Luke Skywalker

Personagem fictício da série Star Wars

Biografia de Luke Skywalker

Luke Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), do cineasta George Lucas. Interpretado por Mark Hamill, Luke começa a história como um adolescente e se transforma no herói da primeira trilogia.

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)

Luke aparece, pela primeira vez, no Planeta Tatooine – o Planeta desértico onde Anakin Skywalke nasceu. Luke Skywalker é filho de Anakin Skywalker e Padmé Amidala. Enquanto estava no asteroide Polis Massa, após dar a luz aos gêmeos – Luke Skywalker e Leia Skywalker, Padmé morre e Anakin torna-se prisioneiro do Lord Sith, o Conde Dooku, e de seu exército Separatista. Luke é então separado de sua irmã, pelo Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi que o leva para viver com seus tios paternos, Beru e Owen Lars, no planeta Tatooine. Leia é adotada pelo Senador Bail Organa e sua esposa Brelia Organa.  

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

Originalmente conhecido como “Guerra nas Estrela” e depois renomeado “Uma Nova Esperança”, foi o primeiro filme da série, mas é o IV Episódio na ordem cronológica. Luke é interpretado pelo ator Mark Hamill e Leia é interpretada pela atriz Carie Fisher. A história se passa 19 anos depois do Episódio III – A Vingança dos Sith, após a queda da República Galáctica e do extermínio dos Jedi. O filme acompanha a jornada de Luke que mudou sua vida quando seu tio comprou dois droides, o C-3P0 e o R2-D2, que carrega os planos secretos da Estrela da Morte – uma estação blindada com poderes para destruir um planeta inteiro. Capturada, Leia envia uma mensagem de ajuda que é captada por Luke, que aceita salvar a princesa. Depois de longas batalhas, Luke destrói a Estrela da Morte.

Star Wars: Episódio V – O Império Contra Ataca (1980)

A Aliança é obrigada a mudar de base e escolhe o planeta gelado Holt, que passa a ser a base dos rebeldes. Descobertos, o planeta é cenário de uma série de batalhas contra o império do mal. Como membro da Aliança rebelde, Luke parte para Dagobah, o planeta pantanoso e sombrio, que serve de base para Yoda, depois que os Jedi foram perseguidos, e lá recebe do Mestre Yoda o treinamento Jedi, sobre os caminhos da Força.

Darth Vader entra em contato com o Imperador que lhe revela que Luke é filho de Anakin Shywalker (portanto, seu filho) e que se tornou uma ameaça para o Império. Darth Vader captura Leia e Han Solo – contrabandista humano do planeta Conellia, que se juntou à Aliança Rebelde. Luke tem uma visão que mostra seus amigos em perigo e parte para o resgate. Em um duelo com Darth, Luke é derrotado e tem uma mão decepada. Darth revela que é seu pai e tenta convencê-lo a se unir ao Lado Sombrio. Luke foge e no hospital encontra sua irmã Leia, e um médico implanta uma mão robótica no jovem Jedi.

Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)

Nesse episódio, Luke retorna para o planeta Dagobah para continuar sua aprendizagem, mas encontra Yoda em péssimo estado de saúde. Ouve de Yoda que Darth Vader é realmente Anakin Skywalker e que existe “outro Skywalker”. O mestre não resiste e morre. O espírito do mestre Obi-Wan aparece para Luke e lhe diz que terá de enfrentar Vader mais uma vez. Ao perguntar sobre “o outro Skywalker”, que Yoda se referiu, ele revela que Luke tem uma irmã gêmea, Leia.

Luke recebe a missão de ir com Leia e Han Solo até a lua florestal do planeta Endor, para desligar o escudo da nova Estrela Da Morte que está em construção. Darth Vader recebe Luke, que se rende querendo provar que Vader ainda possui bondade no coração. Nesse episódio, é travada a batalha decisiva entre o Império e os rebeldes As forças do bem ganham a ajuda dos nativos de Endor: os ewoks, tribo de criaturas que parecem ursos de pelúcia.

Por telepatia, Darth Vader descobre sobre a irmã de Luke e tenta leva-la para o lado negro da força. Em um duelo, Darth Vader é ferido mortalmente e retorna em espírito no Lado Iluminado da Força. No final do filme, o espectro de Yoda aparece ao lado de Obi-Wan Kenobi e de Anakin Skywalker, observando, enquanto Luke e seus amigos celebram a liberdade  que conquistaram para a Galáxia.

Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015)

Em “O Despertar da Força”, trinta anos após o fim da batalha de Endor, Luke tenta formar uma nova Ordem Jedi treinando novos aprendizes, entre eles, seu sobrinho Bem Solo. Porém, Bem foi seduzido pelo lado sombrio e se volta contra Luke, destruindo seu templo e matando seus aprendizes. Luke se isola de todos e parte para um destino desconhecido. A ação corre sem pausa, sempre com o mesmo objetivo: reencontrar Luke Skywalker. Com o apoio da República, a general Leia Organa lidera uma corajosa resistência para encontrar seu irmão, enviando seu mais experiente piloto em uma missão secreta ao planeta Jakku. A busca é conduzida todo o tempo por Ray, uma jovem solitária que vive a catar e vender sucata espacial. Isolado no planeta Ahch-To, Luke foi encontrado por Rey.

Star Wars: Episódio VIII – O Último Jedi (2017)

Ao encontrar Luke Skywalker, Rey pede ao mestre para treina-la, mas Luke, frustrado pela morte da Han Solo e pela mudança de Bem Solo, que se juntou ao lado escuro da força e se tornou Kylo Ren, recusa-se a ensiná-la. Rey vai embora de Ahch-To sozinha, disposta a confrontar Kylo Ren. O espírito de Yoda aparece para Luke e lhe da alguns conselhos. Luke aparece no planeta Crait e se reúne com Leia. Em um confronto com Kylo, através de projeção, Luke esgota suas forças. Ao olhar para o horizonte, Luka vê a configuração de dois sóis do planeta. Luke tem o mesmo fim de Yoda e une-se à Força.

Veja também as biografias de:
  • Darth Vader é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas...
  • Princesa Leia é uma personagem fictícia interpretada por Carrie Fisher na fra...
  • Homer é um personagem fictício da série animada norte-americana, “Os Simpsons...
  • Anakin Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerr...
  • Mestre Yoda é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas...
  • Harry Potter (1980) é um personagem fictício da série de livros criado pela...
  • Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-hu...
  • Sherlock Holmes é um dos mais famosos personagens dos romances policiais da l...
  • Laura Prado foi uma personagem da telenovela brasileira, Ciranda de Pedra, um...

Última atualização: 17/07/2018