Kim Jong-un
Biografia de Kim Jong-un
Kim Jong-un (1984) é atualmente o líder supremo da Coreia do Norte tendo sucedido o pai Kim Jong-il (1941-2011).
Kim Jong-un é a terceira geração da mesma família no poder: Kim Il-Sung, o avô de Kim Jong-un, era considerado o "eterno presidente" e deu lugar ao filho, Kim Jong-il, que por sua vez, foi substituído pelo atual líder supremo.
Infância
Kim Jong-il teve três filhos com a esposa Ko Young-hee, uma cantora de ópera. Kim Jong-un foi o mais jovem deles.
Quando ainda era criança, o menino foi enviado para estudar na Escola Internacional de Berna, situada na Suíça. O próprio pai, Kim Jong-il, também estudou na Suíça quando era pequeno.
Em 2002, o jovem foi enviado para estudar na Escola Nacional de Guerra Kim Il-Sung, localizada na capital da Coreia do Norte, em Pyongyang. Lá ficou até 2007.
Início da carreira de Kim Jong-un
Já após a passagem pela Escola Nacional de Guerra, Kim Jong-un começou a frequentar ao lado do pai uma série de instalações militares para realizar inspeções.
Há quem diga que esse já era uma espécie de "estágio" que vinha sendo preparado pelo pai para que o seu caçula o sucedesse no poder. Fato é que em 2009 Kim Jong-un se alistou como candidato para a Assembleia Popular Suprema.
Em junho de 2009, Kim Jong-un foi nomeado chefe do Departamento de Segurança do Estado. No ano a seguir, recebeu uma alta patente de general (quatro estrelas).
A morte do pai e a posse de Kim Jong-un
O falecimento de Kim Jong-il, em dezembro de 2011, fez com que o caçula fosse declarado líder supremo da Coreia do Norte.
O cargo de líder supremo comanda todas as instâncias do país concentrando os poderes de chefe do governo e das forças militares.
O governo de Kim Jong-un
A atuação de Kim Jong-un como líder supremo é bastante marcada pela imposição do poder, por reformas econômicas, pela forte repressão e pela aceleração do programa de armas nucleares.
Em outubro de 2006 houve a primeira detonação nuclear subterrânea da Coreia do Norte. A partir de 2013, já sob comando de Kim Jong-un, os testes passaram a receber muito mais investimentos. Só em 2017, seis testes nucleares foram realizados.
Pouco se sabe sobre o dia-a-dia e o governo Kim Jong-un uma vez que a Coreia do Norte mantem-se como um país extremamente fechado.
Polêmicas
Existe uma série de acusações de que opositores ao regime vem sendo sistematicamente assassinados ao longo dos anos em que Kim Jong-un está no poder.
Há suspeitas da existência de campos de prisioneiros na Coreia do Norte com condições similares às experienciadas nos campos de concentração nazistas.
Em dezembro de 2013, o líder supremo mandou assassinar o seu próprio tio (Jang Song-Thaek) e alguns aliados do seu círculo sob a acusação de traição e conspiração contra o governo.
Vida Pessoal de Kim Jong-un
Poucas são as informações disponíveis sobre a vida pessoal de Kim Jong-un.
Sabe-se que ele é casado com a discreta Ri Sol-Ju (que teria nascido no berço de uma família abastada norte-coreana), embora a data do casamento não tenha sido divulgada. Fontes apontam que a cerimônia teria ocorrido entre 2009 e 2010.
Também não é divulgado quantos filhos o casal têm, especula-se que sejam três.
- Luiz Fux é um advogado e professor universitário que atualmente exerce o carg...
- Osho foi um líder espiritual indiano criador do movimento Rajneesh...
- Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
- Moisés , segundo a Bíblia, foi um descendente dos hebreus que obediente a Deus...
- Luís Gama Lu´s Gama (1830-1882) foi um importante líder abolicionista, jornalista e poe...
- Edir Macedo (1945) é um líder religioso e empresário brasileiro, fundador da...
- Yasser Arafat (1929-2004) foi o presidente da OLP-Organização para a Libertaç...
- José de Paiva Netto (1941) é um líder religioso, escritor, jornalista e radia...
- Mahatma Gandhi Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personal...
- Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que lu...