Grandes Mudanças” (1995) e “Desafios Gerenciais para o Século XXI” (1999).

Peter Drucker passou os últimos 30 anos de sua carreira na Universidade de Claremont. Em 2002 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos.

Peter Drucker faleceu em Claremont, na Califórnia, no dia 11 de novembro de 2005.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.