Gabriel Medina

Surfista brasileiro
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Gabriel Medina

Gabriel Medina (1993) é um surfista brasileiro, atualmente bicampeão mundial de surfe. 

Nascido em São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo, quando o menino tinha 8 anos os pais (Simone e Cláudio) resolveram se separar. Após o divórcio, a mãe começou a se relacionar com Charles Rodrigues.

O futuro padrasto de Medina era triatleta e surfista amador e logo introduziu Gabriel ao esporte. Ele foi o primeiro técnico do rapaz na praia de Maresias.

A meia-irmã mais nova de Gabriel, Sophia, que é filha da mãe com o padrasto, também já está em competições nacionais e internacionais.

Gabriel Medina é evangélico, não bebe e segue à risca a conduta de um atleta de alta competição.

Trajetória no surfe

Com 11 anos, Medina venceu seu primeiro campeonato nacional em Búzios, no Rio de Janeiro (foi o Rip Curl Grom Search, categoria Sub-12).

Em 2009, assinou contrato com a empresa australiana Rip Curl e se profissionalizou. Aos 19 anos, em 2013, ganhou o World Junior Tour.

No ano a seguir, no Havaí, tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar o título de campeão mundial de surfe em Pipeline.

Em 2018, ganhou novamente o circuito mundial de surfe em Pipeline, no Havaí, tornando-se então bicampeão mundial da modalidade.

Descubra mais sobre a trajetória de Gabriel Medina:

Vida Pessoal

Bastante discreto, pouco se sabe sobre a vida pessoal de Gabriel Medina.

No entanto, o atleta costuma ser visto na companhia de amigos famosos como Neymar e Anitta. 

O pouco que se conhece sobre o dia a dia do surfista é publicado no seu instagram oficial: @gabrielmedina

Livro Gabriel Medina

A história do precoce atleta Gabriel Medina foi escrita pelo jornalista Tulio Brandão e publicada em 2015 com o título Gabriel Medina: A Trajetória do Primeiro Campeão Mundial de Surfe do Brasil.

O prefácio da obra foi escrito por Kelly Slater, outro grande surfista.

Livro

Instituto Gabriel Medina

O Instituto que leva o nome do atleta foi criado pelo surfista com verba própria no dia 1 de fevereiro de 2017 na praia de Maresias, onde Gabriel começou a dar os primeiros passos na carreira.

A ideia do centro de preparação é treinar jovens atletas de 10 a 17 anos de alto rendimento para o surfe.

Os garotos são selecionados no Circuito Medina de Surfe e, quando entram para o Instituto, recebem sem qualquer custo material de treino, alimentação e auxílio para viagens. Eles também têm garantida assistência técnica, física, psicológica, médica e assistem aulas de inglês e informática. 

Conheça um pouco mais sobre o Instituto Gabriel Medina:

Veja também as biografias de:

Última atualização: 17/06/2019

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).