Orson Welles

Cineasta norte-americano

Biografia de Orson Welles

Orson Welles (1915-1985) foi diretor, produtor, roteirista e ator de cinema norte-americano. Teve seu nome reconhecido na direção, atuação e roteiro do clássico do cinema "Cidadão Kane"

George Orson Welles (1915-1985) nasceu em Kenosha, Wisconsin, Estados Unidos, no dia 06 de maio de 1915. Órfão quando adolescente começou a estudar e pintar com 16 anos. Nessa época, também passou a atuar no teatro experimental. Com 19 anos fez sua estreia na Broadway na montagem de Romeu e Julita.

Tornou-se amigo e colaborador do diretor e produtor John Houseman, que o levou a participar do Federal Theatre Project, quando estreou na montagem, produção e direção da peça Macbeth, encenada no Harlem. Da parceria entre eles nasceu a companhia Mercury Theatre, que realizou diversos projetos, entre eles, “Júlio Cesar”, em 1937, onde Welles fez o papel de Brutus.

Orson Welles também fez carreira no rádio, onde se destacou, em 1938, na Rádio CBS, ao dramatizar com realismo, o texto "A Guerra dos Mundos", um clássico da ficção de H. G. Wells, onde marcianos haviam chegado a terra e estavam em Nova Jersey. Milhares de pessoas entraram em pânico e começaram a fugir de suas casas. A repercussão do evento foi tão grande que Orson fechou um contrato milionário com Hollywood, para fazer dois filmes, com liberdade para dirigir e atuar.

Orson Welles recebeu grande influência de cineastas como Griffith e Eisenstein. Estreou no cinema com o famoso filme "Citizen Kane" (Cidadão Kane, 1939), no qual escreveu, dirigiu e atuou. A obra foi considerada uma das maiores de toda a história do cinema. Cidadão Kane também serviu como marco cinematográfico por conta das realizações estéticas, a narrativa não linear e edição bastante sofisticada para a época.

Orson Welles foi acusado de ter feito o roteiro de Cidadão Kane baseado na vida do empresário da comunicação e milionário decadente William Randolph Hearst, que contrariado encabeça uma campanha para a destruição de todas as cópias do filme. No início o filme deu prejuízo, mas com os relançamentos transformou-se em um clássico do cinema, recebendo o Oscar de Melhor Roteiro Original, em 1942.

Sua filmografia, como diretor e ator, reúne outros filmes de grande importância como: “Soberba” (1942), “A Dama de Shangai” (1947), “Macbeth” (1948), “Othello” (1952), “A Marca da Maldade” (1958) e o “Processo” (1962).

Orson Welles morreu vítima de ataque cardíaco, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos no dia 10 de outubro de 1985.

Veja também as biografias de:
  • Tim Burton (1958) é um cineasta norte-americano, autor de diversos filmes de...
  • D. W. Griffith (1875-1948) foi um cineasta norte-americano. Foi inovador de t...
  • Francis Ford Coppola (1939) é um produtor, roteirista e diretor de cinema nor...
  • Woody Allen (1935) é um cineasta, ator, escritor e músico norte-americano, au...
  • Dennis Hopper (1936-2010) foi um ator e cineasta norte-americano. Tornou-se u...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...
  • Fernando Meirelles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O...
  • Federico Fellini (1920-1993) foi um cineasta italiano, considerado um mestre...

Última atualização: 13/04/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.