Mestre Ataíde

Pintor do Brasil Colonial

Biografia de Mestre Ataíde

Mestre Ataíde (1762-1830) foi um pintor brasileiro da época colonial. Foi um dos mais importantes artistas do barroco mineiro.

Manuel da Costa Ataíde (1762-1830) nasceu em Mariana, Minas Gerais, no dia 18 de outubro de 1762. Era filho do capitão português Luís da Costa Ataíde e de Maria Barbosa de Abreu. Pouco se sabe da sua formação artística, mas como os pintores da época, seguia os cânones da igreja católica baseado nas gravuras dos livros sagrados e catecismos europeus. Sua obra possui também características do pintor francês Jean-Louis Demarne e do italiano Francesco Bartolozzi.

Mestre Ataíde foi um dos principais nomes do barroco-rococó mineiro do início do século XIX. Sua arte compreende o douramento e encarnação de imagens, os trabalhos em talha, pintura sobre painéis, pinturas de forros de igrejas etc. Empregava cores vivas, principalmente o azul. Seus santos, anjos e virgens por vezes apresentavam traços mestiços, sendo considerado um dos precursores da arte genuinamente brasileira.

As obras de mestre Ataíde estão espalhadas por diversas cidades mineiras. As primeiras obras do artista datam de 1781, quando encarna e doura diversas estátuas de Cristo, do mestre Aleijadinho de quem foi grande colaborador, para o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo.

Mestre Ataíde era também militar e em 1797 assumiu o posto de sargento da Companhia de Ordenança do Distrito do Arraial do Bacalhau, em Mariana. Em 1799 atinge o posto de alferes da Companhia do Distrito de Mombaça, também em Mariana.

Em 1801, inicia os trabalhos na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, quando realiza a pintura de seis painéis imitando azulejos, que representam cenas da vida de Abraão e decoram as paredes da capela-mor, entre eles, “A Visita dos anjos a Abraão”, além da figura central do teto da nave, a “Assunção da Nossa Senhora”, com traços mulatos. Em 1806 realizou a pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara, onde retrata a “Ascensão de Cristo”.

Em 1808 inicia o relacionamento com a mulata alforriada Maria do Carmo Raimunda da Silva e com ele teve seis filhos. Em abril de 1818 ele obteve da Câmara Municipal de Mariana um atestado de professor das Artes de Arquitetura e Pintura. Em maio dirigiu a D. João uma petição para criar uma escola de artes, mas não obteve retorno.

Em 1823 inicia a pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Itaverava, uma autentica obra do barroco mineiro, onde se destaca “A coroação da Virgem pela Santíssima Trindade”. Em 1828 concluiu “A Última Ceia”, para o Colégio e Santuário do Caraça. Para a igreja de São Miguel e Almas, pintou a “Crucificação de Jesus” e “Anjos”. A “Nossa Senhora do Carmo, o Menino Jesus e São Simão Sotck” estão retratados no teto do Museu da Inconfidência.

Junto com os pintores João Batista de Figueiredo, Antônio Martins da Silveira, entre outros, Ataíde formava a chamada Escola de Mariana. O mestre influenciou vários artistas, especialmente por seu método de elaboração da pintura de perspectivas das abóbadas dos templos religiosos, pela harmonia cromática de suas pinturas e pelo desenho altamente expressivo dos santos, anjos e virgens, que o tornou um dos mais importantes mestres de sua época.

Mestre Ataíde faleceu em Mariana, no dia 2 de fevereiro de 1830.

Veja também as biografias de:
  • Lasar Segall (1891-1957) foi um pintor lituano, radicado no Brasil. Sendo pre...
  • Anna Paes (1617-1674) foi proprietária do Engenho Casa Forte, um dos mais imp...
  • Dom Pedro I (1798-1834) foi o primeiro Imperador do Brasil. Outorgou a prime...
  • Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-...
  • Luiz Inácio Lula da Silva (1945-) ex-presidente do Brasil, político, ex-meta...
  • Juscelino Kubitschek (1902-1976) ex-presidente do Brasil governou entre 1956...
  • Castelo Branco (1900-1967) foi político, militar e o primeiro presidente do B...
  • Floriano Peixoto (1839-1895) foi um político, militar e presidente brasileiro...
  • Costa e Silva (1899-1969) foi presidente do Brasil. O Ato Institucional AI-5...
  • Prudente de Morais (1841-1902) foi o primeiro presidente civil da República e...

Última atualização: 06/11/2015