Willie Nelson

Cantor norte-americano

Biografia de Willie Nelson

Willie Nelson (1933), é um cantor e compositor norte-americano, reconhecido mundialmente como um dos ícones da música country.

William Nelson (1933), nome artístico de William Hugh Nelson, nasceu em Abbot, Texas, Estados Unidos, no dia 29 de abril de 1933. Willie e sua irmã Bobbie foram criados por seus avós, depois que sua mãe abandonou a casa e seu pai voltou a se casar.

Com seis anos, Willie ganhou de seu avô sua primeira guitarra e aprendeu a tocar e a cantar. Junto com sua irmã cantava música gospel na igreja local. Com sete anos escreveu sua primeira música e com nove anos já participava da banda “Bohemia Polka”. Na escola, cantava e tocava na banda “The Texas”.

Durante um curto período ele trabalhou como operador de telefone e como podador de árvores. Em 1950 concluiu o segundo grau e serviu na Força Aérea norte-americana. Trabalhou também como DJ em diversas estações de rádio, no Texas e em Washington. Em 1952 se casou com Martha Matthews.

Antes de se firmar na música, trabalhou como guarda de um clube noturno, como fabricante de selas de montar e como empregado em um campo de petróleo. Mais tarde, mudou-se para Pleasanton, Texas, quando se apresentou para um teste para trabalhar como disc-jockey na KBOP. Mesmo sem experiência, conquistou o emprego. Em 1955, usando equipamentos da estação, realizou suas duas primeiras gravações: “The Storm Has Just Begun”, composta quando tinha 12 anos, e “When I’ve Sung My Last Hillbilly Sung”.

Mais tarde, escreveu canções para outros artistas. Em 1960 mudou-se para Nashville, no Tennessee, quando fez sucesso com suas músicas gravadas por grandes nomes do country como “Crazy”, gravada por Patsy Cline, “Funny How Time Slips Away”, gravada por Billy Walker e “Hello Walls” gravada por Faron Young.

Em 1962, assinou contrato com a Liberty Records e logo estava entre os dez primeiros nas paradas musicais com as músicas “Touch Me” e “Willingly”. Em 1970, muda-se para Austin, no Texas e junto com o amigo Waylon Jennings iniciou o movimento “country outlaw”. Em 1973 lança seu primeiro álbum “Shotgun Willie” que mudou sua imagem de cantor de country tradicional. Em 1975 lança: “Red Haded Stranger”.

Em 1976, junto com Waylon Jennings, Tompall Glaser e Jessi Colter, lançou o disco “Wanted” The Outlaws , que recebeu o disco de platina. No início dos anos 80, a música “On The Road Again” foi uma das mais tocadas nas rádios e posteriormente fez parte da trilha sonora do filme Forrest Gump. Sua discografia conta com mais de 60 álbuns.

Além de sua carreira musical, também atuou nos filmes “The Electric Horseman” (1979), com Robert Redford, “Honeysuckle Rose Songwriter” (1980), “The Songwriter” (1984), “Red-Headed Stranger” (1987), “Wag The Dog” (1997) e “Half Baked” (1998). Em 1993, entrou para a “Country Music Hall of Fame”. Ainda nos anos 90, teve problemas com a sonegação de impostos e também foi detido em várias ocasiões por porte de maconha. Willie Nelson foi casado quatro vezes e tem sete filhos.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 27/04/2017