Gustav Klimt

Pintor austríaco

Biografia de Gustav Klimt

Gustav Klimt (1862-1918) foi um pintor simbolista austríaco, líder do Movimento da Secessão de Viena – grupo de artistas que se desligaram do academismo da pintura e aderiu ao Simbolismo.

Gustav Klimt (1862-1918) nasceu na pequena localidade de Baumgarten, ao sul de Viena, na Áustria Imperial, que em 1867 foi substituída pelo Império Austro-Húngaro. Filho de Ernest Klimt e de Anna Finster foi o segundo dos sete filhos do casal. Com 14 anos ingressou na Escola de Artes e Ofícios de Viena, juntamente com seu irmão Ernest. Logo os dois estavam desenhando e vendendo retratos a partir de fotografias.

Em 1879, Gustav, seu irmão e o amigo Franz Matsch passaram a auxiliar seu professor na pintura de murais para o átrio do Museu de História da Arte de Viena. Em 1980 começaram a receber encomendas e realizaram diversos trabalhos, entre eles, quatro alegorias para o teto do Palácio Sturany em Viena, o teto do prédio da terma de Karlsbad na Tchecoslováquia e a decoração da Villa Hermès a partir de desenhos de Hans Makat.

Em 1886, ao realizar um trabalho para o Burgthater de Viena, o estilo de Gustav começou a se diferenciar, iniciando um processo de afastamento do academismo da pintura convencional aprendida na escola. Em 1890, Gustav Klimt fundou e presidiu, junto com outros artistas, a “Associação Austríaca de Artistas Figurativos”, com o objetivo de se contrapor à conservadora Sociedade dos Artistas Vienenses.

Engajado numa nova perspectiva desenvolveu uma produção de forte cunho decorativo, ganhando grande visibilidade e sendo solicitado para decorar prédios e instituições, como a decoração do teto e das escadarias laterais do imponente “Teatro Municipal de Viena”, além de ter finalizado o projeto de decoração do “Museu Histórico da Arte”.

Em 1894, recebeu a tarefa de pintar três grandes painéis para o teto do auditório da Universidade de Viena para representar as figuras da Filosofia, da Medicina e da Jurisprudência. Em 1900, apresentou seu primeiro painel, mas deixou de lado o estilo que o consagrara. Lançou mão de alegorias inusitadas em que corpos nus femininos eram apresentados em poses tidas como obscenas, que foi alvo de críticas e acirradas controvérsias. O último painel só foi concluído em 1907. Nesse mesmo ano, liderou um grupo de artistas que fundou a “Secessão de Viena” e aderiu ao simbolismo - a versão austríaca da Art Nouveau decorativa.

Seus trabalhos mais famosos pertencem a “fase dourada”, em que utiliza folhas de ouro e retrata principalmente mulheres adornadas por pequenos objetos e formas geométricas como no “Retrato de Adele Bloch-Bauer” (1907) e “O Beijo” (1907-1908), sua obra-prima. Pintava com extrema minúcia levando suas modelos a longuíssimas seções. Foi apaixonado por Emílie Flöge, com quem teve um longo caso de amor e foi sua companheira durante anos.

Com seu estilo rebelde de vestir, na maioria das vezes envolto em uma túnica escura, Gustav Klimt tornou-se uma figura exótica. Por muitos anos tentou, sem sucesso, ser admitido na Academia de Arte de Viena. Só em 1917, recebeu o devido reconhecimento, ao ser eleito membro honorário daquela entidade. No entanto, no ano seguinte sofreu um ataque de apoplexia.

Gustav Klimt faleceu em Viena, Áustria, no dia 6 de fevereiro de 1918.

Veja também as biografias de:
  • Gregor Mendel (1822-1884) foi biólogo austríaco, descobridor das leis da gené...
  • Karl Popper (1902-1994) foi um filósofo austríaco que elaborou teorias que re...
  • Nikola Tesla (1858-1943) foi um inventor austríaco que deixou importantes con...
  • Ludwig Wittgenstein (1889-1951) foi um filósofo austríaco que contribuiu com...
  • Johann Strauss (filho) (1825-1899) foi um importante músico, compositor e reg...
  • Wilhelm Reich (1897-1957) foi um importante psiquiatra e psicanalista austría...
  • Robert Musil (1880-1942) foi um escritor austríaco, autor da obra prima, “Um...
  • Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e importante psicólogo austríaco. Foi...
  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi um músico e compositor austríaco, con...
  • Franz Schubert (1797-1828) foi um compositor erudito austríaco, conhecido pel...

Última atualização: 21/10/2016