James Cameron

Cineasta canadense

Biografia de James Cameron

James Cameron (1954) é um cineasta, produtor e roteirista canadense. Seus filmes Titanic e Avatar foram as duas maiores bilheterias da história do cinema.

James Francis Cameron (1954) nasceu em Kapuskasing, Ontário, Canadá, no dia 16 de agosto de 1954. Filho de um engenheiro e de uma enfermeira era o mais velho de cinco irmãos. Com 14 anos, Cameron assistiu 2001- Uma Odisseia no Espaço, o que despertou seu interesse por filmes de ficção científica.

Em 1971, sua família mudou-se para Orange Country, California. Nessa época, dividia seu tempo entre os estudos no Fullerton College, com as longas horas que passava na biblioteca da University of Southern para ler sobre roteiros de filmes. Cursou Física na Universidade do Estado da Califórnia, mas como sua paixão era o cinema, resolveu iniciar sua carreira cinematográfica.

No começo, escrevia roteiros durante a noite e trabalhou como caminhoneiro e condutor de transporte escolar. Em 1978, casou-se com Sharon Williams. Nesse mesmo ano, escreveu e dirigiu, com Randall Frakes, seu primeiro curta de 12 minutos, “Xenogenesis”, onde introduziu muita animação e efeitos especiais. Em 1980, trabalhou com o cineasta Roger Corman, supervisionando os efeitos especiais.

A primeira experiência como diretor de um longa foi com "Piranhas II: Assassinas Voadores". (1981). Após se desentender com os produtores resolveu que a partir de então, só iria dirigir com roteiros próprios. Três anos mais tarde estreou com “O Exterminador do Futuro” (1984), com Arnold Schwarzenegger que deu vida ao cyborg Terminator. O filme de custo reduzido, mas com vários efeitos especiais, teve como produtora Gale Anne Hurd que seria sua segunda esposa entre 1985 e 1989. O Exterminador foi um sucesso de público e crítica e recebeu diversos prêmios.

O próximo sucesso de Cameron foi “Aliens – O Resgate” (1986, diretor e roteirista), que teve sete indicações ao Oscar, recebendo o Prêmio de “Melhores Efeitos Especiais” e de “Melhor Direção de Som”. Em 1989, lançou “O Segredo do Abismo”, um filme instigante, mas que poucos apreciaram. Em 1991, voltou a alcançar o sucesso com Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, que recebeu diversos prêmios, entre eles, o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Edição de Som”, “Melhor Maquiagem e Penteado” e “Melhor Mixagem de Som”.

Apreciado como um gênio da ficção e dos efeitos especiais, James Cameron surpreendeu com o lançamento de “Titanic”, uma explosão de grandiosidade e romantismo. Protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o filme recebeu 14 indicações ao Oscar, vencendo onze categorias.

O próximo grande trabalho do cineasta foi o filme “Avatar” (2009), com uma inovação tecnológica no formato 3D, o recurso foi usado como uma imersão no mundo de Pandora. Cameron cercou-se de especialistas em áreas tão diversas quanto a linguística, a botânica e a astrofísica para que o mundo de Pandora, ainda que fantasioso, fosse hipoteticamente possível. O filme recebeu 9 indicações ao Oscar (2010), vencendo com “Melhor Fotografia”, “Melhor Direção de Arte” e “Melhores Efeitos Visuais”. Recebeu também 4 indicações ao Globo de Ouro (2010), vencendo a de “Melhor Filme” e a de “Melhor Diretor”.

Veja também as biografias de:
  • Avril Lavigne (1984) é uma cantora canadense de rock e country. É considera a...
  • Erving Goffman Erving Gojjman (1922-1982) foi um sociólogo, antropólogo e escritor canadense...
  • Leslie Nielsen (1926-2010) foi um ator e comediante canadense. Durante três d...
  • Justin Bieber (1994) é cantor e compositor canadense, de música pop e R&B...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...
  • Fernando Meirelles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O...
  • F. W. Murnau (1879-1931) foi um cineasta alemão...
  • Jorge Furtado (1959) é um cineasta brasileiro. Com extenso trabalho na televi...

Última atualização: 08/06/2017