Guy Debord
Biografia de Guy Debord
Guy Debord (1931-1994) foi um escritor francês, teórico marxista, filósofo, cineasta e fundador da "Internacional Situacionista" grupo de intelectuais críticos da sociedade da época. Autor do livro A Sociedade do Espetáculo.
Guy Ernest Debord nasceu em Paris, França, no dia 28 de dezembro de 1931. Após a morte de seu pai, Guy foi levado, por sua mãe Paullette Rossi, para morar com sua avó materna em uma vila na Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, a família Rossi começou a viajar por várias cidades. Em Cannes, Debord começou a se interessar por cinema.
Em 1951, durante o IV Festival de Cannes, influenciado pelo crítico de cinema Isidore Isou, Debord entrou em contato com os Letristas, considerado por ele o único movimento subversivo de vanguarda do período pós-guerra.
Em novembro de 1952, rompeu com os Letristas e junto com Gil J. Wolmam, Jean Louis Brau e Serge Berna, fundou a Internacional Letrista, que foi um laboratório de experimentação, que antecipou a maioria das inovações culturais da segunda metade do século.
Em 1957, junto com o pintor dinamarquês Asger Jorn, Guy Debord criou a Internacional Situacionista. No começo, formada principalmente por artistas que buscavam uma superação da arte e se definia como uma vanguarda artística e política, apoiada em teorias críticas à sociedade de consumo e à cultura mercantilizada.
No campo artístico, as principais fontes do movimento foram o dadaísmo e o surrealismo. No âmbito da atuação política, o grupo apoiava os movimentos de contestação que ocorreram na época, principalmente os manifestos de maio de 1968, quando os estudantes protestavam para exigir reformas na educação na França.
A Sociedade do Espetáculo
O livro A Sociedade do Espetáculo, publicado em 1967 é uma obra filosófica e política que faz uma crítica feroz à sociedade contemporânea, ou seja, à sociedade de consumo, à cultura da imagem e à invasão da economia em todos os setores da vida. É a principal obra de Debord e a fundadora de uma corrente de crítica renovada que não estava satisfeita com o Capitalismo Ocidental e nem com o Socialismo bolchevique russo.
A obra é resultado de uma série de debates e leituras acerca dos conceitos desenvolvidos por Marx. O espetáculo, segundo o autor é uma droga para escravos que empobrecem a verdadeira qualidade da vida, é uma imagem invertida da sociedade desejável, na qual as relações mercantis suplantam os laços que unem as pessoas.
Em 1972, Guy Debord dissolveu a Internacional Situacionista depois que seus membros originais foram expulsos ou renunciaram. Debord então se concentrou no cinema, na leitura e ocasionalmente escrevendo, isolado em casa de campo em Champot, com sua segunda esposa Alice Becher-Ho.
Guy Debord cometeu suicídio em Bellevue-la-Montagne, França, no dia 30 de novembro de 1994.
Alguns livros de Guy Debord
- A Sociedade do Espetáculo (1967)
- Trabalhos Cinematográficos Completos (1978)
- Comentários sobre a Sociedade do Espetáculo (1988)
- Panegírico (1992)
Alguns filmes
- Lamentos em favor de Sade (1952)
- Crítica da Separação (1961)
- A Sociedade do Espetáculo (1973)
- In Girum Imus Nocte et Consumimur Igni (1978)
- Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
- Jean-Luc Godard (1930-2022) foi um cineasta francês, um dos principais nomes...
- Zé do Caixão é um personagem icônico interpretado por José Mojica Marins. O a...
- Júlio Verne (1828-1905) foi um escritor francês do século XIX, precursor da m...
- Charles Perrault (1628-1703) foi um importante escritor francês, autor de gra...
- Michel de Montaigne (1533-1592) foi um escritor e ensaísta francês, inventor...
- Gustave Flaubert Gustava Flaubert (1821-1880) foi um escritor francês. Escreveu o romance Mada...
- André Breton (1896-1966) foi um escritor francês, poeta e líder do Movimento...
- Balzac (1799-1850) foi um escritor francês. Escreveu A Comédia Humana, A Mulh...
- Émile Zola (1840-1902) foi um escritor e jornalista francês, o criador do rom...