Gilmar Mendes

Advogado brasileiro
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Gilmar Mendes

Gilmar Ferreira Mendes é um advogado, professor e político brasileiro. Desde junho de 2002 atua como ministro do STF e desde 2008 é presidente da mesma instituição.

Gilmar Mendes nasceu no dia 30 de dezembro de 1955 em Diamantino (Mato Grosso).

Origem

O ministro é filho do casal Francisco Ferreira Mendes e Nilde Alves Mendes.

Currículo

Gilmar é formado em Direito pela Universidade de Brasília (1975-1978).

Cursou um mestrado pela mesma instituição tendo obtido o título em 1987. Fez também um mestrado e um doutorado no exterior, ambos pela Universidade de Münster.

Atuação profissional

Vida acadêmica

Gilmar Mendes foi professor da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, do Centro de Estudos Unificados de Brasília e do Instituto Brasiliense de Direito Público.

Orientou dissertações de mestrado e monografias. Fez parte de uma série de bancas avaliadoras de mestrado e doutorado em diversas instituições do país.

Atualmente é professor da graduação e da pós-graduação de Direito Constitucional da Universidade de Brasília.

Gilmar Mendes

Cargos públicos

Gilmar Mendes ocupou uma série de cargos públicos ao longo da carreira como o de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, Advogado/Procurador da FUB/PJU, Analista de Finanças e Controle, Procurador do Distrito Federal, Diplomata, Auditor-Fiscal, Promotor de Justiça e Procurador-Geral da Fazenda Nacional.

Ao todo Gilmar foi aprovado em quatro concursos públicos, o primeiro deles realizado em 1983 para juiz federal.

Cargo no STF

O advogado tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal em 20 de junho de 2002 - sob indicação de Fernando Henrique Cardoso - e se tornou presidente da instituição em 23 de abril de 2008.

Entrevista para o programa Roda Viva

Gilmar Mendes concedeu uma longa entrevista ao programa Roda Viva em outubro de 2019. A entrevista está disponível online na íntegra:

Twitter

O twitter oficial de Gilmar Mendes é o @gilmarmendes

Gilmar Mendes nunca advogou?

Há algum tempo circulou na internet um boato que Gilmar Mendes nunca teria advogado. O boato é falso uma vez que ele ocupou o cargo de advogado-geral da União entre janeiro de 2000 e junho de 2002.

Quantos anos um ministro do STF fica no cargo?

Um ministro do STF ocupa um cargo vitalício com aposentadoria compulsória aos 75 anos (como qualquer funcionário público).

Vida pessoal

Gilmar Mendes é casado com Guiomar Mendes. O casal tem dois filhos: Laura Mendes e Francisco Mendes.

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de: