Mestre Yoda

Mestre da saga Star Wars

Biografia de Mestre Yoda

Mestre Yoda é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas) do cineasta George Lucas. É o membro mais importante do Alto Conselho Jedi. Sábio e poderoso liderou o Conselho por mais de 800 anos.

A história do filme star Wars se passa em uma Galáxia distante formada por planetas de todos os tipos. O centro da trama é uma disputa política entre um império tirano e ditatorial e um grupo libertário. A história é protagonizada por humanos, alienígenas e robôs. O Mestre Yoda é um alienígena, com apenas 76 centímetros e com enormes orelhas, que comanda os Jedis (guardiões da paz e da justiça) que usam o lado luminoso da Força (campo de energia, espécie de poder) para manter a paz na Galáxia.

O sábio e poderoso Yoda era capaz de bloquear o relâmpago do lado negro da Força. Era um hábil combatente usando o sabre de luz – uma espada a laser que o protege do perigo. Com seus poderes era um especialista em transformar defesa em ataque usando a Força para absolver os disparos de blaster. Yoda se protege e também cura os ferimentos usando o sabre de luz.

O mestre Yoda aparece em cinco episódios da série. A primeira vez é no segundo filme da primeira trilogia: “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca”, de 1980. Aparece também no terceiro filme da primeira trilogia: “O Retorno de Jedi”, de 1983. Depois de 16 anos, George Lucas altera a ordem cronológica da série, criando o primeiro episódio onde toda a história começa com o lançamento do filme “Guerra nas Estrelas – Episódio I: A Ameaça Fantasma”, de 1999, que na realidade foi o quarto filme da saga lançado nos cinemas. É o início da nova trilogia.

No filme “Guerra nas Estrelas - Episódio I: Ameaça Fantasma” (1999), o primeiro filme da nova trilogia, “onde tudo começa”, o Mestre Yoda aparece com uma aparência jovem. O ator Frank Oz foi o responsável por manejar e interpretar a voz do fantoche Yoda. Como mestre do Conselho Jedi, Yoda é o responsável por selecionar e treinar os futuros cavaleiros Jedi. Ao receber Anakin Skywalker diante do conselho, Yoda pressente que o jovem sente medo por ter que abandonar sua mãe e não o aceita na Ordem.

No segundo episódio da nova trilogia “Guerra nas Estrela: Episódio II – Ataque dos Clones” (2002), o fantoche do Mestre Yoda foi substituído por uma versão digital, ainda dublado por Frank Oz. Nesse episódio, o Mestre Yoda luta contra o conde Dooku e mostra o seu verdadeiro poder.

No terceiro filme da nova trilogia “Guerra nas Estrelas: Episódio III: a Vingança dos Sith” (2005), o mestre Yoda também foi dublado por Frank Oz. No enredo, o general Grivous lidera os confederados em uma batalha contra a República, enquanto Darth Sidious tenta atrair o guerreiro Anakin para o lado negro da força. Após o ataque aos jedi, Yoda se exila ao falhar em tentar derrotar Darth Sidious.

O quarto filme que da continuidade ao enredo da série foi na verdade o segundo filme da primeira trilogia “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca” (1980), nele, Yoda é procurado por Luke Skywalker que deseja ser treinado pelo mestre para se tornar um jedi. Porém, mesmo sem terminar o treinamento,  Luck resolve deixar Dadobah para se confrontar com Darth Vader na Cidade das Nuvens e salvar seus amigos. Este filme foi o primeiro em que Yoda apareceu.

Em “Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi” (1983), quando Luck retorna para Dagobah para continuar sua aprendizagem encontra Yoda em péssimo estado de saúde. O mestre não resiste e morre com 900 anos. No final do filme, o espectro de Yoda aparece ao lado de Obi-Wan Kenobi e de Anakin Skywalker, observando, enquanto Luck e seus amigos celebram a liberdade  que conquistaram para a Galáxia.

Veja também as biografias de:
  • Princesa Leia é uma personagem fictícia interpretada por Carrie Fisher na fra...
  • Anakin Skywalker é um personagem fictício da série de filmes Star Wars (Guerr...
  • Morihei Ueshiba (1883-1969) foi um mestre de artes marciais japonês, fundador...

Última atualização: 24/04/2018