Olivia Newton-John

Atriz e cantora britânica
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Olivia Newton-John

Olivia Newton-John foi uma atriz e cantora britânica que se destacou nos anos 70 e 80. 

Alcançou a fama após estrelar o filme Grease ao lado de John Travolta e fez sucesso na música com canções como Physical, Xanadu e You're the One That I Want.

Olivia faleceu em 2022 após lutar por mais de 30 anos contra o câncer e fez de sua batalha uma bandeira a favor da saúde e bem-estar.

Trajetória e carreira artística

Nascida em 26 de setembro de 1948 em Cambridge, na Inglaterra, Olivia veio de uma família conhecida. Seu avô, Max Born, foi um físico que ganhou um Prêmio Nobel e seus pais eram professores acadêmicos. 

A família se mudou para a Austrália, onde Olivia cresceu. Ainda na adolescência ela integrou um grupo de garotas que se apresentavam na cidade. Participou de programas e concursos e aos 18 anos gravou o primeiro single. Em seu segundo single chegou a cantar com Bob Dylan.

O primeiro disco de sucesso veio em 1973 sendo intitulado Let Me Be There. Nos EUA ganhou um Grammy de “melhor vocalista de country”.

Ela vendeu muitos exemplares e sua música de maior sucesso foi Physical.

Mas Olivia atingiu o auge da carreira após protagonizar o filme musical Greaseadaptação de uma peça da Broadway. Ela deu vida à Sandy e fazia par romântico com Danny, vivido por John Travolta.

Ela e John Travolta se tornaram amigos, mas nunca tiveram um relacionamento amoroso.

Vida pessoal e batalha contra o câncer

Em 1986 Olivia deu à luz a sua única filha, Chloe, fruto do relacionamento com o dançarino Matt Lattanzi, com quem foi casada de 1978 a 1992.

Foi em 1992 que seu pai faleceu e que ela recebeu o diagnóstico de um câncer de mama, doença que tratou na época, mas que retornou mais algumas vezes. Olivia travou uma luta contra o câncer por mais de 30 anos, realizando também trabalhos de conscientização e filantropia sobre a doença. Ela se tratava com maconha medicinal para aliviar a dore fazia campanha a favor do remédio.

Em 1994 começou a se relacionar com o cinegrafista Patrick McDermott, que em 2005 desapareceu em uma pesca noturna, sendo declarado como morto por afogamento 3 anos depois. Em 2010 veio à tona a informação de que ele estava vivo morando no México e havia forjado a própria morte para fugir de dívidas.

Mais tarde se casou com John Easterling, com quem permaneceu até o fim da vida.

Últimos anos e morte

Olivia Newton-John faleceu aos 73 anos em 8 de agosto de 2022 na Califórnia, EUA. Cercada por amigos e familiares, ela não resistiu aos avanços do câncer metástico após três décadas do primeiro diagnóstico.

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira...
  • Larissa Manoela (2000) é uma atriz, cantora, modelo, digital influencer e esc...
  • Dulce María (1985) é uma atriz, cantora e compositora mexicana. Fez grande su...
  • Madonna (1958) é uma cantora, atriz, dançarina e produtora musical norte-amer...
  • Selena Gomez (1992) é atriz, cantora e compositora norte-americana. Engajada...
  • Miley Cyrus (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Ficou...
  • Anitta (1993) é uma cantora, compositora, atriz dançarina e produtora musical...
  • Ariana Grande (1993) é uma estrela do pop norte-americana que canta, compõe e...
  • Barbra Streisand (1942) é uma cantora, atriz e diretora de cinema norte-ameri...
  • Inezita Barroso (1925-2015) foi uma conhecida atriz, apresentadora, cantora e...