Aquiles

Herói grego
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Aquiles

Aquiles foi o herói grego que mais se distinguiu na guerra de Troia, celebrado nos versos de Homero. Conta a lenda que o único ponto vulnerável no seu corpo era o calcanhar e que morreu vítima de uma flecha envenenada que lhe atingiu exatamente o calcanhar.

Lenda de Aquiles

Aquiles era filho do mortal Peleu, rei dos mirmidões da Tessália, e de Tétis, uma ninfa marinha. Ao nascer, sua mãe o banhou no rio Estige, tornando-o invulnerável em todo o corpo, menos no calcanhar, que se tornou seu ponto fraco  e deu origem à expressão “calcanhar de Aquiles”.

Sua lenda ganhou várias versões. Segundo uma delas, sua educação foi entregue ao Centauro Quiron, no monte Pélion. O centauro o alimentou com mel de abelhas, tutano de ursos e javalis e vísceras de leão.

Aquiles
Aquiles e o centauro (James Barry, 1772)

Aquiles aprendeu a caçar, a adestrar cavalos, iniciou-se na medicina e na música. Teve também como preceptor, Fénix, um grande sábio, que o instruiu na arte da oratória e da guerra.

Outra versão conta que uma profecia o condenava a morrer jovem no campo de batalha, uma vez que Troia só poderia ser tomada com sua ajuda. Para mantê-lo a salvo, Tétis levou Aquiles para ser criado como menina, entre as filhas do rei Licomedes, na ilha de Ciros.

Ulisses (um dos heróis da Guerra de Troia, cujo nome grego é Odisseu), sabedor de que só com a ajuda de Aquiles venceria a guerra, recorreu a um ardil para identificá-lo entre as moças. Ao simular um ataque, as filhas do rei fugiram, enquanto Aquiles, logo pegou uma espada.

Guerra de Troia

A Ilíada de Homero narra um drama humano, o do herói Aquiles. A ação se situa no nono ano depois do começo da guerra, quando Aquiles resolveu marchar com os gregos sobre Troia. No décimo ano de luta, capturou a jovem Briseida, que lhe foi tomada por Agamenon, chefe supremo dos gregos. Ofendido, Aquiles resolveu abandonar a guerra.

Seu grande amigo Pátroclo foi em seu lugar. Aquiles cedeu-lhe a armadura que usava, porém, Pátroclo foi morto por Heitor, filho de Príamo, o rei de Troia.

Furioso e sedento de vingança, Aquiles reconciliou-se com Agamenon. De armadura nova, retornou à luta, matou Heitor e arrastou seu corpo em torno da sepultura de Pátroclo.

O calcanhar de Aquiles

Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada que atingiu exatamente o seu ponto fraco, o calcanhar, levando-o à morte.

Em seu poema “A Ilíada”, o poeta grego Homero narra a Guerra de Troia e as proezas de Aquiles, um dos principais guerreiros. Aquiles também é citado na obra “Odisseia”, de Homero.

Com o passar do tempo, as expressões “calcanhar de Aquiles” e "tendão de Aquiles" passaram a ser usadas para indicar o ponto vulnerável das pessoas.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • João Fernandes Vieira (1610-1681) foi um dos heróis da Insurreição Pernambuca...
  • Barão do Amazonas (1804-1882) foi herói da Guerra do Paraguai...
  • Demócrito de Souza Filho (1921-1945) foi o grande herói do movimento estudant...
  • Hércules foi um importante herói da mitologia greco-romana...
  • Aristóteles (384-322 a.C) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores...
  • Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo grego. “Conhece-te a ti mesmo” é a es...
  • Tales de Mileto (624-558 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego,...
  • Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do Teore...
  • Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego. A espir...
  • Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático da Ásia Menor...