Francis Drake

Corsário inglês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Francis Drake

Francis Drake (1537-1596) foi um corsário inglês e traficante de escravos. Herói da Marinha Britânica, foi o responsável pela destruição da Invencível Armada Espanhola.

Francis Drake nasceu em Devonshire, Inglaterra, provavelmente no ano de 1537. Ainda jovem, alistou-se como ajudante de marinheiro em um pequeno barco. Com 25 anos juntou-se à flotilha de um parente que fazia o tráfico de escravos no Atlântico. Realizou várias viagens como corsário.

Pirataria

Francis Drake foi o mais famoso corsário da história. O capitão organizava suas expedições com o consentimento da rainha Elizabeth I, da Inglaterra, que se servia dos piratas para enfraquecer o poderio colonial espanhol. Elizabeth I, que reinou de 1558 a 1603, concedia aos capitães uma “patente de corso”, documento com o qual a coroa inglesa legalizava a pirataria, desde que a serviço de Sua Majestade.

Em meados do século XVI e durante todo o século XVII, inúmeros navios corsários, principalmente ingleses, mas depois também franceses e holandeses se dirigiam ao mar das Antilhas para pilhar os galeões espanhóis ou saquear as cidades costeiras das colônias espanholas.

Durante uma viagem em direção às “Índias Ocidentais”, os espanhóis, que proibiam o comércio a todo navegante estrangeiro, surpreenderam os ingleses e poucos sobreviveram. Drake se salvou, mas jurou vingança.

Em 1572, com o apoio da rainha Elizabeth I, partiu da Inglaterra com dois pequenos navios e saqueou os portos das cidades de Nombre de Dios, no Panamá e de Cartagena de Índias (atual Colômbia), apoderando-se de grande quantidade de prata das expedições espanholas.

Viagem de Circum-navegação

Em 1577, a rainha encomendou uma expedição secreta contra as colônias espanholas do Pacífico. No comando de cinco barcos, Francis Drake empreendeu sua mais famosa viagem. Cruzou o Atlântico e chegou ao Rio da Prata, e mais tarde ao Estreito de Magalhães e atingiu as costas americanas do Pacífico, realizando valiosíssimas pilhagens. Alcançou a Califórnia, que chamou de Nova Albion.

Em 1579 na volta pelo Pacífico, chegou às ilhas Molucas, depois a Java e Celebes, na Indonésia. Contornou o Cabo da Boa Esperança, chegando a Plymouth, na Inglaterra em 1580, completando a circunavegação do globo. Francis Drake foi recebido triunfalmente e aclamado como o primeiro inglês e o segundo navegador a completar a circum-navegação do mundo. (O primeiro foi o português Fernão de Magalhães)

Sir Francis Drake

Na volta de sua viagem de circum-navegação, trazendo tesouros saqueados dos espanhóis, Francis Drake recebe das mãos da rainha Elizabeth I, o título de Sir, em uma cerimônia a bordo do Golden Hind.

Em 1585, Francis Drake recebeu nova missão e partiu para as Índias Ocidentais com uma fra de 25 navios com a missão de saquear as possessões da Espanha nas Índias Ocidentais. Atacou as colônias de San Agustin (Flórida) e São Domingos, nas Antilhas. Fundou o primeiro assentamento inglês no Novo Mundo na Ilha de Roanoke (Carolina do Norte).

Destruição da Invencível Armada Espanhola

Em 1587, em nova incursão aos portos espanhóis, Francis Drake foi encarregado de uma nova missão: destruir os navios que se encontrava no porto de Cádiz. No dia 28 de julho de 1588, quando o rei Filipe II da Espanha enviou a Invencível Armada contra os ingleses, estes lançam oito navios incendiários contra a famosa e até então impenetrável formação de meia-lua da esquadra espanhola. Na fuga, a esquadra espanhola estava reduzida à metade.

Morte

Os últimos anos de Drake foram difíceis. Depois de ataques frustrados à La Coruña e Lisboa, em 1589, empreendeu sua última viagem de saque às Índias Ocidentais, mas a tripulação foi dizimada por uma febre e o empreendimento fracassou. Ele próprio foi atacado e morreu.

Francis Drake morreu em Puerto Bello, (posteriormente Portobelo, Panamá), no dia 28 de janeiro de 1596. Seu corpo foi jogado ao mar.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebe...
  • John Lennon (1940-1980) foi um músico inglês, líder da banda The Beatles, con...
  • Lewis Carroll (1832-1898) foi escritor e matemático inglês. É o autor do livr...
  • Charles Dickens (1812-1870) foi um escritor inglês, autor dos romances “David...