Gustave Flaubert
Biografia de Gustave Flaubert
Gustave Flaubert (1821-1880) foi escritor francês, autor do romance "Madame Bovary" que o levou aos tribunais. Foi acusado de ofensa a moral e a religião. Foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena e condenado pelos puritanos, pelo tema adultério, pela crítica ao clero e à burguesia. É um dos representantes mais importantes do realismo francês.
Gustave Flaubert (1821-1880) nasceu em Rouen, Normandia, França, no dia 21 de dezembro de 1821. Filho do médico cirurgião Achille-Cléophas Flaubert e Justine Caroline Fleuriot. Em 1832, entrou para o Colégio Real.
Distraído e desinteressado não gostava de estudar, preferia devorar romances. Redigia o semanário escolar "Arte e Progresso". Aos 15 anos foi atraído pelas peças de Shakespeare, Dumas e Vitor Hugo.
Na adolescência, ele se apaixonou por Elisa Schlesinger, mulher casada e onze anos mais velha que ele.
Carreira literária
Entre 1837 e 1845 escreveu o drama "Luís XI" e as novelas "Fantasia de Inferno", "Paixão e Virtude". O amor impossível por Elisa lhe inspirou os livros "Memórias de um Louco", "Novembre" e "Educação Sentimental", publicados posteriormente.
Gustave Flaubert estudava Direito em Paris, para satisfazer a vontade do pai. Em 1844, após o fracasso nos exames, sofreu o primeiro de seus ataques epiléticos.
Abandona o curso e foi morar com a família em um sítio em Croisset, à margem do Sena, próximo de Rouen. Em 1846, morreu seu pai e sua irmã Caroline.
Entre 1848 e 1851 realizou longa viagem ao Oriente Médio, Turquia, Grécia e Itália. Em suas frequentes estadas em Paris conheceu Louise Colet, que foi sua amante durante nove anos e com quem trocou intensa correspondência.
Madame Bovary
Em 1851, após longo período sem produzir, Flaubert iniciou "Madame Bovary", a mais famosa de suas obras, foram cinco anos de trabalho incessante. Escrevia e reescrevia a mesma página dezenas de vezes.
Em 1856, o romance começou a ser publicado na Revista de Paris e foi em 1857 publicado como livro, com alguns cortes em vista da austeridade dos costumes da época.
O livro conta a história de Emma Bovary, que se entrega a sucessivos casos de adultério para fugir da vida medíocre que julga levar ao lado do marido, um médico de província. O romance, que termina com o suicídio de Bovary, causa escândalo na França. Flaubert foi acusado de imoralidade e processado.
Em janeiro de 1857, senta-se no banco dos réus ao lado de Laurente Pichat, o editor da revista. Oito dias depois, o autor é absolvido e o livro, publicado em edição completa e se esgota rapidamente.
Outras obras
Depois da experiência, com Madame Bovary, Flaubert abandonou os temas do Realismo e retirou-se para estudos do passado histórico. Em "Salammbô" (1862), uma descrição quase cinematográfica da revolta dos mercenários na antiga Cartago.
Em 1874 publicou A Tentação de Santo Antônio, no qual apresentou um panorama de todas as ilusões religiosas da humanidade, inspirado por pessimismo desolado.
Flaubert publicou ainda duas novelas: A Lenda de São Julião Hospitaleiro e Heródias, que ele reuniu em 1877 no volume Três Contos, junto com o conto O Coração Simples, no qual conta a história de pobre empregada doméstica que passou a vida rezando pelo filho desaparecido no mar.
Gustave Flaubert faleceu em Croisset, França, no dia 8 de maio de 1880.
Frases de Gustave Flaubert
Cuidado com a tristeza. Ela é um vício.
Nada é mais humilhante do que ver o tolo vencer naquilo em que fracassámos.
Para se ter talento é necessário estarmos convencidos de que o temos.
A recordação é a esperança do avesso. Olha-se para o fundo do poço como se olhou para o alto da torre.
A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo.
- Júlio Verne (1828-1905) foi um escritor francês do século XIX, precursor da m...
- Michel de Montaigne (1533-1592) foi um escritor e ensaísta francês, inventor...
- Charles Perrault (1628-1703) foi um importante escritor francês, autor de gra...
- André Breton (1896-1966) foi um escritor francês, poeta e líder do Movimento...
- Balzac (1799-1850) foi escritor francês. Escreveu A Comédia Humana, A Mulher...
- Émile Zola (1840-1902) foi um escritor e jornalista francês, o criador do rom...
- François-René de Chateaubriand (1968-1848) foi um escritor, diplomata e polít...
- Montesquieu (1689-1755) foi um filósofo social e escritor francês. Foi o auto...
- Jean-Paul Sartre , (1905-1980) foi um filósofo e escritor francês, um dos maio...
- Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto fra...