Arthur Zanetti

Ginasta brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Arthur Zanetti


Arthur Zanetti (1990) é um atleta brasileiro de ginástica artística. Foi medalhista de ouro na prova individual de argolas nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, o primeiro brasileiro a conquistar esse feito.

Arthur Zanetti nasceu em São Caetano do Sul, em São Paulo, no dia 16 de abril de 1990. Começou na ginástica com sete anos de idade seguindo a orientação do professor Sérgio Oliveira que viu no menino as características para um bom ginasta.

Zanetti foi levado para fazer um teste para ingressar na ginástica artística na Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural (SERC) em São Caetano do Sul.

A partir de 1998, com a contratação do técnico Marcos Goto, a equipe masculina reiniciou os treinamentos para levar o grupo às principais competições.

Premiações

Como resultado da dedicação, Arthur iniciou uma série de vitórias, entre elas, “ouro nas argolas” e “prata no salto sobre a mesa”, no “Pan Americano Interclubes, em 2003”, “ouro nas argolas” no “Campeonato Brasileiro Infantil, em 2004” e “ouro por equipe nas argolas” no “Campeonato Brasileiro Juvenil”.

Em 2009, Arthur foi o “quarto lugar nas argolas” em seu primeiro Mundial, em Londres, feito inédito no esporte brasileiro.

Em 2010, depois de recuperado de uma cirurgia no ombro direito, Zanetti conquistou medalha de prata nas argolas, na Copa do Mundo de Stuttgart, Alemanha, e ouro nas argolas nos Jogos Sul-Americanos em Medelin, Colômbia

Em 2011, Zanetti conquistou a medalha de prata nas argolas e ouro por equipe nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, México.

Nesse mesmo ano, conquistou prata nas argolas do Mundial Pré-Olímpico em Tóquio, Japão, que lhe garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

arthur zanetti

No dia 06 de agosto de 2012, Arthur Zanetti entrou para a história do esporte como o primeiro ginasta brasileiro a conquistar ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres.

Nesse mesmo ano, recebe o Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano, e seu treinador Marcos Goto foi eleito o Melhor Técnico em esportes individuais.

Em 2013, Arthur foi bicampeão universitário em Kazan, na Rússia, foi ouro no Campeonato Brasileiro nas argolas, ouro no Mundial da Antuérpia, na Bélgica e ouro no solo e prata no salto, nos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes em São Paulo.

Em 2014, a seleção brasileira masculina foi classificada em 6.º lugar no Mundial de Nanning, na China. Arthur conquista prata nas argolas no mesmo mundial, foi a sua terceira medalha em mundiais. Arthur Zanetti se tornou um dos principais nomes da ginástica artística no mundo.

Ainda em 2014, Zanetti foi ouro na Copa do Mundo em Anadia, Portugal, ouro no Troféu Brasil de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, Chile.

No dia 1 de maio de 2015, Arthur Zanetti foi classificado para a Copa do Mundo de Ginástica, realizada no Ibirapuera em São Paulo, com a pontuação de 16,050, a maior nota de sua carreira. No dia 3 de maio de 2015 foi medalha de ouro nas argolas.

Ainda em 2015, Zanetti foi ouro na Copa do Mundo em Doha, Catar, na Copa do Mundo em Osijek, Croácia, no Troféu Brasil em Aracaju e na Copa do Mundo em Collbus, Alemanha. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, foi ouro nas argolas e prata por equipe.

Em 2016, Arthur Zanetti ingressou no Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, que apoiava o esporte olímpico. O Terceiro Sargento Zanetti da Força Aérea Brasileira (FAB), sentiu orgulho em vestir a farda da corporação.

Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Arthur Zanetti conquistou medalha de prata nas argolas, sua segunda medalha em olimpíadas.

Em 2017, conquistou ouro na Copa do Mundo de Osijek, na Croácia e ouro na Copa do Mundo de Koper, Eslovênia.

Em 2018, conquistou ouro nas argolas nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, Bolívia, e prata no Mundial de Ginástica Artística de Doha, Catar.

No Pan-Americano de 2019, em Lima, no Peru, o atleta conquistou a medalha de ouro por equipes e prata nas argolas.

Família

Em 2018, Arthur Zanetti casou-se com Jessica Coutinho, que conheceu na Faculdade de Educação Física, onde se formaram. No dia 13 de setembro de 2020 nasceu Lian, o primeiro filho do casal.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Flávia Saraiva (1999) é uma ginasta brasileira. Com apenas 1,33m de altura, é...
  • Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
  • Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pic...
  • Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no...
  • Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da...
  • Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Tu...
  • Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) foi um poeta brasileiro. "No meio do C...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da Te...
  • Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da Segunda...