Keith Haring

Desenhista norte-americano

Biografia de Keith Haring

Keith Haring (1958-1990) foi um desenhista e ativista-social norte-americano. Sua arte pop e seus grafites que ganharam grande destaque no metrô de Nova Iorque nos anos 80 o levou a se tornar um artista internacional. 

Keith Allan Haring nasceu em Reading, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 4 de maio de 1958. Era filho de Allan Haring, engenheiro e cartunista amador, e de Joan Harring mudou-se para Kutztown ainda criança.

Foi aluno da Kutztown High Scool. Entre 1976 e 1978 frequentou o curso de design gráfico na Ivy School of Professional Arts de Pittsburgh. Em 1978 mudou-se para Nova Iorque para estudar na Escola de Artes Visuais.

Grafites no metrô

Inicialmente, Haring expressava sua arte nas ruas junto com outros grafiteiros. Aos poucos suas linhas foram se simplificando e muitas vezes o artista expressava seu desenho em apenas uma linha contínua.

A partir da década de 80, Keith Haring chamou a atenção do público com sua arte do grafite no metrô de Nova Iorque, que se tornou seu laboratório. Seus grafites eram feitos em giz branco em espaços pretos livres para propaganda.

keith haring

Nessa época, passou a expor sua arte no Club 57, uma galeria que mostrava os trabalhos de artistas emergentes e que se tornou ponto de encontro da elite vanguardista.

O trabalho de Keit Haring se projetou internacionalmente e em 1982 ele foi destaque na Documenta (Alemanha) e na Bienal de São Paulo. Com suas linhas contínuas ele mostrava energia e movimento, como na obra, “sem título”, de 1982.

keith haring

Em outubro de 1982, Haring realizou sua primeira individual e a partir de então, participou de várias exposições coletivas.

De 1984 a 1986, Keit Haring permaneceu no Brasil e refugiou-se na cidade de Serra Grande, próxima à Ilhéus na Bahia. Mesmo isolado, não deixou de mostrar a sua arte. Pintou e grafitou paredes, casas de pescadores, colunas e chão.

keith haring

Com o reconhecimento de sua arte, Haring criou obras de maior escala, como murais coloridos, muitos deles encomendados por diversos países, entre eles Paris, Austrália e Holanda. Sua arte pop se tornou uma linguagem amplamente divulgada.

Em 1986, foi convidado pelo Museu Checkpoint Charlie para criar um mural no Muro de Berlim. O mural tinha 300 metros de comprimento e mostrava figuras humanas entrelaçadas nas cores vermelho e preto em um fundo amarelo.

As cores do mural eram uma representação da bandeira alemã e simbolizava a esperança da unidade entre a Alemanha Oriental e Ocidental.

keith haring

Em 1988, Keith Haring abriu um Pop Shop em Tóquio, onde vendia camisetas, brinquedos, cartazes, bottons e imãs que estampavam sua arte. Vendia tudo a baixo custo e recebeu apoio de seus amigos mais próximos e de Andy Warhol.

Ainda em 1988, em uma entrevista para a revista Rolling Stone, Haring declarou que era portador do vírus da AIDS. Em seguida, criou a "Keith Haring Foundation", em favor das criança vítimas da AIDS.

Durante sua vida, Haring abordou frequentemente em seu trabalho, temas políticos e sociais, porém nos últimos anos expôs trabalhos que faziam referência à homossexualidade e à AIDS, gerando um ativismo e conscientização sobre os temas.

Último mural e morte

Em 1989, Keith Haring pintou sua última obra pública - um grande mural intitulado “Tuttomundo”, dedicado à paz mundial, localizado próximo à igreja de Sant’Antonio Abate, em Pisa, Itália.

keith haring

Keith Haring faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 16 de fevereiro de 1990, vítima de complicações relacionadas à AIDS.

Última atualização: 09/06/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Carlos Zéfiro (1921-1992) foi um desenhista brasileiro, autor de quadrinhos e...
  • Almeida Júnior (1850-1899) foi um pintor e desenhista brasileiro. O dia do ar...
  • Millôr Fernandes (1923-2012) foi um desenhista, humorista, tradutor, escritor...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...