Marcel Proust

Romancista francês

Biografia de Marcel Proust

Marcel Proust (1871-1922) foi um romancista, ensaísta e crítico literário francês. Autor da obra-prima “Em Busca do Tempo Perdido” composta de sete volumes, entre eles: “Sodoma e Gomorra” e “A Prisioneira”.

Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust nasceu em Auteuil, Paris, França, no dia 10 de julho de 1871. Filho de Adrien Proust, de tradicional família católica, médico e professor da Faculdade de Medicina de Paris, e de Jeanne Weil, de origem judaica, natural da região francesa de Alsácia. Com uma saúde frágil, com nove anos sofreu seu primeiro ataque de asma.

Proust cursou o ensino secundário no Lycée Condorcet, onde logo mostrou sua vocação para as letras. Entre 1889 e 1990 cumpriu o serviço militar no Seguimento de Infantaria em Orleans. Em sua juventude levava uma vida mundana. Frequentou os salões da princesa Mathilde, de Madame Strauss e de Madame Caillavent, quando conheceu Charles Maurras, Anatole France e Léon Daudet, personagens importantes da época.

Suas primeiras experiências literárias datam de 1892, quando fundou com alguns amigos a revista “Le Banquet”. Colaborou com a Revue Blanche, época em que frequentava os salões aristocratas parisienses, cujos costumes lhe ofereciam material para sua obra literária. Foi aluno da École Livre De Sciences Politiques, mas descartou a possibilidade de entrar para a carreira diplomática.  Ingressou na Universidade de Sorbonne onde em 1895 concluiu o bacharelado em Artes. Trabalhou na Biblioteca de Mazarino de Paris, até decidir se dedicar à literatura.

Em 1896, Marcel Proust publicou “Os Prazeres e os Dias”, uma coleção de relatos e ensaios, com prefácio de Anatole France. Entre 1896 e 1904, se dedicou a obra “Jean Santeuil”, mas que deixou inacabada. Trabalhou na tradução para o francês de La Bible d’Amiens e Sesamo et les Lys, do crítico de arte o inglês John Ruskin. Nesse período, em 1903, seu irmão casa-se e deixa a casa da família. Nesse mesmo ano, seu pai morre. Em 1905, depois da morte de sua mãe, Proust se sente solitário, doente e deprimido, mesmo tendo recebido uma valiosa herança.

Marcel Proust decidiu se isolar do meio social e se dedicar à criação de sua obra-prima “Em Busca do Tempo Perdido”, que se tornou uma das obras mais importantes da literatura mundial. Os sete volumes constituem um emaranhado complexo de personagens. A obra narra a vida de Marcel – o protagonista – em seu percurso para se tornar um escritor. Ao longo da trama, Proust faz reflexões sobre amor, arte e a passagem do tempo. A homossexualidade é termo recorrente na obra, principalmente em Sodoma e Gomorra.

O protagonista relembra toda a sua infância na cidade fictícia de Combray - um retrato da aldeia de Illiers onde Proust passou longos períodos de férias com sua família. (Por ocasião das comemorações do centenário de Proust, Illiers foi renomeada para Illiers-Combray). A obra é composta de sete volumes: “No Caminho de Swann” (1913), “À Sombra das Raparigas em Flor” (1919), que ganhou o Prêmio Goucourt, “O Caminho de Guermantes” (1921), “Sodoma e Gomorra” (1922), “A Prisioneira” (1923), “A Fugitiva” (1925) e “O Tempo Redescoberto” (1927). Os três últimos livros foram publicados depois de sua morte, por seu irmão Robert.

A obra “Em Busca do Tempo Perdido” foi levada para o cinema: Em 1984, Volker Schlondörff lançou “Um Amor de Swann”, adaptado de um trecho do primeiro volume. Em 1999, Raúl Ruiz lançou “O Tempo Redescoberto”, com Catherine Deneuve e Marcello Mazzarella. Em 2000, a belga Chantal Akerman lançou “A Fugitiva”, adaptada do sexto livro.

Marcel Proust faleceu em Paris, França, no dia 18 de novembro de 1922.

Veja também as biografias de:
  • Alexandre Dumas , (1802-1870) foi um romancista e dramaturgo francês, autor do...
  • George Bernard Shaw (1856-1950) foi dramaturgo e romancista irlandês. Pigmali...
  • José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advoga...
  • Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da S...
  • Auguste Comte (1798-1857) foi filósofo francês. Considerado o fundador do pos...
  • Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi imperador francês. Conquistou uma grande e...
  • Michel Foucault (1926-1984) foi um filósofo que exerceu grande influência sob...
  • Jacques Bossuet (1627 - 1704) foi teólogo francês e um dos maiores teórico do...
  • Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a Lei...
  • Voltaire (1694-1778) foi um filósofo e escritor francês, um dos grandes repre...

Última atualização: 30/08/2017