Renato Canini

Ilustrador brasileiro

Biografia de Renato Canini

Renato Canini (1936-2013) foi um ilustrador brasileiro que deu ao Zé Carioca, personagem da Disney, o jeito brasileiro.

Renato Vinícius Canini (1936-2013) nasceu em Paraí, Rio Grande do Sul, no dia 22 de fevereiro de 1936. Passou parte de sua infância no município de Frederico Westphalen. Com dez anos de idade, após a morte de seu pai, mudou-se para a casa da avó no município de Garibaldi.

Na década de 50, Canini foi contratado como desenhista da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, onde passou a produzir material para a revista infantil e educativa intitulada Cacique. Nessa mesma época, produzia charges e tiras para o jornal Correio do Povo, para a TV Piratini e para diversas publicações alternativas.

Em 1967, Canini foi convidado pelo pastor Willian Schisler Filho para trabalhar na revista infantil Bem-te-vi, produzida pela Igreja Metodista de São Paulo. Em 1971, foi contratado pela Editora Abril, onde iniciou desenhando para a revista Recreio, mas logo começou a atividade que mais marcou sua carreira, passou a trabalhar na redação que produzia conteúdos usando os personagens da Walt Disney Company, dentro do plano de expansão internacional da empresa.

Renato Canini iniciou um verdadeiro processo para abrasileirar o personagem “Zé Carioca”, criado pelo próprio Walt Disney, em meados dos anos 40, para ser um símbolo da Disney para os brasileiros. Canini mudou o visual do Zé Carioca, trocou a gravata borboleta e o paletó por uma camiseta e uma bermuda, tirou o chapéu panamá e o charuto. Tirou o bicho das ruas sem vida para levá-lo aos morros, campinhos de futebol de terra batida e favelas. O curioso foi que quando começou a ilustrar o Zé Carioca, Canini ainda não tinha conhecido o Rio de Janeiro.

De ilustrador, rapidamente passou a escrever também as histórias. Ao lado do roteirista Ivan Saidenberg, Canini criou diversos personagens e locais novos para o malandro. Criou a Vila Xurupita, os primos distantes, as versões de detetive e super-herói do Zé Carioca. Canini desenhou o personagem até o ano de 1977.

Renato Canini criou diversos outros personagens, entre eles o Dr. Fraud, que circulou na revista Patota e também na revista Historieta. Em 1978, o indiozinho Tibica, criado nas décadas de 50 e 60, retornou para o projeto tiras, da Editora Abril. O indiozinho Tibica foi publicado em diversos jornais. De uma proposta da Editora de fazer uma revista totalmente nacional, surgiu a Revista Crás!, que virou Kaktus Kid, uma paródia inspirada nos velhos caubóis do faroeste norte-americano.

Em 2005, foi homenageado pela Editora Abril, com a publicação do Especial Grandes Mestres Disney. Em 2009, foi o grande homenageado no Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte.

Renato Canini faleceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no dia 30 de outubro de 2013.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 22/01/2018