Harrison Ford

Ator norte-americano

Biografia de Harrison Ford

Harrison Ford (1942) é um ator norte-americano. Brilhou no cinema por sua atuação como "Han Solo" na saga "Star Wars" e como "Indiana Jones" na série criada por George Lucas e dirigida por Steve Spielberg.

Harrison Ford (1942) nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos, no dia 13 de julho de 1942. Filho de pai católico, diretor de publicidade, e de mãe judia, atriz de rádio, descendentes de irlandeses e russos respectivamente. Iniciou seus estudos na Stewart Elementary School, e em 1956 foi admitido na East Maine Township High School. Nessa época trabalhava na rádio do colégio. Após graduar-se em 1960, ingressou no curso de Literatura Inglesa e Filosofia no Ripon College, em Wisconsin. Quando cursava o terceiro ano, se inscreveu no curso de artes e descobriu sua verdadeira vocação.

Em 1964 retornou para Illinois e em seguida seguiu para Hollywood levando Mary Marquardt, uma atriz que conheceu na universidade e com quem se casou em 1964. Inicialmente tem dificuldades de conseguir papeis, mas depois de uma série de testes, recebe uma proposta da Columbia Pictures para um contrato para atuar em pequenos papeis na televisão. Nessa época sofre um acidente de carro ao ir de encontro a um poste. Sua cicatriz no queixo foi uma das marcas do acidente.

Em 1966 finalmente aparece em uma grande produção, “O Ladrão Conquistador”, mas ainda em um papel que não lhe deu direito de aparecer nos créditos. No mesmo ano se livrou de servir na Guerra do Vietnã. Em 1970, depois de aparecer em diversos pequenos papeis, com dois filhos para sustentar, resolve trabalhar como carpinteiro. Em 1973, com a ajuda de um freguês, foi escolhido pelo diretor George Lucas, para o elenco do filme “Loucuras de Verão”, que obteve enorme sucesso.

Em 1976, depois de atuar em alguns filmes, Harrison Ford consegue alguns papeis na televisão. Em 1977 atuou como coadjuvante em “A Convenção”, de Francis F. Coppola. Nesse mesmo ano, George Lucas lhe oferece o papel do capitão “Han Solo” em “Star War” (Guerra nas Estrelas), o primeiro filme da série de sete filmes de fantasia científica que se tornou um sucesso de bilheteria.

Em 1981, Harrison Ford consolidou sua carreira com o personagem “Indiana Jones”, em “Os Caçadores da Arca Perdida”, filme criado por George Lucas e dirigida por Steve Spielberg. Com o sucesso de bilheteria, o personagem se tornou um herói. Dando continuidade à série vieram: “Indiana Jones e o Tempo de Perdição” (1984), “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) e “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008).

Ao estrelar no filme “A Testemunha” (1985), dirigido por Peter Weir, Harrison Ford foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. Com mais de cinquenta filmes em sua carreira, foi indicado a quatro “Globos de Ouro”, por seu desempenho em “A Testemunha” (1985), “A Costa do Mosquito” (1986), “O Fugitivo” (1993) e “Sabrina” (1995).

Harrison Ford possui dois recordes no Guinnes Book, o de ator que mais gerou lucro de bilheteria e o de ator a ter o maior número de filmes que ultrapassaram a marca de cem milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos. Em 2000, Harrison Ford recebeu o “Life Achievement Award”, do Instituto Americano de Cinema. Em 2002 recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille, por sua contribuição ao cinema. Recebeu uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Seus mais recentes trabalhos no cinema foram: “Conexões Perigosas” (2013), “Os Mercenários 3” (2014), “A Incrível História da Adaline” (2015) e “Star Wars: O Despertar da Força” (2015).

Veja também as biografias de:
  • Johnny Depp (1963) é um ator, músico, produtor e diretor norte-americano. Atu...
  • Clark Gable (1901-1960) foi um ator norte-americano. Foi considerado O Rei de...
  • Will Smith (1968) é um ator, rapper e produtor norte-americano, considerado p...
  • Morgan Freeman (1937) é um ator, produtor, diretor, dublador e narrador norte...
  • Leonardo DiCaprio (1974) é um ator norte-americano. O filme "Titanic" foi o m...
  • Dwayne Johnson (1972) é um ator e produtor norte-americano de filmes de ação...
  • James Dean (1931-1955) foi um ator norte-americano. Com três filmes, em pouco...
  • Tyrone Power (1914-1958) foi um ator de cinema e teatro, norte-americano...
  • John Wayne (1907-1979) foi um ator e produtor de cinema norte-americano. Torn...
  • Chuck Norris (1940) é um ator norte-americano, campeão mundial de karatê que...

Última atualização: 25/11/2016