Homer

Personagem da série animada Os Simpsons

Biografia de Homer

Homer é um personagem fictício da série animada norte-americana, “Os Simpsons”, criada pelo desenhista Mall Groening e exibida pela primeira vez em 19 de abril de 1987. Com diversas temporadas e centenas de episódios é a série animada da TV com mais tempo no ar.

A série “Os Simpsons” é uma sátira do típico pai de família norte-americano. Homer é um chefe de família de classe média, que trabalha e sustenta a casa e se limita a ir ao bar com seus amigos, beber cerveja, e ainda ver televisão para assistir partidas de beisebol. Seus traços mais comuns de personalidade são a estupidez, a preguiça, o egoísmo, tem baixo nível de inteligência e está sempre envolvido em algum problema pela sua irresponsabilidade ou por atitudes infantis e imaturas.

Homer, que tem sua voz original gravada por Dan Castellaneta, é no Brasil dublado atualmente por Carlos Alberto Vasconcellos. Com 39 anos e estando acima do peso, Homer passa grande parte de seu tempo no Bar do Moe, sempre consumindo grande quantidade de álcool, com seus amigos Carl, Lenny e Barney. Habitualmente se veste com uma calça azul e uma camisa branca. Quando vai ao trabalho, usa uma gravata listada em duas tonalidades de rosa.

Homer nasceu em Springfield (mesmo dizendo que nasceu em Connecticut). Filho único de Abraham e de Mona J. Simpson foi criado em uma fazenda na área rural de Springfield. Com 10 anos conheceu Marge, sua primeira paixão. Estudou na Springfield Hight School, onde em seu último ano da escola, voltou a se aproximar de Marge e tentou confessar o seu amor, começando assim a história da família.

Homer e sua família

Homer Jay Simpson, personagem central da série, é o pai da família Simpson formada por sua esposa Marge e os filhos Bart, Lisa e Maggie. “Marge” é mais conhecida por seus cabelos azuis e seu penteado extravagante. É muito paciente, mesmo Homer aprontando inúmeras confusões. Marge tem 38 anos e é filha de Clancy Bouvier e Jackie Bauvier. Depois que Homer e Marge estavam namorando há alguns anos, Marge descobriu que estava grávida. Pouco depois se casam em uma pequena capela.

“Bart”, seu primeiro filho, tem uma relação difícil com o pai, que vive ameaçando estrangulá-lo. Bart geralmente leva vantagem na estupidez de Homer, que nunca apoiou Bart em suas partidas de futebol. Por causa de sua relação atribulada, Bart chama o pai de Homer, principalmente para tirar sarro dele. Apesar das diferenças, Homer e Bart compartilham o mesmo senso de humor e espírito de aventuras, que já os levou a atravessar o país de caminhão.

“Lisa” é sua segunda filha e a preferida, fato revelado no episódio, “Taat 90s Show”, quando a decepciona e tenta agradá-la. Ele não gosta de ir às apresentações do balé da filha e se irrita com sua dedicação à música e o barulho do saxofone tocado pela filha. Homer tenta ser um bom pai e desiste de comprar um ar condicionado para adquirir um saxofone para Lisa.

“Maggie” nasceu de uma gravidez não planejada. Nessa época, Homer teve que deixar seu emprego dos sonhos na pista de boliche para retornar à usina nuclear e ganhar dinheiro suficiente para manter sua família. Homer é extremamente irresponsável com Maggie, muitas vezes ele deixa Maggie brincar com coisas perigosas, esquece que ela existe e a perde de vista. Homer é apaixonado por Maggie e em seu escritório ele criou um mural de fotos com ela, que cobre metade da placa posta por seu chefe.

Trabalho

Homer já exerceu diversas funções, foi ajudante em um restaurante de tacos, foi vocalista e compositor do quarteto “The Be Sharps”, chegando a ganhar um Grammy, foi arrumador de pinos de um boliche, mas ganhando pouco voltou a trabalhar na Usina Nuclear de Springfield, de onde já havia sido demitido. No seu trabalho como inspetor é sempre desastrado e comete inúmeros erros, além de cochilar durante o trabalho o que deixa a cidade em perigo.

Inimigos

Homer tem vários inimigos, entre eles, Ned Flandres, seu vizinho e rival, que muitas vezes ignora as provocações de Homer, mas as vezes mostra sua raiva e desprezo pelo vivinho, que vive pegando coisas emprestadas e esquece de devolvê-las. Homer se desentende constantemente com seu chefe o Sr. Burns, que é um patrão cruel. Homer tem inimizade também com suas cunhadas Selma e Patty Bouvier. Homer também tem alguns amigos, entre eles Barney, seu amigo de infância que por várias vezes livre Homer dos apuros em que se mete.

Veja também as biografias de:
  • Darth Vader é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas...
  • Luke Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra...
  • Harry Potter (1980) é um personagem fictício da série de livros criado pela...
  • Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-hu...
  • Sherlock Holmes é um dos mais famosos personagens dos romances policiais da l...
  • Laura Prado foi uma personagem da telenovela brasileira, Ciranda de Pedra, um...
  • Princesa Leia é uma personagem fictícia interpretada por Carrie Fisher na fra...

Última atualização: 25/06/2018