Zuzu Angel

Estilista brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Zuzu Angel

Zuzu Angel (1921-1976) foi uma estilista brasileira. Mãe de Stuart Edgar Angel Jones, jovem desaparecido em 1971, durante o período da ditadura militar no país.

Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, nasceu em Curvelo, em Minas Gerais, no dia 5 de junho de 1921. Ainda criança mudou-se com a família para Belo Horizonte. Em seguida, morou em Salvador, na Bahia, época em que costurava para a família. Da cidade, recebeu grande influência em seu futuro trabalho.

Em 1940, Zuzu conheceu o americano Norman Angel Jones, com quem se casou em 1943. No dia 11 de janeiro de 1946 nasceu o primeiro filho, Stuart Edgar Angel Jones. O casal teve mais dois filhos, Hildegard e Ana Cristina. Em 1947 mudou-se para o Rio de Janeiro. No final dos anos 50 começou a trabalhar como profissional da costura. Os anos 60 o casal se separou. Em 1970, Zuzu abriu uma loja de roupas em Ipanema.

Com o tempo, Zuzu expandiu seu trabalho e chegou ao mercado norte-americano. Foi vitrine de grandes lojas de departamento e ganhou editoriais importantes. Chegou a ter clientes famosas, como as atrizes Kin Novak e Joam Crawford.

Na manhã de 14 de maio de 1971, seu filho Stuart, então estudante de economia, que era militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), que combatia a ditadura militar que foi instalada no país em 1964, foi preso no Rio de Janeiro e levado para a Base Aérea do Galeão. A partir do desaparecimento do filho, Zuzu transformou sua vida em uma batalha incansável em busca de informações sobre o paradeiro do filho.

Ainda em 1971, realizou um desfile/protesto no consulado brasileiro em Nova Iorque. Sua roupas incorporavam elementos que denunciavam a situação política brasileira, como tanques de guerra, canhões, pássaros engaiolados, meninos aprisionados e anjos amordaçados.

Zuzu angel denunciava à imprensa e aos órgãos internacionais as arbitrariedades praticadas pela ditadura militar. Buscava informações sobre o filho e queria o direito de poder sepultá-lo. Segundo o depoimento do preso político Alex Polari, que esteve com ele no mesmo local, Stuart foi torturado, não resistindo, vindo a falecer naquele mesmo dia.  

Na madrugada do dia 14 de abril de 1976, Zuzu Angel dirigia seu carro na Estrada da Gávea, quando na saída do túnel Dois Irmãos, em São Conrado, Rio de Janeiro, o carro derrapou e saiu da pista, chocando-se contra a mureta de proteção, em seguida capotando e caindo fora da pista. Zuzu teve morte instantânea.

Depois de sua morte, Zuzu Angel recebeu diversas homenagens. O túnel que liga o bairro de São Conrado à Zona Sul do Rio de Janeiro, onde aconteceu o acidente recebeu o nome da estilista. Em 1993, a jornalista Hildegard Angel criou o Instituto Zuzu Angel de Moda do Rio de Janeiro, em memória da mãe. Em 2006, foi lançado o filme Zuzu Angel, do cineasta Sérgio Resende, que retrata a vida de Zuzu.

Zuzu Angel faleceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de abril de 1976.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Coco Chanel (1883-1971) foi uma estilista francesa e uma inovadora no campo d...
  • Christian Dior (1905-1957) foi um estilista francês, fundador da Christian Di...
  • Yves Saint Laurent (1936-2008) foi um estilista francês que implementou o prê...
  • Luiza Trajano é uma empreendedora e empresária brasileira responsável por lid...
  • Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi um a escritora brasileira, considerad...
  • Claudia Jimenez foi uma atriz brasileira conhecida por suas interpretações hu...
  • Tarsila do Amaral (1886-1973) foi pintora e desenhista brasileira. O quadro "...
  • Cecília Meireles (1901-1964) foi poetisa, professora, jornalista e pintora br...
  • Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu...
  • Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto...