Yvonne Craig

Atriz norte-americana

Biografia de Yvonne Craig

Yvonne Craig (1937-2015) foi uma atriz norte-americana, conhecida por ter interpretado a "Batgirl" no seriado "Batman", em 26 episódios da terceira e última temporada, exibido entre 1967 e 1968.

Yvonne Craig (1937-2015) nasceu em Taylorville, Illinois, nos Estados Unidos, no dia 16 de maio de 1937. Com 14 anos começou a estudar dança. Após uma apresentação foi convidada para um teste. Em 1957 foi selecionada para integrar o Ballet Russe de Monte Carlo. Após desavenças em relação ao elenco, deixou o grupo e seguiu para Los Angeles, com o objetivo de continuar sua carreira de bailarina.

Em Los Angeles, durante um jantar com o produtor Ed Chevie, ela foi abordada por Patrick Wayne, filho do ator John Wayne e logo foi contratada para fazer pequenos papéis no cinema, em filmes como “Ódio Destruidor”, “Maldosamente Ingênua” e “O Rei do Ritmo”, todos em 1959. Em 1963 atuou ao lado de Elvis Presley em “Loiras, Morenas e Ruivas” e em “Com Caipira Não se Brinca” em 1964.

Depois de perder o papel de Maria no filme Amor Sublime Amor, que foi entregue a Natalie Wood, Yvonne passou a atuar em trabalhos na TV. Atuou nas séries: “Perry Mason”, “Bronco”, “Mr. Lucky”, “Xeque-Mate”, “Os Detetives”, “Viagem ao Fundo do Mar”, “Meu Marciano Favorito”, entre outros.

Em 1967, Yvonne foi convidada pelos produtores William Dozier e Howie Horowitz, para um teste para a série Batman. No papel da super-heroína “Batgirl” a fama de Yvonne Craig finalmente chegou. A moça era Barbara Gordon, a filha do comissário Gordon, que disfarçada, passou a ajudar Batman e Robin a combater os vilões, entre eles Coringa e Charada. Vestindo uma roupa roxa, com capa amarela, a jovem surgia de “batmoto”, pronta para enfrentar os “inimigos da lei”.

A atriz dispensava os dublês nas cenas de luta, na hora de distribuir socos e pontapés circenses com os vilões, em cenas sempre acompanhadas dos “pow!”, “bang!”, “crash!” etc. Yvonne Craig atuou em 26 episódios da terceira e última temporada do seriado “Batman”, exibido originalmente pela rede ABC, que foi ao ar entre os anos de 1967 e 1968.

Yvonne Craig participou ainda de outras atrações na TV, entre elas, “Jornada nas Estrelas” (1969), quando interpretou uma alienígena que tentava seduzir o Capitão Kirk. Quando encerrou sua carreira de atriz, foi trabalhar como diretora de elenco e produtora de espetáculos. Mais tarde trabalhou como professora de arte dramática e em seguida tornou-se empresária no ramo imobiliário.

Em 2000, Yvonne publicou sua autobiografia, “Do Balé Para a Batcaverna e Além”. Entre 2009 e 2011 ela voltou a atuar quando emprestou sua voz para a vovó da série infantil “Olívia”. Desde 2013 ela tratava de um câncer.

Yvonne Craig faleceu em Pacific Palisades, na Califórnia, Estados Unidos, no dia 17 de agosto de 2015.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 28/07/2016