Orson Welles

Cineasta norte-americano
Por Dilva Frazão

Biografia de Orson Welles

Orson Welles (1915-1985) foi diretor, produtor, roteirista e ator de cinema norte-americano. Teve seu nome reconhecido na direção, atuação e roteiro do clássico do cinema "Cidadão Kane".

George Orson Welles nasceu em Kenosha, Wisconsin, Estados Unidos, no dia 06 de maio de 1915. Filho de um industrial, com 11 anos já havia dado a volta ao mundo duas vezes.

Ficou órfão de pai com 13 anos de idade. Começou a estudar arte em Chicago e trabalhou como jornalista. Nessa época, também passou a atuar no teatro experimental.

Estreia no teatro

Com 19 anos fez sua estreia na Broadway na montagem de Romeu e Julita, interpretando Hamlet.

Tornou-se amigo e colaborador do diretor e produtor John Houseman, que o levou a participar do Federal Theatre Project, quando estreou com a montagem, produção e direção da peça Macbeth, encenada no Harlem.

Da parceria entre eles nasceu a companhia Mercury Theatre, que realizou diversos projetos, entre eles, uma versão de “Júlio Cesar”, de Shakespeare em 1937, onde Welles fez o papel de Brutus.

Radialista

A partir de 1934, Orson Welles iniciou sua carreira no rádio. Em 1938, ele começou a produzir, com o Grupo Mercury, peças de radio-teatro adaptada dos romances famosos.

A fama nacional veio com o programa de 30 de outubro de 1938, na Rádio CBS, ao dramatizar com realismo, o texto baseado em "A Guerra dos Mundos", um clássico da ficção de H. G. Wells.

Usou um formato de um noticiário simulado no qual era anunciado um ataque a New Jersey por marcianos haviam chegado a terra. Não percebendo tratar-se de uma encenação, milhares de pessoas entraram em pânico e começaram a fugir de suas casas.

A repercussão do evento foi tão grande que Orson fechou um contrato milionário com Hollywood, para fazer dois filmes, com liberdade para dirigir e atuar.

Cidadão Kane

Orson Welles estreou no cinema com o famoso filme "Citizen Kane" (Cidadão Kane, 1939), no qual escreveu, dirigiu e atuou. A obra fazia uma crítica severa ao estilo de vida americano.

orson welles
Orson Welles em Cidadão Kane

Orson Welles foi acusado de ter feito o roteiro de Cidadão Kane baseado na vida do empresário da comunicação e milionário decadente William Randolph Hearst, que contrariado encabeça uma campanha para a destruição de todas as cópias do filme.

No início o filme deu prejuízo, mas com os relançamentos transformou-se em um clássico do cinema, recebendo o Oscar de Melhor Roteiro Original, em 1942.

A obra foi considerada uma das maiores de toda a história do cinema. Cidadão Kane também serviu como marco cinematográfico por conta das realizações estéticas, a narrativa não linear e edição bastante sofisticada para a época.

Orson Welles morreu vítima de ataque cardíaco, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos no dia 10 de outubro de 1985.

Sua filmografia, como diretor e ator, reúne outros filmes de grande importância como:

  • Soberba (1942)
  • O Estrangeiro (1946)
  • A Dama de Xangai (1948)
  • Othello (1952)
  • A Marca da Maldade (1958)
  • Processo (1962)

Última atualização: 22/06/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Tim Burton (1958) é um cineasta norte-americano, autor de diversos filmes de...
  • D. W. Griffith (1875-1948) foi um cineasta norte-americano. Foi inovador de t...
  • Francis Ford Coppola (1939) é um produtor, roteirista e diretor de cinema nor...
  • Woody Allen (1935) é um cineasta, ator, escritor e músico norte-americano, au...
  • Dennis Hopper (1936-2010) foi um ator e cineasta norte-americano. Tornou-se u...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...
  • Fernando Meirelles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O...
  • Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes...