Angelina Jolie

Atriz e cineasta norte-americana
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Angelina Jolie

A atriz e cineasta estadunidense Angelina Jolie é uma das figuras de maior destaque no cinema hollywoodiano. Além de sua carreira no cinema, ela também atua como ativista humanitária e exerce grande influência na indústria do entretenimento.

Vida pessoal e trajetória

Angelina Jolie nasceu em 4 de junho 1975 em Los Angeles, assim, completou 47 anos em 2022

É filha de Jon Voight e Marcheline Bertrand, também atores. O irmão James Haven Voight também seguiu na carreira no cinema.

Ela teve uma adolescência complicada, sofrendo com transtornos psicológicos e alimentares, além do abuso de drogas. Tentou o suicídio duas vezes por conta da depressão e aos 24 anos teve uma séria crise nervosa, sendo internada por 3 dias.

Tentou ser modelo mas não deu certo. Então decidiu que seria agente funerária, chegando a fazer alguns cursos por correspondência, mas depois se envolveu com o teatro.

O relacionamento com seu pai é bastante instável. As desavenças entre eles se tornaram públicas nos anos 2000, mas quando sua mãe faleceu, em 2007, de câncer de ovário, a relação foi retomada.

Angelina Jolie teve alguns relacionamentos amorosos, sendo o mais notório com o ator Brad Pitt, com quem tem seis filhos, três biológicos e três adotados. O casamento com Pitt durou 14 anos, pois em 2016 eles se divorciaram.

Uma das filhas do casal é Shiloh Jolie-Pitt, que causou alvoroço anos atrás, quando ainda criança assumiu um visual masculino e foi apoiada pelos pais.

Carreira e filmes de sucesso

O primeiro filme que a atriz participou foi Lookin' to Get Out (1982), quando tinha 7 anos. Depois ficou muitos anos sem se envolver com cinema, realizando o primeiro filme relevante em 1993, Cyborg 2.

Dois anos depois fez Hackers - Piratas de Computador e em 1999 atuou em Garota Interrompida, longa que lhe daria o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

A década de 2000 foi o período em que Angelina se firmou com uma estrela de sucesso, principalmente após interpretar uma heroína em Lara Croft: Tomb Raider

Em 2005 contracenou com o marido Brad Pitt em Sr. e Sra. Smith. Ainda nessa época fez outros filmes de sucesso como O Preço da Coragem (2007), A Troca (2008), O Procurado (2008), Salt (2010) e The Tourist (2010).

Em 2014 estrelou Malévola, produção que teve uma continuação em 2019 com Malévola: Dona do Mal

Ativismo humanitário

A atriz realiza trabalho humanitário voluntário em diversos países africanos e é hoje embaixadora da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

Também já recebeu o prêmio Jean Hersholt por suas ações em torno do acesso à educação, igualdade de gênero e apoio a refugiados.

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Zendaya A atriz norte-americana é uma das recentes revelações do cinema holly...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Grace Kelly (1929-1982) foi uma atriz norte-americana. Recebeu o Globo de Our...
  • Ava Gardner (1922-1990) foi atriz norte-americana. Uma das atrizes mais bonit...
  • Doris Day (1924) foi uma atriz norte-americana que se destacou na fase áurea...
  • Judy Garland (1922-1969) foi atriz norte-americana. Se destacou no personagem...
  • Shirley Temple , (1928-2014) foi uma atriz norte-americana. A mais jovem atriz...
  • Rita Hayworth (1918-1987) foi atriz norte-americana. Brilhou no cinema com o...
  • Meryl Streep (1949) é uma atriz norte-americana, consagrada como uma das mais...
  • Jane Fonda (1937-) é atriz e escritora norte-americana...