Aquiles

Herói grego

Biografia de Aquiles

Aquiles foi o herói grego que mais se distinguiu na guerra de Tróia, celebrado nos versos de Homero. Conta a lenda que o único ponto vulnerável no seu corpo era o calcanhar e que morreu vítima de uma flecha envenenada que lhe atingiu exatamente o calcanhar.

Lenda de Aquiles

Aquiles era filho do mortal Peleu, rei dos mirmidões da Tessália e de Tétis, uma ninfa marinha. Ao nascer, sua mãe o banhou no rio Estige, tornando-o invulnerável em todo o corpo, menos no calcanhar, que se tornou seu ponto fraco – o proverbial “calcanhar de Aquiles”.

Sua lenda ganhou várias versões. Segundo uma delas, sua educação foi entregue ao Centauro Quiron, no monte Pélion. O centauro o alimentou com mel de abelhas, tutano de ursos e javalis e vísceras de leão.

Aquiles aprendeu a caçar, a adestrar cavalos, iniciou-se na medicina e na música. Teve também como preceptor, Fénix, um grande sábio, que o instruiu na arte da oratória e da guerra.

Outra versão conta que uma profecia o condenava a morrer jovem no campo de batalha, uma vez que Tróia só poderia ser tomada com sua ajuda. Para mantê-lo a salvo, Tétis levou Aquiles para ser criado como menina, entre as filhas do rei Licomedes, na ilha de Ciros.

Ulisses (um dos heróis da Guerra de Troia, cujo nome grego é Odisseu), sabedor de que só com a ajuda de Aquiles vencera a guerra, recorreu a um ardil para identifica-lo entre as moças. Ao simular um ataque, as filhas do rei fugiram, enquanto Aquiles, logo pega uma espada.

Guerra de Troia

Aquiles resolve então marchar com os gregos sobre Tróia. No décimo ano de luta, capturou a jovem Briseida, que lhe foi tomada por Agamenon, chefe supremo dos gregos. Ofendido, Aquiles resolve abandonar a guerra.

Seu grande amigo Pátroclo foi em seu lugar. Aquiles cedeu-lhe a armadura que usava, porém, Pátroclo foi morto por Heitor, filho de Príamo, o rei de Troia.

Furioso e sedento de vingança, Aquiles reconciliou-se com Agamenon. De armadura nova, retornou à luta, matou Heitor e arrastou seu corpo em torno da sepultura de Pátroclo.

O calcanhar de Aquiles

Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada que atingiu exatamente o seu ponto fraca, o calcanhar e matou-o.

Em seu poema “A Ilíada”, o poeta grego Homero narra a Guerra de Troia e as proezas de Aquiles, um dos principais guerreiros. Aquiles também é citado na obra “Odisseia”, de Homero.

Com o passar do tempo, a expressão “calcanhar de Aquiles” passou a ser usada para indicar o ponto vulnerável das pessoas.

Veja também as biografias de:
  • João Fernandes Vieira (1610-1681) foi um dos heróis da Insurreição Pernambuca...
  • Barão do Amazonas (1804-1882) foi herói da Guerra do Paraguai...
  • Demócrito de Souza Filho (1921-1945) foi o grande herói do movimento estudant...
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo” é a es...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Epicuro (341 a.C - 271 a.C) foi um filósofo da Grécia Antiga, o fundador do E...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...

Última atualização: 20/02/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.