Fernando Meirelles

Cineasta brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de Fernando Meirelles

Fernando Meireles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O filme “Cidade de Deus” o projetou internacionalmente sendo indicado ao Oscar de Melhor Diretor.

Fernando Meirelles (1955) nasceu em São Paulo, no dia 9 de novembro de 1955. Filho de médico passou a infância viajando pela África e Ásia acompanhando as atividades de seu pai. Ganhou de presente uma câmera de filmar e descobriu sua vocação com o aparelho.

Chegou a cursar Arquitetura na USP, sendo seu trabalho de conclusão um filme. Decidiu não seguir a carreira de arquiteto e montou uma produtora independente intitulada "Olhar Eletrônico" e com quatro amigos, produzindo filmes experimentais. A produtora realizou trabalhos elogiados pelo público, como por exemplo, o programa de televisão Castelo Rá-Ti-Bum, exibido na Rede Cultura de Televisão. Nos anos 90, Fernando Meirelles fechou a Olhar Eletrônico e criou a "O2 Filmes", produtora de vídeos publicitários, com a qual obteve grande sucesso.

A partir da leitura do livro "Cidade de Deus", do escritor Paulo Lins, Fernando Meireles teve a ideia de adaptá-lo para o cinema, conseguindo fazê-lo em 2002. O filme foi um grande sucesso de bilheteria e Meirelles foi indicado para o Oscar de Melhor Diretor, em 2004.

Em 2005, filmou "Jardineiro Fiel", com diálogos em inglês e ambientado no Quênia. O destaque do filme foi sua trilha sonora composta de músicas africanas. Recebeu o prêmio BAFTA de melhor diretor. Em 2008, "Blindness" (Ensaio Sobre a Cegueira) com o roteiro baseado no livro do escritor português José Saramago foi outra realização cinematográfica de Meireles. O filme abriu o festival de Cannes.

Outro fato importante na carreira de Meirelles foi o vídeo que criou e produziu, em 2009, para a campanha dos jogos olímpicos no Brasil. Em 2016, Fernando Meirelles foi um dos diretores da festa de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...
  • Jorge Furtado (1959) é um cineasta brasileiro. Com extenso trabalho na televi...
  • Bruno Barreto (1955) é um cineasta brasileiro. Dirigiu filmes que fizeram gra...
  • Renato Aragão (1935) é um humorista, ator e cineasta brasileiro. Entrou para...
  • Alceu Valença (1946) é um cantor, compositor e cineasta brasileiro. Surgiu co...
  • Hector Babenco (1946-2016) foi um cineasta argentino e naturalizado brasileir...
  • Torquato Neto (1944-1972) foi um compositor, jornalista, ator e cineasta bras...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes...