Francis Ford Coppola

Cineasta norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Francis Ford Coppola

Francis Ford Coppola (1939) é um produtor, roteirista e diretor de cinema norte-americano. Adaptou e dirigiu uma das mais aclamadas trilogias do cinema, “O Poderoso Chefão”.

Francis Ford Coppola nasceu em Detroit, Estados Unidos, no dia 7 de abril de 1939. Filho dos imigrantes italianos Carmine Coppola, músico e compositor, e da atriz Italia Coppola, cresceu no bairro de Queens, em Nova Iorque. Com nove anos contraiu poliomielite que o obrigou a permanecer longo tempo na cama.

Depois de graduar-se na escola de cinema da Universidade de Los Angeles, colaborou com Roger Corman em vários filmes de terror. Realizou seus primeiros trabalhos como diretor recebendo elogios do público e da crítica. Em 1969 venceu seu primeiro Oscar por seu trabalho como roteirista de Patton.

O Poderoso Chefão

Coppola chamou a atenção da Paramont que o contratou como roteirista e diretor do filme “O Poderoso Chefão” (1972). O filme é uma adaptação do livro Homônimo de Mário Puzo, e se transformou em um clássico do cinema. Recebeu o “Oscar de Melhor Roteiro Adaptado” de 1973, e Coppola foi indicado como Melhor Diretor.

O filme O Poderoso Chefão conta a história da família mafiosa dos Corleones. É estrelado por Marlon Brando e Al Pacino. Em 1974, dando continuidade à saga, Coppola lançou “O Poderoso Chefão II”, que em 1975, venceu o “Oscar de Melhor Filme”, “Melhor Diretor” e “Melhor Roteiro Adaptado”. Em 1990 lançou o terceiro filme da saga, “O Poderoso Chefão III”, que apesar de não receber a aclamação da crítica, em 1991 recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Filme e Melhor diretor.

Outros trabalhos

Ainda nos anos 70, Francis Ford Coppola fez grande sucesso com o lançamento de “Apocalypse Now” (1979), baseado na novela de Joseph Conrad, “Heart of Parkness” de 1908. A história gira em torno de Benjamin L. Willard, um capitão do exército dos Estados Unidos, em plena Guerra do Vietnam. Rodado nas Filipinas o filme se tornou a mais cara experiência de Coppola, que teve que hipotecar sua casa para conseguir financiamento para terminar as gravações. O filme recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor.

Após Apocalypse Now, Coppola realizou filmagens de menor custo financeiro, porém memoráveis, entre elas: “O Fundo do Coração” (1982), “Vidas Sem Rumo” (1983), “O Selvagem da Motocicleta” (1983) e “Cotton Club” (1984).

Depois da terceira parte da O Poderoso Chefão (1990), Coppola lançou “Drácula de Bram Stoker” (1992), filme que foi fiel a novela Drácula (1897), do autor irlandês Bram Stoker. Coppola combinou a história de terror com uma história romântica e épica.

Entre outros filmes que contou com a participação de Coppola destacam-se: “As Virgens Suicídas” (1999), “Velha Juventude” (2007), “Virgínia” (2011), “Seduzido e Abandonado” (2013), “Harold and Lillian: A Hollywood Love Story” (2015) e “Olhos Famintos 3” (2017).

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Tim Burton (1958) é um cineasta norte-americano, autor de diversos filmes de...
  • Orson Welles (1915-1985) foi diretor, produtor, roteirista e ator de cinema n...
  • D. W. Griffith (1875-1948) foi um cineasta norte-americano. Foi inovador de t...
  • George Lucas Cineasta norte-americano, criador das séries Star Wars e Indiana Jones...
  • Woody Allen (1935) é um cineasta, ator, escritor e músico norte-americano, au...
  • Dennis Hopper (1936-2010) foi um ator e cineasta norte-americano. Tornou-se u...
  • Zé do Caixão é um personagem icônico interpretado por José Mojica Marins. O a...
  • Angelina Jolie A atriz e cineasta estadunidense é uma das figuras de maior de...
  • Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou con...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...