Francis Drake

Navegante e explorador inglês
Por Dilva Frazão

Biografia de Francis Drake

Francis Drake (1537-1596) foi um navegante e explorador inglês, herói da Marinha britânica, responsável pela destruição da Incrível Armada espanhola.

Francis Drake nasceu em Devonshire, Inglaterra, provavelmente no ano de 1537. Ainda jovem, alistou-se como ajudante de marinheiro em um pequeno barco. Com 25 anos juntou-se à flotilha de um parente que fazia o tráfico de escravos no Atlântico. Realizou várias viagens como corsário.

Pirataria

Durante uma viagem em direção às “Índias Ocidentais”, os espanhóis, que proibiam o comércio a todo navegante estrangeiro, surpreenderam os ingleses e poucos sobreviveram. Drake se salvou, mas jurou vingança. Em 1572, com o apoio da rainha Elizabeth I, partiu da Inglaterra com dois pequenos navios e saqueou os portos das cidades de Nombre de Dios, no Panamá e de Cartagena das Índias, na Colômbia, apoderando-se de grande quantidade de prata espanhola.

Viagem de Circum-navegação

Em 1577, a rainha encomendou uma expedição secreta contra as colônias espanholas do Pacífico. No comando de cinco barcos, Francis Drake empreendeu sua mais famosa viagem. Cruzou o Atlântico e chegou ao Rio da Prata, e mais tarde ao Estreito de Magalhães e atingiu as costas americanas do Pacífico.

Em 1579 ne volta pelo Pacífico, chegou às ilhas Molucas, depois a Java e Celebes, na Indonésia. Contornou o Cabo da Boa Esperança, chegando a Plymouth, em 1580. Francis Drake foi recebido triunfalmente e aclamado como o primeiro inglês e o segundo navegador a completar a circum-navegação do mundo. (O primeiro foi o português Fernão de Magalhães)

Sir Francis Drake

Na volta de sua viagem de circum-navegação, trazendo tesouros saqueados dos espanhóis, Francis Drake recebe das mãos da rainha Elizabeth I, o título de Sir, em uma cerimônia a bordo do Golden Hind.

Em 1585, Francis Drake recebeu nova missão e partiu para as Índias Ocidentais, quando atacou as colônias de San Agustin (Flórida) e fundou o primeiro assentamento inglês no Novo Mundo na Ilha de Roanoke (Carolina do Norte).

Destruição da Invencível Armada Espanhola

Em 1587, na Guerra entre a Espanha e a Inglaterra, Francis Drake é encarregado de uma nova missão: destruir a armada espanhola fundeada o porto de Cádiz, no comandando 90 navios leves e de fácil manobra. No dia 28 de julho os ingleses lançam oito navios incendiários contra a famosa e até então impenetrável formação de meia-lua da esquadra espanhola. Na fuga, a esquadra espanhola estava reduzida à metade.

Morte

Em 1595, Francis Drake empreendeu a última viagem de saque às Índias Ocidentais, mas a tripulação foi dizimada por uma febre e o empreendimento fracassou. O próprio Drake foi atacado e faleceu, sendo jogado nas águas do mar, na altura de Portobelo, Panamá.

Francis Drake faleceu em Portobelo, Panamá, no dia 28 de janeiro de 1596.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Juan Ponce de León (1474-1521) foi um explorador espanhol. Acompanhou Colombo...
  • David Livingstone (1813-1873) foi um missionário e explorador escocês, que in...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebe...
  • John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
  • John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder da banda The Beatles, con...