Jürgen Habermas

Filósofo alemão

Biografia de Jürgen Habermas

Jürgen Habermas (1929) é um filósofo alemão e um dos mais influentes sociólogos do pós-guerra. É conhecido por suas teorias sobre a razão comunicativa e considerado um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.

Jürgen Habermas (1929) nasceu em Düsseldorf, Alemanha, no dia 18 de junho de 1929. Durante sua juventude já se interessava por questões sociais. Estudou Filosofia, Literatura Alemã e Economia nas universidades de Göttingen, Zurique e Bonn. Em 1954, sua preocupação com as questões políticas aparecem em sua tese de doutorado, intitulada “Estudante e Política”, quando realizou uma pesquisa empírica sobre a participação estudantil na política alemã.

Passou a escrever como free-lance para jornais alemães e seus textos chamaram a atenção do filósofo Theodor W. Adorno, um dos fundadores da Escola de Frankfurt de Teoria Crítica, juntamente com Max Horkheimer. Em 1956 Habermas é convidado por Adorno para trabalhar como seu assistente no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, e o influencia com sua análise crítica da sociedade.

Devido à aversão de Max Horkheimer, então diretor do Instituto, ao jovem de orientação marxista e politicamente engajado, Jürgen muda-se para Marburg, onde obteve sua livre-docência com a tese intitulada “Mudanças Estruturais do Espaço Público”. Em 1964 retorna a Frankfurt, e assume a direção do Instituto de Pesquisas.

Ainda na década de 60 defende os violentos protestos estudantis ocorridos na Alemanha. É a favor da participação política por meio da desobediência civil, mas se distancia de grupos radicais e do líder estudantil e o acusa de fascista de esquerda em seu texto “A Pseudo Revolução e Seus Filhos”. Com essa atitude, é hostilizado por boa parte da esquerda alemã.

Passou a ensinar Filosofia em Heidelberg e Sociologia em Frankfurt. Em 1968, transferiu-se para os Estados Unidos, onde lecionou na New School for Social Research de Nova Iorque. Entre os anos de 1971 e 1980 dirigiu o Instituto Max Planck de Starnberg, na Baviera. Em 1981 publicou “Teoria da Ação Comunicativa”, onde trata dos fundamentos da teoria social, da análise da democracia, do Estado de direito e da política contemporânea, especialmente da Alemanha. É uma tentativa de restabelecer a relação entre o Socialismo e a Democracia.

Essa publicação considerada sua obra mais importante tem uma grande relevância dentro do contexto de qualquer regime que se pretende democrático, quando sugere um modelo de ação comunicativa, a Democracia Deliberativa, na qual a sociedade é que deve criar suas próprias regras através de um consenso de forma não coercitiva.

Em 1983 Habermas transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang Von Goethe, em Frankfurt, onde conquistou a cátedra de Filosofia, permanecendo ali até sua aposentadoria, em 1994. Recebeu diversos prêmios e distinções, entre eles, o Prêmio Cultural de Hessen, em 1999, e o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão, em 2001. Em 2006 publicou “O Ocidente Dividido”.

Veja também as biografias de:
  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
  • Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do siste...
  • Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão da corrente existencialis...
  • Friedrich Engels (1820-1895) foi um filósofo social e político alemão. Teve p...
  • Theodor Adorno (1903-1969) foi um filósofo, sociólogo e musicólogo alemão, um...
  • Arthur Schopenhauer (1788-1860) foi um filósofo alemão do século XIX, fez par...
  • Ernst Cassirer (1874-1945) foi um filósofo alemão, considerado um dos mais im...
  • Wilhelm Dilthey (1833-1911) foi um filósofo historicista alemão que deixou im...
  • Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Cri...
  • Friedrich Nietzsche Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo e escritor alemão de grande i...

Última atualização: 26/04/2016

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.