Carlos de Lima Cavalcanti
Biografia de Carlos de Lima Cavalcanti
Carlos de Lima Cavalcanti (1892-1967) foi político brasileiro. Foi deputado estadual e governador de Pernambuco. Apesar de suas atividades políticas, dirigiu a usina de sua família até 1937.
Carlos de Lima Cavalcanti (1892-1967) nasceu no engenho Caeté, município de Amaraji, Pernambuco, no dia 7 de junho de 1892. De importante família, seu pai era proprietário da usina Pedrosa, no município de Cortês. Iniciou seus estudos no Recife. Em 1910 ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Logo se envolveu na luta política, apoiando o grupo que se opunha a oligarquia rosista, em favor do general Dantas Barreto.
Mudou-se para São Paulo, onde concluiu o curso de Direito, em 1914. Se filiou ao Partido Republicano Democrata (PRD). Em 1918 retornou para Pernambuco, e após a morte de seu pai, assumiu a direção da usina da família. Em 1922 elegeu-se deputado estadual. Entrou em dissidência com o partido a que pertencia e passou a conspirar com os revolucionários. Abrigou em sua usina oficiais que se encontravam na clandestinidade.
Em 1930, participou dos acontecimentos revolucionários, junto com Juarez Távora, Muniz de Farias, Agildo Barata e outros. Seu envolvimento no meio dos militares era tão importante que foi convidado para ser o interventor revolucionário de Pernambuco. Empossado, nomeou uma comissão formada por três correligionários, dois engenheiros, Alde Sampaio e João Cleofas e pelo político Joaquim Arruda Falcão, para estudar os problemas existentes e as medidas que deveriam ser aplicadas.
No dia 5 de maio de 1933, ocorreram as eleições gerais para a Assembléia Constituinte, quando o Partido Social Democrático, de Carlos Lima, obteve a vitória, contribuindo com seus representantes para dar seguimento mais comprometido com o social, à Constituição de 1934.
No dia 15 de abril de 1935, durante eleição indireta, a Assembléia Legislativa o elegeu governador de Pernambuco, vencendo o capitão João Alberto, herói da Coluna Prestes. Em novembro desse mesmo ano, ocorreu o levante da Aliança Nacional Libertadora, quando os revolucionários ocuparam a Vila Militar de Socorro e avançaram até o Largo da Paz, em Afogados. O governador se encontrava na Europa e o governador interino era o professor Andrade Bezerra. Com o apoio da polícia, foi organizada a resistência que desbaratou os rebeldes e até secretários de Estado foram presos.
Criou-se uma atmosfera de terror, Carlos de Lima foi considerado suspeito e teve seu prestígio abalado. Na campanha à sucessão de Vargas, em 1937, apoiou a candidatura de José Américo de Almeida. Com o Golpe de Estado em 10 de novembro, foi destituído do cargo e aceitou o convite de Vargas para ocupar uma embaixada no exterior, inicialmente na Colômbia, em seguida no México e finalmente em Cuba, onde permaneceu até 1945.
Com o fim da ditadura, voltou ao Brasil. Em 2 de dezembro de 1945 foi eleito deputado Constituinte, tendo permanecido no cargo, em eleições sucessivas, até 1959. Após o golpe militar de 1964, integrou o Conselho da Caixa Econômica Federal.
Carlos de Lima Cavalcanti faleceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro de 1967.
- Boris Johnson (1964) é um político britânico, foi Primeiro-ministro do Reino...
- Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
- Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
- Enéas Carneiro (1938-2007) foi um médico cardiologista, físico, matemático, p...
- Tancredo Neves (1910-1985) foi um político brasileiro. Eleito presidente do B...
- Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador...
- Ciro Gomes (1957) é um político, advogado e professor universitário brasileir...
- Guilherme Boulos Guilherme Castro Boulos (1982) é um professor, coordenador do MTST e da Frent...
- João Pessoa (1878-1930) foi um político brasileiro. Candidato à vice-presiden...
- Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...