Gilberto Freyre
Biografia de Gilberto Freyre
Gilberto Freyre (1900-1987) foi um sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro. Autor de "Casa Grande & Senzala" que é considerada, uma das obras mais representativa sobre a formação da sociedade brasileira. Recebeu o Prêmio Internacional La Madonnina, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, o Grã-cruz de Santiago de Compostela, entre outros.
Infância e Formação
Gilberto de Mello Freyre nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 15 de março de 1900. Filho do professor Alfredo Freyre e de Francisca de Mello Freyre. Teve como professor particular o inglês Williams. Com o pai, aprendeu latim e português. Estudou no Colégio Americano Batista, no Recife, onde se bacharelou em Letras, sendo o orador da turma.
Aos 17 anos, Gilberto Freire foi para os Estados Unidos como bolsista, fixando-se no Texas, onde estudou Artes Liberais, com especialização em Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Baylor.
Gilberto Freyre fez sua pós-graduação, na Universidade de Colúmbia, Nova Iorque, obtendo o grau de Mestre em Artes. Sua dissertação de mestrado versou sobre a "Vida Social no Brasil em Meados do século XIX", orientado pelo antropólogo Franz Boas, radicado nos Estados Unidos, de quem recebeu grande influência intelectual.
Jornalista, professor e político
No período que ficou no exterior, Gilberto Freyre escreveu artigos para o jornal Diário de Pernambuco, sobre livros e temas diversos. O hábito de escrever em jornais perdurou pela vida toda.
De volta ao Recife, se integrou à sociedade local, despertando grande interesse pelos problemas regionais. Organizou para o Diário de Pernambuco, o "Livro do Nordeste", com a colaboração de diversas personalidades, com textos de história, literatura, artes e tradições regionais.
Em 1926, no governo de Estácio Coimbra, Gilberto Freyre foi nomeado secretário particular e encarregado do jornal oficioso A Província.
Começou a lecionar Sociologia, na Escola Normal de Pernambuco. Pela primeira vez se ministrava regularmente essa disciplina em uma escola no Brasil.
Com a Revolução de 30, acompanhou o governador ao exílio, em Portugal, e depois viajou pela Europa e Estados Unidos, ministrando aulas, como professor visitante, em diversas universidades.
De volta ao Recife, foi convidado pelo reitor da Universidade do Distrito Federal, o educador baiano Anísio Teixeira, para lecionar Sociologia. Tornou-se também técnico do serviço do Patrimônio Histórico Nacional.
Entre 1933 e 1937 escreveu três livros voltados para o problema da formação da sociedade patriarcal no Brasil: Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mocambos e Nordeste, nesse último, desenvolveu teses geográficas, sendo considerado o pioneiro da ecologia.
Na década de 40, Gilberto entrou em confronto com o Governador Agamenon Magalhães, então interventor Federal, em Pernambuco, lançando campanha aberta contra o Estado Novo, chegando a ser preso pela polícia da ditadura de Getúlio Vargas.
Nas eleições de 2 de dezembro de 1945, foi eleito deputado federal por Pernambuco. Participou da elaboração da Constituição de 1946. Nela atuou nos setores ligados à ordem social e à cultura, tendo depois reunido seus discursos no livro "Quase Política".
Fundação Joaquim Nabuco
Após a elaboração da Constituição, Gilberto Freire permaneceu na Câmara e apresentou o projeto de lei para a criação do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, órgão que deveria se dedicar ao estudo e à realização de pesquisas sobre as condições de vida do trabalhador rural do Nordeste. Esse Instituto foi depois transformado na "Fundação Joaquim Nabuco".
Não conseguiu se reeleger e em 1949 e voltou para o Recife para sua casa no bairro de Apipucos, (hoje Fundação Gilberto Freire).
Gilberto Freire continuou a pesquisar, escrever e participar de seminários. Realizou frequentes viagens a outros Estados e ao exterior a convite de diversas instituições. Sua viagem à Índia e à África Portuguesa, resultou no livro Aventura e Rotina.
Casa Grande e Senzala
O livro Casa Grande & Senzala (1933) é a obra mais conhecida de Gilberto Freyre, nela, o sociólogo e escritor, focou a questão da miscigenação racial durante o período colonial brasileiro e ousou em explicar a formação social brasileira através da vida nos engenhos, cultivando uma visão romantizada sobre as relações entre os colonizadores e os colonizados.
Do ponto de vista arquitetônico, Freyre apontou os engenhos e toda a estrutura física que o cercava (casa grande, senzala, casa de moer e capela) como uma importante fonte de informação sobre a sociedade rural daquela época. O livro explica a organização e funcionamento interno e a hierarquização dos cômodos.
A obra de Gilberto Freyre contrariou muitos interesses da época, porque se opunha à ideia da superioridade racial do branco, tese muito aceita por sociólogos e pensadores de direita. A obra foi estigmatizada e marginalizada. Com o tempo, foi derrubando os preconceitos que a cercavam e reafirmando sua importância para a história do Brasil.
Prêmios e honrarias
- Prêmio de Excelência Literária da Academia Paulista de Letras, 1961
- Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (conjunto da obra), 1962
- Prêmio Aspen, do Instituto Aspen, USA, 1967
- Grã-Cruz da Orde Militar de Cristo de Portugal, 1967
- Prêmio Internacional La Madonnina, Itália, 1969
- Cavaleiro-Comendador da Ordem do Império Britânico, conferido pela Rainha da Inglaterra, 1971
- Medalha Joaquim Nabuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco, 1972
- Grã-Cruz da Ordem do Mérito dos Guararapes do Estado de Pernambuco, 1978
- Grã-Cruz de D. Afonso, El Sábio, Espanha, 1983\
- Grã-Cruz da Ordem do Mérioto Capibaribe da Cidade do Recife, 1985
- Grnde-Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, França, 2008
Família
Gilberto Freire foi casado com Madalena Freyre (1941-1987) com quem teve dois filhos: Fernando Freyre e Sônia Freyre.
Gilberto Freyre faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 18 de julho de 1987.
Frases de Gilberto Freira
O Brasil é a mais avançada Democracia Racial do mundo.
É tão raro o homem de uma só época como raro é hoje o homem de uma só cultura ou de uma só raça, ou como parece vir sendo, o indivíduo de um só sexo.
Só se pode compreender o humano através do humano, e assim mesmo deixando brechas para dúvidas e para o mistério.
Curiosidade
Em obras fundamentais para a sociologia e a antropologia brasileiras como Casa Grande & Senzala e Sobrados e Mucambos, Gilberto freire descreve em detalhes o papel da comida na sociedade da época, como o preparo de uma compota de cajú ou a decoração do papel do tabuleiro de doces.
No livro Açúcar, que o próprio autor declarou ser uma se suas principais obras, o escritor ensina a preparar doces segundo o que aprendeu nos livros de receitas das avós de seu tempo..
Apesar de preocupado com o registro de pequemos tesouros privados, Freyre não deixou para a posteridade a receita do seu famoso conhaque de pitanga, que encantou seus ilustres convidados no Solar de Apipucos como o político Robert Kennedy e o escritor John dos Passos.
Obras de Gilberto Freyre
- Casa Grande & Senzala, 1933
- Guia Prático, Heroico e Sentimental da Cidade do Recife, 1934
- Sobrados e Mucambos, 1936
- Nordeste: Aspectos da Influência da Cana, 1937
- Açúcar, 1939
- Olinda, 1939
- O Mundo Que o Português Criou, 1940
- A história de Um Engenho Francês no Brasil, 1941
- Problemas Brasileiros de Antropologia, 1943
- Sociologia, 1945
- Interpretação do Brasil, 1947
- Ingleses no Brasil, 1948
- Aventura e Rotina, 1953
- Ordem e Progresso, 1957
- O Recife Sim, Recife Não, 1960
- Os Escravos nos Anúncios de Jornais Brasileiros do séc. XIX, 1963
- Vida Social no Brasil nos Meados do séc. XIX, 1964
- Brasis, Brasil, e Brasília, 1968
- O Brasileiro Entre os Outros Hispanos, 1975
- Homens, Engenharias e Rumos Sociais, 1987
- Ferreira Gullar (1930-2016) foi um poeta, crítico de arte e ensaísta brasilei...
- Afrânio Coutinho (1911-2000) foi um professor, ensaísta e crítico literário b...
- Walter Benjamin (1892-1940) foi um filósofo, ensaísta, crítico literário e tr...
- Gore Vidal (1925-2012) foi um escritor e ensaísta norte americano...
- Betinho (1935-1997) foi um sociólogo brasileiro e ativista dos direitos human...
- Florestan Fernandes (1920-1995) foi um político, sociólogo e ensaísta brasile...
- Antonio Candido (1918-2017) foi um sociólogo, crítico literário, ensaísta e p...
- Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da S...
- Zygmunt Bauman (1927-2017) foi um sociólogo, pensador, professor e escritor p...
- Pierre Bourdieu , (1930-2002) foi um importante sociólogo e pensador francês,...