Will Smith

Ator norte-americano

Biografia de Will Smith

Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado pela revista Forbes como o astro mais rentável em todo o mundo.

Willard Carroll Smith Jr. (1968) nasceu na Filadélfia, no dia 25 de setembro de 1968. Filho de Willard e de Caroline Smith, donos de uma empresa de refrigeração. Foi aluno da Overbrook Hight School e nessa época, recebeu o apelido de “Prince”, pela facilidade de escapar das encrencas em que se metia. Com 12 anos iniciou sua carreira de rapper.

Com 16 anos iniciou uma parceria com Jeff Townes e formou a dupla “DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince”, que conquistou o sucesso cantando Hip Hop. Em 1987 a dupla lançou seu primeiro disco intitulado “Rock The Hause”. Em 1989 receberam o primeiro Grammy de rap entregue a artistas desse gênero. A dupla se tornou popular nos anos 80 e 90.

Em 1989, Will Smith conheceu Benny Medina que produziu para ele a série ”Fresh Prince os Bell Air”, exibida no Brasil com o título de “Um Maluco no Pedaço”. No sitcom, Will ganhou o papel principal e mostrou seu talento como comediante, interpretando um jovem pobre que saiu de sua casa na Filadélfia e foi morar com seus sofisticados tios em Bel Air, para adquirir uma boa educação. A série que durou de 1990 até 1995 abriu as portas de Hollywood para Smith.

Em 1992, Will Smith iniciou sua bem sucedida carreira no cinema com “A Lei de Cada Dia”, que conta a história de adolescentes fugitivos que vivem nas ruas de Los Angeles. Em seguida vieram: “Feita Por Encomenda” (1993), “Seis Graus de Separação” (1993), “Bad Boys” (1995), “Independence Day” (1996), “Homens de Preto” (1997), “Inimigo do Estado” (1998), “Lendas da Vida” (2000), “Ali” (2001), no qual viveu o lutador de boxe Muhammad Ali, e recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Em 2006, Will Smith concorreu, pela segunda vez, ao “Oscar de Melhor Ator” com o personagem verídico, Chris Gardner, um vendedor de equipamentos médicos que, durante um ano péssimo de sua vida, perdeu tudo o que tinha, foi abandonado pela esposa e chegou a viver como sem-teto, com o filho pequeno, enquanto enfrentava um período de teste numa grande empresa de corretagem financeira. Dirigido pelo italiano Gabriele Muccino e contracenando com o próprio filho, Jaden Smith, com 8 anos, o drama arrancou lágrimas do público.

Em 2013, Will e o filho Jaden atuaram em “Depois da Terra” uma superprodução dirigida por M. Night Shyamalan, que se passa mil anos após um cataclisma que obrigou os humanos a escapar do planeta e encontrar um novo lar em Nova Prime. Will vive o general Cypher Raige, que tenta estreitar os laços com o filho Kitai, aspirante a soldado, quando um asteroide danifica a espaçonave em que estavam. Para sobreviver, pai e filho tentam acertar as diferenças e unir forças.

Em sua carreira de cantor, Will Smith já lançou diversos álbuns, sendo os seis primeiros com a dupla “DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince”. Em sua carreira solo, entre outros CDs lançou “Bom to Reign” (2002) e “Lost and Found” (2005), sendo ganhador de quatro Prêmios Grammy.

Os filmes de Will Smith estão entre os mais bem sucedidos em arrecadação de bilheteria, sendo classificado, pela revista Forbes, como o astro mais rentável em todo o mundo. Seus mais recentes sucessos foram: “Um Homem Entre Gigantes” (2015), “Golpe Duplo” (2015) e “Esquadrão Suicida” (2016).

Veja também as biografias de:
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Tyrone Power (1914-1958) foi um ator de cinema e teatro, norte-americano...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • James Dean (1931-1955) foi um ator norte-americano. Com três filmes, em pouco...
  • Chuck Norris (1940) é um ator norte-americano, campeão mundial de karatê que...
  • John Wayne (1907-1979) foi um ator e produtor de cinema norte-americano. Torn...
  • Bruce Willis (1955) é um ator e produtor norte-americano. Sua filmografia é u...

Última atualização: 14/10/2016