Sílvio Botelho

Artista plástico brasileiro

Biografia de Sílvio Botelho

Sílvio Botelho (1956) é um artista plástico brasileiro, criador dos bonecos gigantes que desfilam no carnaval da cidade de Olinda, Pernambuco.

Sílvio Romero Botelho de Almeida (1956) nasceu no bairro do Amparo, Olinda, Pernambuco, no dia 14 de maio de 1956. Filho de um comerciante e de uma dona de casa era fascinado pelo carnaval. Com 9 anos já fazia máscaras para os amigos. Nessa época via os desfiles do Homem da Meia Noite, que desfilava desde 1932, e ficava encantado. Logo depois, em 1967, veio a Mulher do Dia. Com 15 anos, confeccionava máscaras, pipas e castanholas para vender, conquistando vários clientes. Estudou até o segundo grau e fez alguns cursos técnicos.

Envolvido com o carnaval, começou a receber encomendas de máscaras e castanholas e trabalhava desde novembro até chegar a festa já famosa em Olinda. Nos anos 70, passou a fazer também esculturas entalhadas em madeira, que vendia no alto da Igreja de Sé. Nessa época, indicado pelo artesão Roque Fogueteiro, recebeu o convite de Ernani Lopes, presidente do bloco Menino da Tarde, para fazer um boneco gigante, de papel, para o bloco.

Como só trabalhava com madeira, gesso e barro, Sílvio, foi em busca das técnicas para a confecção do menino, que seria o “filho” do Homem da Meia Noite e da Mulher do Dia. O “Menino da Tarde” ficou pronto no final de dezembro de 1974 e começou a movimentar as tardes do carnaval da cidade.

Com o sucesso do menino, todas as agremiações também queriam ter um boneco, e as encomendas começaram. No carnaval de 1978 ficou pronta a “Menina da Tarde”, e na década de 80, Sílvio Botelho já havia confeccionado 100 bonecos. As agremiações foram se formando com seus bonecos gigantes. Nessa época, teve que criar diversas oficinas para preparar as pessoas que passaram a trabalhar com ele.

Em 1987 surgiu a ideia de se fazer um encontro dos bonecos, e hoje o desfile dos bonecos, um evento que é realizado durante o carnaval, nas ruas de Olinda, é organizado por uma associação sem fins lucrativos, a Troça Carnavalesca Mista A Nordestina, que trabalha com mais de 100 bonecos e coordena todo o evento. Só de manipuladores de bonecos são mais de 200 pessoas, além de músicos, e toda a infraestrutura para o desfile.

No processo de fabricação dos bonecos, Sílvio fazia primeiro uma forma de barro e o boneco era todo feito em papel, colado um sobre o outro, usando madeira para sustentação. A partir de 1995, passou a usar a fibra de vidro que deu maior durabilidade e leveza aos bonecos. Antes, os bonecos com 3 metros de altura podiam pesar até 50 Kg, hoje pesam de 25 a 13 Kg e duram entre 15 ou 30 dias para ficar pronto. Em 1995, Sílvio foi o homenageado do carnaval de Olinda.

Hoje, Silvio Botelho é produtor cultural e seu ateliê de bonecos faz eventos pelo Brasil durante o ano todo. Além do carnaval, trabalha com os bonecos em inauguração de loja, eventos, casamentos etc. Sílvio também pinta óleo sobre tela e vende seus quadros em seu ateliê. Entre seus bonecos gigantes se destacam: “Alceu Valença”, “Capiba”, “Luiz Gonzaga”, “Lia de Itamaracá”, “Maestro Forró”, “Eneias Freire” e “Carlinhos Brown”.

Veja também as biografias de:
  • Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...
  • Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um artista plástico brasileiro. Autor de m...
  • Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por su...
  • Aldemir Martins (1922-2006) foi um artista plástico brasileiro, pintor ilustr...
  • Francisco Brennand (1927) é um artista plástico brasileiro. Ceramista e pinto...
  • Ernesto Neto (1964) é um artista plástico brasileiro. Escultor e cenógrafo, r...
  • Rubem Valentim (1922-1991) foi um artista plástico e professor brasileiro, co...
  • Juarez Machado (1941) é um pintor, escultor, desenhista, caricaturista, ilust...
  • Wesley Duke Lee (1931-2010) foi um artista plástico brasileiro. Polêmico e ir...
  • Romero Britto (1963) é um pintor e artista plástico brasileiro. Seu estilo é...

Última atualização: 14/06/2017