Giacomo Puccini

Compositor italiano de óperas

Biografia de Giacomo Puccini

Giacomo Puccini (1858-1924) foi um compositor italiano de óperas, autor de La Bohème, Tosca, Madame Butterfly, suas composições mais populares.

Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, conhecido como Giacomo Puccini nasceu em Lucca, na Itália, no dia 22 de dezembro de 1858. Descendente de uma família de músicos, compositores que por muitas gerações foram mestres da Capela da Catedral de Lucca.

Com cinco anos, Giacomo Puccini ficou órfão de pai, sendo enviado para estudar com seu tio, Furtunato Magi, que o considerou desinteressado e pouco talentoso. Tornou-se um organista, mas com 18 anos sentiu-se atraído pela ópera.

Primeiras Óperas

Entre 1880 e 1883, Puccini estudou no Conservatório de Milão, onde foi aluno de Amilcare Panchielli e Antonio Bazzim. Depois de formado, participou de um concurso realizado por um produtor musical com “Le Villi” um libreto de Ferdinando Fontana. Com o sucesso de “Le Villi”, Puccini recebeu a encomenda de uma nova ópera para ser apresentada no Teatro ala Scala, mas “Edgar” (1889), não teve o sucesso esperado.

Em 1891, após a morte de sua mãe, Puccini deixou Lucca acompanhado de “Elvira Gemignani”, mulher casada, com quem teve um filho, indo morar em Torre del Lago, aldeia de pescadores, às margens do lago Massaciuccoli, na Toascana.

La Bohème, Tosca e Madame Batterflay

As três óperas mais populares de Puccini, “La Bohème” (1896), “Tosca” (1900) e “Madame Batterfly” (1904), foram compostas na época em que Puccini atingira a maturidade criativa.

La Bohème” foi baseada em uma trama de Henry Murger, sendo considerado o trabalho mais famoso de Puccini e um dos melhores da ópera romântica.

Com “Tosca”, Puccini flui para o melodrama histórico que foi bem recebido pelo público romano.

Madame Butterfly”, que foi baseada no drama de David Belasco, não foi bem recebida no La Scala, só depois de algumas alterações torna-se um grande novo sucesso no Teatro Grande de Brescia.

Centradas na figura feminina e, baseadas em trágicas histórias de amor as três óperas se caracterizam pela perfeita integração entre texto e música, profunda dramaticidade e melodias românticas.

Sucesso em Nova Iorque

Em dezembro de 1910, Giacomo Puccini estreia em Nova Iorque com “A Garota do Oeste”, sob a regência de Arturo Toscanini, que foi um grande sucesso. Depois que Puccini realizou um estudo das obras operísticas de Debussy, Strauss, Schoenberg e Stravinski, o ecletismo de Puccini se manifestou plenamente no “Tríptico”, também estrelado em Nova Iorque, em 1918, composto por três óperas de um ato.

Últimos Anos de Puccini

Giacomo Puccini foi um dos grandes compositores da ópera realista italiana, criada no século XIX por Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi. Compôs 12 obras, diversas composições para coral, incluindo uma missa e um réquiem, letras de canto e piano e várias composições instrumentais.

A última ópera italiana impressionista de Puccini foi iniciada em 1920, mas permaneceu inacabada com a morte do compositor. Foi concluída por Franco Alfano.

Giacomo Puccini faleceu em Bruxélas, na Bélgica, no dia 29 de novembro de 1924. Em 1926, seu filho Antonio transferiu seus restos mortais para a Torre del Lago, onde ele havia composto suas obras-primas, em uma capela privada na vila.

Veja também as biografias de:
  • Antonio Vivaldi (1678-1741) foi compositor e músico italiano. Seu concerto As...
  • Niccolò Paganini (1782-1840) foi um compositor e brilhante violonista italian...
  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, consid...
  • Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor...
  • Carlos Gomes (1836-1896) foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guara...
  • Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor alemão. A "9.ª Sinfonia" f...
  • Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um d...
  • João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Bra...
  • Ary Barroso (1903-1964) foi um compositor brasileiro, autor de Aquarela do Br...
  • Lamartine Babo (1904-1963) foi um compositor brasileiro. Compôs canções de vá...

Última atualização: 12/10/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.