Zé do Caixão

Cineasta e ator José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Zé do Caixão

Zé do Caixão é um personagem icônico interpretado por José Mojica Marins. O ator e cineasta ficou tão conhecido por seus filmes atuando como Zé do Caixão, que passou a ser chamado pelo nome do personagem.

O gênero escolhido pelo cineasta é o terror, e suas produções fizeram sucesso tanto no Brasil como internacionalmente, sendo que Zé do Caixão leva o nome de Coffin Joe nos países com idioma inglês.

Uma das particularidades de Zé do Caixão que chama mais a atenção do público é o fato de ter mantido suas unhas grandes por muito tempo, chegando a ficar 35 anos sem cortá-las.

José Mojica Marins e carreira

José Mojica Marins nasceu em São Paulo, no dia 13 de março de 1936 e faleceu na mesma cidade em 19 de fevereiro de 2020, aos 83 anos.

Considerado o "pai" do terror no cinema nacional, suas produções tiveram destaque e influenciaram as gerações seguintes.

Antes de se dedicar ao terror, Marins também dirigiu filmes de outros gêneros, como faroestes e pornochanchadas.

No início da carreira não foi reconhecido no país, mas após ser valorizado no exterior por seu jeito peculiar de fazer cinema, teve aprovação também em solo nacional.

Marins foi autodidata, começando a fazer filmes caseiros com uma câmera que ganhou aos 12 anos.

Mas foi nos anos 50 que deu início a sua carreira profissional, com o filme Sentença de Deus, o qual não conseguiu finalizar. Em 1958 lançou A sina do Aventureiro, longa-metragem de ação e faroeste, que já fez sucesso.

Foi em 1963 que o cineasta cria Zé do Caixão, a figura que o deixaria conhecido no mundo todo.

A primeira aparição de Zé do Caixão aconteceu em À Meia-Noite Levarei Sua Alma, longa de 1964 que recebeu vários prêmios e integra a lista dos 100 melhores filmes brasileiros pela Abraccine.

Depois desse, outras onze produções de José Mojica também seriam estrelados por Zé do Caixão.

Na década de 90 o cineasta apresentou o Cine Trash, um programa de televisão no canal Rede Bandeirantes onde aparecia como Zé do Caixão em apresentações macabras.

Em 2020 Mojica foi internado com complicações pulmonares e faleceu e broncopneumonia aos 83 anos deixando um grande legado para o gênero de terror.

Sobre Zé do Caixão

Zé do Caixão era nos filmes de Mojica um agente funerário sádico, sem moral e sem fé. Seu nome de batismo era Josefel e ele buscava uma "mulher perfeita", segundo as suas concepções, que seria a mãe de um filho seu.

Sobre o personagem, Mojica afirmou:

Josefel aterroriza os moradores da cidade e logo recebe o apelido de Zé do Caixão. Zé do Caixão é um homem sem crenças, não acredita em Deus nem no Diabo, só acredita nele mesmo, acha que é o único que pode fazer justiça. Seu objetivo é encontrar uma mulher que compartilhe seus pensamentos e juntos tenham um filho, que possa dar continuidade à sua espécie, que ele acredita ser superior. Para Zé do Caixão, as crianças são os únicos seres puros, sem maldade no coração. Em busca pela mulher superior, ele passa por cima de todos aqueles que atrapalharem seus planos, não tem dó nem piedade e mata se for preciso.

Segundo o cineasta, a criação do personagem se deu após um sonho (um pesadelo) e suas inspirações são Drácula e Nosferatu.

Livro biográfico de Zé do Caixão

Capa do livro Zé do Caixão: a biografia
Capa do livro Zé do Caixão: A Biografia

Zé do caixão: A biografia é um livro que conta a vida de José Mojica Marins desde sua infância humilde até sua carreira de sucesso.

Escrito pelos jornalistas André Barcinski e Ivan Finotti, foi publicado pela primeira vez em 1998 e ganhou nova edição em 2015 pela editora DarkSide Books.

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Keanu Reeves ...
  • Angelina Jolie A atriz e cineasta estadunidense é uma das figuras de maior de...
  • Charles Chaplin (1889-1977) foi ator, dançarino, diretor e produtor inglês. F...
  • Woody Allen (1935) é um cineasta, ator, escritor e músico norte-americano, au...
  • Dennis Hopper (1936-2010) foi um ator e cineasta norte-americano. Tornou-se u...
  • Torquato Neto (1944-1972) foi um compositor, jornalista, ator e cineasta bras...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...