Fernando Meirelles

Cineasta brasileiro

Biografia de Fernando Meirelles

Fernando Meireles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O filme “Cidade de Deus” o projetou internacionalmente sendo indicado ao Oscar de Melhor Diretor.

Fernando Meirelles (1955) nasceu em São Paulo, no dia 9 de novembro de 1955. Filho de médico passou a infância viajando pela África e Ásia acompanhando as atividades de seu pai. Ganhou de presente uma câmera de filmar e descobriu sua vocação com o aparelho.

Chegou a cursar Arquitetura na USP, sendo seu trabalho de conclusão um filme. Decidiu não seguir a carreira de arquiteto e montou uma produtora independente intitulada "Olhar Eletrônico" e com quatro amigos, produzindo filmes experimentais. A produtora realizou trabalhos elogiados pelo público, como por exemplo, o programa de televisão Castelo Rá-Ti-Bum, exibido na Rede Cultura de Televisão. Nos anos 90, Fernando Meirelles fechou a Olhar Eletrônico e criou a "O2 Filmes", produtora de vídeos publicitários, com a qual obteve grande sucesso.

A partir da leitura do livro "Cidade de Deus", do escritor Paulo Lins, Fernando Meireles teve a ideia de adaptá-lo para o cinema, conseguindo fazê-lo em 2002. O filme foi um grande sucesso de bilheteria e Meirelles foi indicado para o Oscar de Melhor Diretor, em 2004.

Em 2005, filmou "Jardineiro Fiel", com diálogos em inglês e ambientado no Quênia. O destaque do filme foi sua trilha sonora composta de músicas africanas. Recebeu o prêmio BAFTA de melhor diretor. Em 2008, "Blindness" (Ensaio Sobre a Cegueira) com o roteiro baseado no livro do escritor português José Saramago foi outra realização cinematográfica de Meireles. O filme abriu o festival de Cannes.

Outro fato importante na carreira de Meirelles foi o vídeo que criou e produziu, em 2009, para a campanha dos jogos olímpicos no Brasil. Em 2016, Fernando Meirelles foi um dos diretores da festa de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Veja também as biografias de:
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...
  • Jorge Furtado (1959) é um cineasta brasileiro. Com extenso trabalho na televi...
  • Bruno Barreto (1955) é um cineasta brasileiro. Dirigiu filmes que fizeram gra...
  • Renato Aragão (1935) é um humorista, ator e cineasta brasileiro. Entrou para...
  • Alceu Valença (1946) é um cantor, compositor e cineasta brasileiro. Surgiu co...
  • Hector Babenco (1946-2016) foi um cineasta argentino e naturalizado brasileir...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Federico Fellini (1920-1993) foi um cineasta italiano, considerado um mestre...
  • Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes...

Última atualização: 10/08/2016

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.