Manuel Botelho
Biografia de Manuel Botelho
Manuel Botelho (1636-1711) foi poeta brasileiro. Participou do Movimento Barroco. Foi o primeiro brasileiro a publicar versos. Foi também advogado e político.
Manuel Botelho (1636-1711) nasceu em Salvador, Bahia, em 1636. Foi contemporâneo de Gregório de Matos no curso de Direito em Coimbra, e durante esse período também se dedicou ao estudo do Latim, do Espanhol e do Italiano.
Regressando à Bahia, exerceu a advocacia e a política. Foi eleito vereador para a Câmara de Salvador. Graças a um empréstimo para a criação da casa de moeda da Bahia, tornou-se capitão-mor dos distritos de Jacobina, Gameleira e Rio do Peixe.
Manuel Botelho de Oliveira participou do movimento literário em que predominaram ou o exagero no culto da forma, ou o exagero no campo das idéias. Em grande parte dos textos barrocos predomina o culto da forma, através do abuso de figuras de estilo. Metáforas, antíteses e hipérboles estão presentes em quase todas as páginas do barroco.
Foi o primeiro brasileiro a publicar versos. Em 1705, publicou em Lisboa seu livro, "Música do Parnaso", que reunia produção poética em português, castelhano, italiano e latim, e duas comédias em espanhol - "Hay Amigo Para Amigo" e "Amor, Engaños y Celos", e do poemeto "A Ilha de Maré" - primeira obra de autor brasileiro a ser publicado.
Manuel Botelho de Oliveira faleceu em Salvador, Bahia, no dia 5 de janeiro de 1711, deixando "Lyra Sacra", que Heitor Martins publicou em 1971 (leitura paleográfica).
- Castro Alves - Poeta brasileiro
- Gregório de Matos - Poeta brasileiro
- Fagundes Varela - Poeta brasileiro
- Murilo Mendes - Poeta brasileiro
- Casimiro de Abreu - Poeta brasileiro
- Carlos Drummond de Andrade - Poeta brasileiro
- Junqueira Freire - Poeta brasileiro
- Alphonsus de Guimaraens - Poeta brasileiro
- Bernardo Guimarães - Escritor brasileiro
- Manuel Bandeira - Poeta brasileiro.
- Augusto dos Anjos - Poeta Brasileiro
- Joaquim Osório Duque Estrada - Poeta brasileiro
Última atualização: 22/10/2012