Francis Drake

Navegante e explorador inglês

Biografia de Francis Drake

Francis Drake (1537-1596) foi um navegante e explorador inglês, herói da Marinha britânica, responsável pela destruição da Incrível Armada espanhola.

Francis Drake nasceu em Devonshire, Inglaterra, provavelmente no ano de 1537. Ainda jovem, alistou-se como ajudante de marinheiro em um pequeno barco. Com 25 anos juntou-se à flotilha de um parente que fazia o tráfico de escravos no Atlântico. Realizou várias viagens como corsário.

Pirataria

Durante uma viagem em direção às “Índias Ocidentais”, os espanhóis, que proibiam o comércio a todo navegante estrangeiro, surpreenderam os ingleses e poucos sobreviveram. Drake se salvou, mas jurou vingança. Em 1572, com o apoio da rainha Elizabeth I, partiu da Inglaterra com dois pequenos navios e saqueou os portos das cidades de Nombre de Dios, no Panamá e de Cartagena das Índias, na Colômbia, apoderando-se de grande quantidade de prata espanhola.

Viagem de Circum-navegação

Em 1577, a rainha encomendou uma expedição secreta contra as colônias espanholas do Pacífico. No comando de cinco barcos, Francis Drake empreendeu sua mais famosa viagem. Cruzou o Atlântico e chegou ao Rio da Prata, e mais tarde ao Estreito de Magalhães e atingiu as costas americanas do Pacífico.

Em 1579 ne volta pelo Pacífico, chegou às ilhas Molucas, depois a Java e Celebes, na Indonésia. Contornou o Cabo da Boa Esperança, chegando a Plymouth, em 1580. Francis Drake foi recebido triunfalmente e aclamado como o primeiro inglês e o segundo navegador a completar a circum-navegação do mundo. (O primeiro foi o português Fernão de Magalhães)

Sir Francis Drake

Na volta de sua viagem de circum-navegação, trazendo tesouros saqueados dos espanhóis, Francis Drake recebe das mãos da rainha Elizabeth I, o título de Sir, em uma cerimônia a bordo do Golden Hind.

Em 1585, Francis Drake recebeu nova missão e partiu para as Índias Ocidentais, quando atacou as colônias de San Agustin (Flórida) e fundou o primeiro assentamento inglês no Novo Mundo na Ilha de Roanoke (Carolina do Norte).

Destruição da Invencível Armada Espanhola

Em 1587, na Guerra entre a Espanha e a Inglaterra, Francis Drake é encarregado de uma nova missão: destruir a armada espanhola fundeada o porto de Cádiz, no comandando 90 navios leves e de fácil manobra. No dia 28 de julho os ingleses lançam oito navios incendiários contra a famosa e até então impenetrável formação de meia-lua da esquadra espanhola. Na fuga, a esquadra espanhola estava reduzida à metade.

Morte

Em 1595, Francis Drake empreendeu a última viagem de saque às Índias Ocidentais, mas a tripulação foi dizimada por uma febre e o empreendimento fracassou. O próprio Drake foi atacado e faleceu, sendo jogado nas águas do mar, na altura de Portobelo, Panamá.

Francis Drake faleceu em Portobelo, Panamá, no dia 28 de janeiro de 1596.

Veja também as biografias de:
  • Juan Ponce de León (1474-1521) foi um explorador espanhol. Acompanhou Colombo...
  • David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que in...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Foi gr...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Alexander Fleming (1881-1955) foi um médico inglês, que descobriu a penicilin...
  • John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder da banda The Beatles, con...

Última atualização: 24/01/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.