Anakin Skywalker

Pesonagem da saga Star Wars

Biografia de Anakin Skywalker

Anakin Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), do cineasta George Lucas, interpretado por diversos atores ao longo da saga. Serviu na República Galática como um Cavaleiro Jedi e mais tarde, no Império Galático como o Lord Sith Darth Vader.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)

Anakin Skywalker, interpretado por Jake Lloyd, apareceu pela primeira vez na segunda trilogia da série Star Wars quando George Lucas voltou no tempo com o Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999). Filho de Shmi Skywalker tinha nove anos e vivia no planeta deserto de Tatooine como escravo do vendedor de sucatas Watto. Era um menino prodígio, talentoso piloto de “pods” e possuía elevado número de “midi-chlorians” (uma medida do potencial da Força).

Anakin é descoberto pelo Mestre Jedi Qui-Gon Jinn, quando este faz um pouso de emergência fugindo do planeta Naboo. Depois de perceber o talento do jovem se convence que ele era o “Escolhido da profecia Jedi” que derrotará os Sith e trará equilíbrio para a “Força”. Depois de libertá-lo, partem para iniciar o treinamento e torná-lo um Jedi. Diante do Conselho, o medo de abandonar sua mãe é pressentido por Yoda, que não o aceita na Ordem. Qui-Gon pede para ele ficar por perto e observá-lo.

Mais tarde, Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi (seu aprendiz), Padmé (que tem a identidade revelada como a rainha Amidala) e Jar Jar (um gungan) vão para Naboo tentar deter uma invasão da Federação do Comércio. Lá, Anakin se envolve em uma caça estelar, lutando contra droids de combate e destruindo a nave de controle droid. Qui-Gon morre em uma batalha e antes faz um pedido para Obi-Wan treinar Anakin. O Conselho Jedi aceita o pedido. Na Ordem, Anakim faz amizade com o Supremo Chanceler Palpatine, que fica impressionado com os dons do jovem e promete acompanhá-lo em sua jornada.

Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002)

Anakin Skywalker, já adulto, é interpretado por Hayden Christensen. Passados dez anos da Batalha de Naboo, Anakin e o mestre Obi-Wan são designados para proteger a agora senadora Padmé. Em uma viagem até Naboo, Anakin e Padmé se apaixonam, mesmo que o Código Jedi proíba esse tipo de relacionamento. Nesse tempo, Anakim tem visões de que sua mãe está sofrendo, mas mesmo com ordem de ficar em Naboo, ele voa com Padmé para Tatooine para resgatar a mãe. Chegando lá, constata que ela foi raptada pelo povo da Areia, foi torturada e logo veio a falecer.

Com muita ira, Anakin mata todos do acampamento, sepulta Shmi e voa para Geonosis para resgatar Obi-Wan, prisioneiro do Lord Sith o Conde Dooku e de seu exército separatista, mas Dooku captura os dois e os condena a morte junto com Obi-Wan. Ao conseguirem escapar são resgatados pelos Jedi e pelo novo exército de Clones da República. Passam a perseguir o Conde Dooku e travam um duelo no qual o braço de Anakin é decepado. Depois de se recuperar e colocar um braço mecânico, Anakin e Padmé se refugiam em Naboo e se casam em segredo.

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)

Anakin Skywalker (Hayden Christensen), junto com Obi-Wan, recebe a missão de resgatar o Chanceler Palpatine depois que ele é sequestrado pelo General Grievous. Durante o resgate, Anakin decapita Dookan e volta para Coruscant onde encontra Padmé, que lhe revela estar grávida. Os pesadelos voltam e mostram que ela morrerá no parto. Na esperança de salvá-la, Anakin se junta a Sith e torna-se aprendiz do malévolo Darth Sidions. Ignorando os ensinamentos Jedi, deixa-se dominar pelo medo de perder sua esposa e é seduzido pelo Lado Sombrio da Força. Passa a ser conhecido por Darth Vader, com o objetivo de se tornar forte o suficiente para salvar Padmé.

Nos primeiros atos como aprendiz Sith, Vader tem a ambição de destruir o agora Imperador Palpatini e governar a galáxia com sua esposa. Em um duelo com Obi-Wan, acaba mutilado, sendo encontrado pelo Imperador nas margens de um rio de lava. Anakin é salvo e confinado dentro de uma armadura negra que agora o manterá vivo.

Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)

Como Darth Vader, Anakin Skywalker (interpretado pelo ator James Earl) espalha o terror pela galáxia e atua como braço direito do Imperador Darth Sidious (antes Senhor Palpatine). Mas Anakin o destemido herói não está morto de verdade. Após um duelo com seu filho Luke Skywalker na presença do Imperador, a compaixão demonstrada pelo jovem Jedi por seu pai desperta o bem há muito adormecido no coração do Lorde Sith. Ao ver seu filho sendo atingido por rajadas de força liberada das mãos do Imperador, Vader salva seu filho Luke e destrói seu mestre maligno, tornando-se novamente Anakin Skywalker. Porém com ferimentos mortais ele sabe que seu fim está próximo.

Anakin Skywalker partilha um emocionante momento final com seu filho Luke, a quem pede para que lhe remova a máscara para que ele possa ver Luke com seus próprios olhos e se entregar pacificamente à Força, é o seu fim. De volta a Endor, Anakin se reúne, em espírito, com seus velhos amigos o Mestre Yoda e Obi-Wan, observando enquanto Luke e seus amigos celebram a liberdade que conquistaram para a Galáxia.

Veja também as biografias de:
  • Princesa Leia é uma personagem fictícia interpretada por Carrie Fisher na fra...
  • Mestre Yoda é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas...
  • Darth Vader é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas...
  • Luke Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra...

Última atualização: 17/09/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.