Dennis Hopper

Ator e cineasta norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Dennis Hopper

Dennis Hopper (1936-2010) foi um ator e cineasta norte-americano. Tornou-se um ícone da contracultura ao dirigir e estrelar, ao lado de Peter Fonda, o filme Sem Destino.

Dennis Hopper nasceu em Dodge City, Kansas, Estados Unidos, no dia 17 de maio de 1936. Iniciou sua carreira atuando no western “Johnny Guitar” em 1954.

Dennis Hopper começou a despontar com pequenos papeis nos filmes: “Rebelde sem Causa” (1955), dirigido por Nicholas Ray e em “Assim Caminha a Humanidade” (1956) com a direção de George Stevens.

Em 1958, então com 22 anos, começou a mostrar sua rebeldia quando estava no set de filmagens de “Caçada Humana”, do diretor Henry Hathaway, quando discordou da maneira como a cena deveria ser interpretada, obrigando o diretor a rodar a tomada oitenta vezes seguidas.

No fim da batalha, Hathaway furioso declarou: “Sua carreira termina aqui”. Como consequência do ocorrido no set, Hopper quase não conseguiu papéis nos três anos seguintes. Em 1961, ao se casar com a filha de um produtor, voltou a trabalhar regularmente.

Sem Destino

Seu grande sucesso veio em 1969, quando dirigiu “Sem Destino”, estrelado por ele e pelo amigo Peter Fonda, que o transformou em um ícone da contracultura durante as quatro décadas seguintes.

dennis hopper

No filme Sem Destino, Hopper e Fonda são hippies que usam drogas para financiar uma viagem de moto pelos Estados Unidos, em busca de alguma verdade essencial.

No final os dois personagens são abatidos a tiros, mostrando que o sistema nunca toleraria que a liberdade atentasse contra ele. O filme transformou Hopper, Fonda e Jack Nicholson (que fazia uma ponta) nos personagens da contracultura.

Nos anos seguintes, Dennis Hopper se entregou aos excessos com sexo e drogas que o fez entrar em um pesadelo de abuso de substâncias, paranoia e degradação.

Apocalypse Now

Hopper só começou a sair dos excessos no ano de 1979, quando o ator Marlon Brando conseguiu que ele fosse escalado para atuar em “Apocalypse Now”, fazendo um repórter fotográfico alucinado. Hopper ressurgiu, mas o papel de rebelde e inconformista nunca se descolaria dele.

Hopper se orgulhava de não ter recusado um único papel que lhe tivesse sido oferecido desde que ressurgiu. Atuou em grandes filmes, como “Veludo Azul” (1986), “Velocidade Máxima” (1994) e “Waterworld” (1995), mas também em “Super Mário Bos” e “Jasão e os Argonautas”.

Nos anos 80, Hopper se livrou das drogas e seus impulsos autodestrutivos estavam mais domados. Em 2009 o ator sentiu-se mal durante uma turnê promocional do seriado “Crash”, no qual tinha um papel de grande destaque.

Exames posteriores mostraram uma disseminação de um câncer de próstata. Dennis Hopper faleceu em Los Angeles, Califórnia, no dia 29 de maio de 2010.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Woody Allen (1935) é um cineasta, ator, escritor e músico norte-americano, au...
  • Zé do Caixão é um personagem icônico interpretado por José Mojica Marins. O a...
  • Tim Burton (1958) é um cineasta norte-americano, autor de diversos filmes de...
  • Orson Welles (1915-1985) foi diretor, produtor, roteirista e ator de cinema n...
  • D. W. Griffith (1875-1948) foi um cineasta norte-americano. Foi inovador de t...
  • Francis Ford Coppola (1939) é um produtor, roteirista e diretor de cinema nor...
  • George Lucas Cineasta norte-americano, criador das séries Star Wars e Indiana Jones...
  • Keanu Reeves é um ator e cineasta nascido no Líbano e naturalizado canadense...
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...