Silvio de Abreu

Autor de novelas

Biografia de Silvio de Abreu

Silvio de Abreu (1942) é um autor de telenovela, diretor e roteirista brasileiro. Autor de diversas novelas, entre elas: Guerra dos sexos, Rainha da Sucata e Belíssima.

Silvio Eduardo de Abreu nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1942. Filho do músico Mozart de Abreu e da costureira Ana Mestieri de Abreu foi aluno da escola paroquial Nossa Senhora da Paz. Embora formado em cenografia, nunca exerceu a profissão.

Silvio de Abreu atuou em diversas peças e, em 1966 foi para os Estados Unidos, onde fez um estágio no Actor’s Studio de Nova Iorque. De volta ao Brasil atuou nas novelas: O Grande Segredo (1967) na TV Excelsior e em Os Miseráveis na TV Bandeirantes.

Em 1970, Silvio de Abreu estreou na TV Globo, na novela A Próxima Atração. No ano seguinte, foi assistente de direção de Carlos Manga no filme O Marginal. Nessa mesma época, começou a escrever roteiros.

Autor de Novelas

Em 1977, Silvio de Abreu adaptou para a TV o romance “Éramos Seis”, de Maria José Dupré. Em 1978, começou a trabalhar como autor na TV Globo. Sua primeira novela na emissora foi Pecado Rasgado, sob a direção de Régis Cardoso. Em 1980, substituiu o autor Cassiano Gabus Mendes, que sofreu um infarto, na novela Plumas e Paetês.

A novela seguinte foi Jogo da Vida, escrita a partir de um argumento de Janete Clair. Depois veio Guerra dos Sexos, uma comédia, escrita com a colaboração de Carlos Lombardi, com a participação de Fernanda Montenegro e Paulo Autran, que ganhou destaque na TV brasileira. Em seguida, vieram os sucessos de: Vereda Tropical (argumento e supervisão), Cambalacho e Sassaricando.

Nos anos seguintes, vieram: Rainha da Sucata, Deus nos Acuda, A Próxima Vítima, Torre de Babel, Filhas da Mãe e Belíssima (2015), sempre com grande audiência. Em 2018, Silvio de Abreu assumiu a diretoria geral da dramaturgia da TV Globo.

Livro

Silvio de Abreu é autor do livro: Boca do Lixo: Sexo, Suspense e Tragédia no Submundo Paulista (2003).

Família

Silvio de Abreu é casado com Maria Célia de Abreu e pai de Mozart de Abreu e Anna de Abreu,

Última atualização: 19/02/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.